terça-feira, 23 de agosto de 2016

Opinião | "O jardim dos segredos", de Kate Morton


Título: O Jardim dos Segredos
Título original: The Forgotton Garden
Autor(a): Kate Morton
Editora: Porto Editora
Edição: 2010
N.º Páginas: 548 páginas

Classificação Goodreads: 5 estrelas


Sinopse:
Uma criança perdida: em 1913 uma criança é encontrada só, num barco que se dirigia à Austrália. Uma mulher misteriosa prometera tomar conta dela, mas desapareceu sem deixar rasto.

Um terrível segredo: no seu 21.º aniversário, Nell Andrews descobre algo que mudará a sua vida para sempre. Décadas depois, embarca em busca da verdade, numa demanda que a conduz até à costa da Cornualha e à bela e misteriosa Mansão Blackhurst.

Uma herança misteriosa: aquando do falecimento de Nell, a neta, Cassandra, depara-se com uma herança surpreendente. A Casa da Falésia e o seu jardim abandonado são famosos nas redondezas pelos segredos que ocultam - segredos sobre a família Mountrachet e a sua governanta, Eliza Makepeace, uma escritora de obscuros contos de fadas. É aqui que Cassandra irá por fim desvelar a verdade sobre a família e resolver o mistério de uma pequena criança perdida.



Opinião:
Aviso desde já que tudo o que possa dizer sobre este livro não vai fazer jus à sua história, à sua qualidade. Foi dos melhores livros que li, não só este ano, mas de sempre.

Há muito tempo que ouvia bloggers a falar deste livro, especialmente, a minha amiga Tita do Prazer das Coisas que não se cansava de me recomendar este livro. Como confio nas suas recomendações, pois já deram bons resultados e até temos alguns gostos literários em comum aceitei de imediato a sua recomendação. Quando vi o livro e sabendo a minha relação com livros de mais de 400 páginas fiquei com medo. Medo de não conseguir ler e arrastar a leitura eternamente. Mas isso não aconteceu.

É uma história maravilhosa. Não só bonita, mas muito bem contada e escrita. A qualidade da escrita da autora é indiscutível. Os detalhes, os pormenores da história são fantásticos. As personagens muito bem construídas e com um carácter psicológico muito profundo. 

Não há mais palavras para descrever esta leitura. Já tive conhecimento que nem todos os livros da autora são assim, mas a minha estreia foi fabulosa. Vou querer ler tudo desta autora que é candidata a ficar no meu top de autoras preferidas.

Acho que posso dizer que me reconciliei com os "calhamaços".

Recomendo, leiam!!


8 comentários:

  1. Olá, Isaura,
    Também adorei este livro :D não me senti logo presa, quando comecei a ler, mas adorei-o, principalmente quando fala sobre a Eliza e a forma como os contos dela parece metáforas do que vai ser narrado :D tb tive dificuldade em escrever sobre ele...

    beijinhos e que venham mais boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Su,
      É verdade, gostei muito da envolvência da Eliza escritora na história :) um livro muito bom.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Isa, faço das tuas palavras minhas! Também ADOREI este livro!!! E como tu, quero ler TUDO que esta autora já publicou!
    Fico feliz por te ver reconciliada com os "calhamaços", pois muitas vezes a uma dose extra-large de páginas não é sinónimo de terror ;)
    A ver qual de nós lê uma segunda obra de Kate Morton :)
    Beijinhos e boas leituras (calhamaços ou não)!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,
      Tens razão, nem sempre muitas páginas são sinónimo de horror e "palha".
      Olha por este andar e pelo número dos livros que tenho cá em casa para ler acho que podes ser tu ;) mas nunca se sabe. Quando o apanhar não o largo :)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá Isaura!

    Para mim, não foi um livro de amor à primeira vista. Custou-me começar a entrar na história, mas depois rendi-me ao talento. Muito bem escrito e uma história de ficar na memória e no coração.
    Infelizmente não li mais nada da autora, mas tenho curiosidade.

    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Silvana,
      Sim compreendo que o início possa ser mais difícil, mas depois de "entrar" na história a leitura torna-se maravilhosa. Ainda bem que gostaste.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  4. Olá Isa,
    Fico mesmo muito contente por também teres adorado o livro =D
    E apesar de ter gostado dos outros livros da autora, este é mesmo o meu preferido <3
    E se por um lado o queria terminar para saber o final, por outro, não queria que terminasse =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,
      Amei e graças a ti ;) obrigada!!! Mais uma excelente recomendação tua!
      Quero ler mais livros dela!
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar