Mostrar mensagens com a etiqueta Leituras 2015. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Leituras 2015. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

{Opinião} "Prenda de Natal", de Glenn Beck



Nome: A Prenda de Natal
Autor(a): Glenn Beck
Editora: Lua de Papel
Colecção: Ideia Luminosa
N.º Páginas: 312 páginas
Ano de Edição: 2010



Sinopse:

Eddie sonha com uma bicicleta há muito, muito tempo. Apesar de ter apenas doze anos, sabe que o sonho vai ser difícil de concretizar, pois a família debate-se com problemas financeiros desde que o pai morreu. Ainda assim, acredita que a sua mãe vai conseguir o milagre, e que na manhã mágica do dia 25, junto à modesta árvore de Natal, encontrará a tão desejada prenda… Em vez disso, depara-se com um pequeno embrulho. Lá dentro uma camisola, "uma estúpida e feia camisola tricotada à mão", que o rapaz enfurecido atira para um canto do quarto. 

Demasiado novo para perceber o valor simbólico da prenda que a mãe lhe tricotou com tanto amor, Eddie inicia uma dura caminhada para a idade adulta, que o levará a questionar tudo e todos. Até que, no mais profundo momento da sua revolta, conhece um enigmático vizinho, que aparece e desaparece sem deixar rasto. É um homem sábio, de idade indefinida, que ensina ao rapaz um segredo: na vida, há sempre uma segunda oportunidade, podemos sempre voltar atrás e desfazer todo o mal que fizemos. 


Opinião:
Até há bem pouco tempo desconhecia por completo a existência deste livro e acabei por o descobrir por um feliz acaso no Goodreads.

Esta é uma história muito ternurenta e emotiva. Esta é uma história que me transmitiu o verdadeiro espírito do Natal. Uma história sobre amor, amizade, família e sobre a vida. Fala-nos em como devemos ver o lado bom da vida, mesmo nas piores alturas e que a felicidade está e começa em nós. 

Foi um livro que me deixou a pensar em muitas coisas: nas palavras que digo aos outros, reacções  para com os outros, entre outras coisas. Uma história que me deixou um breve sorriso quando terminei a leitura.

Esta foi a minha última leitura natalícia deste ano. E posso dizer que correu muito bem.


Classificação:
4/5 - Gostei muito

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

{Opinião} "O Natal de Poirot", de Agatha Christie




Nome: O Natal de Poirot
Autor(a): Agatha Christie
Editora: ASA
N.º Páginas: 208 páginas





Sinopse:
É véspera de Natal. A reunião da família Lee é destruída por um ensurdecedor barulho de mobília a partir-se, seguido por um grito de agonia. No andar de cima, o tirânico Simeon Lee encontra-se morto num lago de sangue com a garganta cortada. No entanto, quando Hercule Poirot, que se encontra na zona para passar o Natal com um amigo, oferece a sua ajuda, encontra uma atmosfera não de luto mas de suspeita mútua. Parece que toda a gente tinha as suas razões para odiar o velho...


Opinião

Parti para esta leitura sem qualquer expectativas ou preconceitos. Gosto quando inicio uma leitura desta forma. E, na maior parte das vezes, acaba por resultar. 

Este foi o primeiro livro que li de Agatha Christie. Depois de ler tantas opiniões sobre os seus livros resolvi que este era uma boa maneira de me iniciar nos mistérios da autora.

Gostei muito da escrita da autora e a forma como aborda as personagens e nos envolve nos mistérios da história. Contudo, achei esta história simples, nada de mais. Não desiludiu, mas também não me arrebatou. Mas vou, de certeza, ler mais livros da autora, pois fiquei agarrada à forma como desenvolve o enredo.

Esta foi mais uma leitura natalícia que acabou por me agradar.

Classificação:
3/5 - Gostei

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Balanço de 2015 | "My Year 2015 in Books" Goodreads



O Goodreads este ano lançou uma aplicação onde podemos ver o balanço das nossas leituras "My Year 2015 in Books". 

É muito interessante ver os livros mais populares, o mais pequeno e o livro mais longo que lemos. E, claro, os melhores livros que lemos.

Para visitarem o meu perfil "My Year 2015 in Books 2015" cliquem AQUI. Lá podem ver os melhores e os piores livros que li em 2015.

Boas leituras.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

{Opinião} "O Natal de Mr. Krank", de John Grisham


Nome: O Natal de Mr. Krank
Autor(a): John Grisham
Editora: Rocco
N.º Páginas: 174 páginas
Ano de Publicação: 2002




Sinopse:
Imagine um ano sem Natal. Nada de centros comerciais a abarrotar, de jantares de empresa, de cabazes apetitosos e presentes indesejáveis. É exactamente isso que Luther e Nora Krank têm em mente quando decidem, só por esta vez, abster-se das festividades natalícias. A sua casa será a única a não ter luzes de Natal; não vão ser anfitriões da consoada; nem sequer vão ter uma árvore. Na verdade, não vão precisar dela pois quando chegar o dia 25 de Dezembro estarão a embarcar para um cruzeiro às Caraíbas. No entanto, como o casal descobrirá em breve, evitar celebrar esta época festiva pode ter consequências profundas - e não é tão fácil como imaginavam. 


Opinião:
Depois de ter lido A Conspiração de Jonh Grisham percebi que queria ler mais livros deste autor. Assim que vi que tinha um livro que se passava no Natal decidi ler assim que o encontrasse.

Fiquei muito curiosa depois de ter lido a sinopse e achei que não iria desiludir. E assim foi. Gostei do ambiente e das perspectivas que o autor criou em relação ao Natal. Embora se passe no contexto da sociedade americana (um pouco diferente da nossa, em relação ao Natal) achei fantástica a forma como o autor abordou o assunto.

Um casal que decidi, simplesmente, naquele ano não celebrar o Natal e "investir" esse dinheiro numas férias. Mas realmente não foi fácil. Ninguém diria, pois, supostamente, devíamos fazer o que realmente queríamos, sem pressões da sociedade (família, amigos, vizinhos), numa realidade de verdadeira liberdade. Mas tudo isto é relativo. A pressão (muitas vezes indirecta) dos que nos rodeiam é de tal forma condicionante que muitas vezes nem nos damos conta.

Este livro fez-me pensar em como enfrentar tudo para sermos verdadeiros, assertivos e em como tudo isso é difícil. Mas também em como muitas vezes aqueles que renegamos estão lá para nós quando precisamos deles.

Um livro que gostei muito de ler e que recomendo, especialmente nesta altura do ano.


Classificação:
5/5 - Excelente



segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

{Opinião} "A Prenda", de Cecelia Ahern



Título: A Prenda
Autor(a): Cecelia Ahern
Editora: Editorial Presença
Colecção: Champanhe e Morangos
N.º Páginas: 268 páginas
Edição: 2009


Sinopse:
Todos os dias Lou Suffern, um arquitecto bem-sucedido de Dublin, travava uma batalha inglória com o relógio, na tentativa vã de responder às múltiplas solicitações profissionais, familiares e sociais. Vivia a um ritmo vertiginoso. O seu desejo de sucesso afastou-o do que era realmente importante na sua vida. E assim foram correndo os dias até àquela gelada manhã de terça-feira em que resolveu oferecer um café a Gabe, o sem-abrigo que costumava sentar-se perto da entrada do seu escritório. À medida que o Natal se aproxima e que Lou vai privando mais de perto com Gabe, a sua perspectiva do tempo vai-se alterando... Emocionante e divertida, esta narrativa onde está sempre presente o espírito de Natal, faz-nos reflectir sobre a importância do tempo e rever as prioridades na nossa própria vida.


Opinião:
Decidi começar o mês de leituras natalícias por este livro. Um livro um pouco mais espiritual do que estou habituada. Mas esta é a altura do ano em que gosto de ler este tipo de livros.

Confesso que o início foi um pouco confuso. Senti-me um pouco perdida e não estava a "entrar" na história e não sentia qualquer ligação com as personagens. Só mais para o final (e este é um livro relativamente pequeno) é que sento uma súbita ligação com esta história.

Um livro com elementos espirituais que nos faz questionar a nosso papel na vida e o que realmente queremos. Um livro com uma mensagem bonita adequada para esta altura do ano. Mas se tivesse lido este livro noutra altura o resultado não teria sido o mesmo.


Classificação:
3/5 - Gostei

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

{Opinião} "A Conspiração", de John Grisham


Título: A Conspiração
Título original: King of Torts
Autor(a): John Grisham
Editora: Rocco
N.º Páginas: 388 páginas
Edição: 2003




Sinopse:
O Gabinete dos Advogados Oficiosos não é exactamente conhecido como um local de formação de jovens e brilhantes advogados na barra. Clay Carter já lá trabalha há muito tempo e, como a maioria dos colegas, sonha com um emprego melhor numa firma de advogados. 

Quando, a contragosto, aceita o caso de um jovem acusado de homicídio, parte do princípio do que se trata apenas de mais um dos muitos assassínios sem sentido que, todas as semanas, são cometidos na cidade de Washington. 

Porém, ao investigar o passado do seu cliente, depara-se com uma conspiração demasiado tenebrosa que envolve uma das maiores empresas farmacêuticas do mundo. 

Será que este caso complexo alterará radicalmente a sua vida, tornando-o o rei das acções colectivas?


Opinião:
Este é o primeiro livro que leio do autor John Grisham e certamente não será o último. John Grisham é o autor de Tempo de Matar, um livro que não li, mas vi a sua adaptação cinematográfica e que é um dos meus filmes preferidos. Logo, senti que tinha ler um livro deste autor.

Este é um livro sobre dinheiro, poder, ganância e segredos. Acompanhamos a vida profissional e pessoal de Clay Carter. Um jovem advogado que sonha com um melhor local de trabalho.

A escrita de Grisham é brilhante. Conhecemos as personagens e os locais por onde passam de uma forma tão clara e realista. O enredo é fantástico e inesperado. Faz-nos pensar num "mundo" que desconhecemos, mas que de certo existe.  

Gostei da forma o autor desenvolveu as personagens ao longo da história, tanto de Clay, como da sua namorada Rebecca. Não é um livro de suspense, nem um thriller, nem acção. Mas tem um pouco de tudo.

Recomendo.


Classificação:
4/5 - Gostei muito 


quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

{Opinião} "Baby Blues 32 | + Molhados + Barulhentos + Pegajosos", de Rick Kirkman & Jerry Scott


Título: Baby Blues 32 | + Molhados, + Barulhentos, + Pegajosos
Autor(a): Rick Kirkman e Jerry Scott
Editora: Editorial Bizâncio
Colecção: BD
N.º Páginas: 168 páginas
Edição: 2015



Sinopse:
No dia-a-dia dos MacPhersons não há monotonia! Nesta família de 2+3, como em todas as famílias com crianças cada dia é uma nova aventura. 

A série de tiras que foi iniciada em 1990 continua actual e hilariante. Neste 32º volume pode contar com mais peripécias do dia-a-dia comuns a tantas famílias.

Qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência!


Opinião:
Já há muito tempo que queria iniciar a leitura desta série Baby Blues, da Bizâncio. Sabia que iria gostar bastante. E não desiludiu.

Este livro é simplesmente uma delícia! A sinopse diz tudo "Qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência"! E não é de facto. 

Os autores apresentam-nos, de uma forma brilhante e muito divertida, o dia-a-dia de famílias com três filhos. As confusões, as birras, as idas ao restaurante, ao supermercado, as aventuras na escola, a "luta" entre irmãos, as confidencias de irmãos, a relação entre os pais...e podia continuar o dia todo.

Situações brilhantes, em que as imagens não são um complemento, mas um elemento fundamental na história. 

Não sou muito de ler BD, mas adorei esta série. Apesar deste ser o último volume lançado pela Bizâncio, não foi assim tão relevante começar no primeiro volume. 

Quero ler e ter na minha estante toda esta coleção, pois vale muito a pena. Não só para pais, mas para todos.

Recomendo!

Classificação:
5/5 - Adorei




quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

{Opinião} "O AVC do Amor", de Luís Abreu



Título: AVC do Amor
Autor(a): Luís Abreu
Editora: Chiado Editora
Colecção: Viagens na Ficção
N.º Páginas: 112 páginas
Edição: 2015


Sinopse:
AVC do Amor é um texto de ficção, baseado na realidade e que relata, de uma forma “leve”, não espiritual e alegre a rotina diária de uma paralisia causada por um AVC. Neste texto, o autor, ele próprio tetraplégico, faz um relato muito verosímil e realista dessa condição, misturando-o com grandes paixões, com uma viagem a outra dimensão e com alguns episódios ligeiramente humorísticos.

Com várias histórias, AVC do Amor conta-nos alguns eventos passados na adolescência e na vida adulta de Rodrigo. Personagem principal que se recusa a acreditar no AVC e que, com a pertinência das suas questões, leva o leitor a duvidar da sua condição de tetraplégico. 


Opinião:
Quero agradecer desde já ao autor, Luís Abreu, que gentilmente me disponibilizou o livro em formato digital para o poder ler. Obrigada pela oportunidade e pela confiança.

Esta é uma história de sentimentos, de emoções. É a história de Rodrigo e a sua vida antes, durante e depois do AVC que sofreu. Ao longo do livro vamos conhecendo algumas situações do dia-a-dia de Rodrigo, experiências e vivências enquanto adolescente.

Todas as histórias são contadas com muito humor e amor. Há muitos sentimentos e emoções neste livro. 

Gostei particularmente do autor deixar o leitora na dúvida relativamente à sua situação. Escrita muito inteligente. 

Recomendo.

Classificação:
3/5 - Gostei



Nota:

Este livro foi-me disponibilizado pelo autor, Luís Abreu, em troca de uma opinião honesta.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

{Opinião} "Mors Tua, Vita Mea | a tua morte, a minha vida", de Vanessa Santos



Título: Mors Tua, Vita Mea | a tua morte, a minha vida
Autor(a): Vanessa Santos
Editora: Chiado Editora
Colecção: Viagens na Ficção
N.º Páginas: 546 páginas
Edição: 2015


Sinopse:
Sou a Sara, e estou agoniada, desesperada, com suores frios, o mundo ganhou profundidade, está calor, não, é frio, estou tonta. Tirem-me daqui, por favor.
É assim que se inicia o relato de Sara, a rapariga mais comum da cidade de Leiria. É-lhe transmitido pelo seu chefe um segredo de família que lhes trará dificuldades e mudanças.
Em pouco tempo, Sara verá a sua vida dar uma volta de 180º, viverá momentos de pânico, medo e de pura paixão.
Trata-se de um relato divertido, que descreve o desenrolar da trama de uma forma leve, dando a conhecer o ponto de vista de uma jovem na casa dos vinte anos e no auge da sua imaginação, descrevendo as cenas que vive com à-vontade e humor.

Opinião:
A autora, Vanessa Santos, contactou-me no sentido de ler o seu primeiro romance Mors Tua, Vita Mea | a tua morte, a minha vida. Agradeço a autora a oportunidade de ler este livro e a confiança.

Contudo, confesso que quando vi o livro que me assustei um pouco, dado o seu tamanho. Quem me conhece e quem me segue há algum tempo sabe a minha relação com livros com mais de 400 páginas. 

Li o livro muito rapidamente. Foi um folhear de páginas constante. É um livro muito divertido, com uma protagonista que tem tanto de divertida, como de distraída. 

Embora a revisão desde livro não seja perfeita, a escrita é bonita e simples. Gostei.

Classificação:
3/5 - Gostei


Nota:
Este livro foi-me disponibilizado pela autora e pela Chiado Editora em troca de uma opinião honesta.



sexta-feira, 27 de novembro de 2015

{Opinião} "A Praça de Antuérpia", de Luize Valente



Título: Uma Praça em Antuérpia
Autor(a): Luize Valente
Editora: Saída de Emergência
Colecção: A História de Portugal em Romances
N.º Páginas: 352 páginas
Edição: 2015




Sinopse: Há uma vaga que ainda não foi contada sobre a Segunda Guerra Mundial: a história de duas irmãs portuguesas, Olívia e Clarice. Olívia casa-se com um português e vai para o Brasil. Clarice casa-se com um alemão judeu e vai morar em Antuérpia, na Bélgica. AMbas vivem felizes, com maridos e filhos, até que a guerra começa e a Bélgica é invadida.
Para escapar da sombra nazi que vai devorando a Europa, a família de Clarice conta com a ajuda de Aristides de Sousa Mendes, o cônsul que salvou milhares de vida emitindo vistos para Portugal, em 1940, enquanto actuou em Bordéus, França. A família recebe o visto mas, ao chegar à fronteira de Portugal, em 1940, enquanto espera...Destino que vai mudar e marcar a vida das irmãs para sempre, por causa de um segredo que só será revelado sessenta anos depois.   


Opinião:

Quando este livro foi lançado despertou-me de imediato a atenção. Pela capa muito bonita e apelativa, mas sobretudo pela história e o seu contexto. Decidi que seria uma das minhas próximas leituras.

Foi uma leitura não desiludiu, pois ADOREI esta história! Um livro muito bem escrito, com factos históricos muito bem documentados e relatados, que nos prende desde o início. 

O que mais destaco é a profunda relação que sentimos com as personagens e o seu desenvolvimento ao longo da história. Faz-nos sentir que as conhecemos desde sempre. Pessoas reais, pelas quais sentimos uma imediata ligação. 

Uma história profunda, cheia de acontecimentos e cheia de emoções, em que o seu único ponto negativo foi ter terminado.

Não há mais palavras para descrever esta história. Só têm mesmo que a ler!

Recomendo!


Classificação:
5/5 - Excelente



Nota:
Este livro foi-me disponibilizado pela editora Saída de Emergência em troca de uma opinião honesta




quarta-feira, 25 de novembro de 2015

{Opinião} "Entre o Céu e a Montanha", de Will North


Título: Entre o Céu e a Montanha
Autor(a): Will North
Editora: Editorial Presença
N.º de Páginas: 296
Edição: 2008





Sinopse: 
Numa pousada ao pé da montanha encontramos Fiona Edwards, dona do estabelecimento que a todos os hóspedes faz sentir como casa. Fiona, uma mulher determinada, com 43 anos, vive a braços com a situação grave do seu marido, David, cuja doença o impede de morar com a esposa, sendo o único momento em que se encontram às horas das refeições. Fiona sabe bem qual é o seu destino e todos os dias se cumpre o ritual de assistência ao enfermo. Um dia, é porém surpreendida com a chegada de um forasteiro, Nowell Hudson, de meia idade, simpático, afável e muito bem parecido. A atracção que subitamente os une é demasiado evidente e tornam-se companheiros um do outro. Nowell tinha vindo com a missão de espalhar as cinzas da ex-mulher na montanha que juntos tinham escalado e no dia em que se cumpre o desígnio ele irá deparar-se com David caído numa das encostas geladas da montanha. Que decisão irá Fiona tomar, ficar com David ou abraçar um novo amor? Um romance muito emotivo, carregado de sensibilidade que se lê de um fôlego.


Opinião: 
Quando leio livros que dizem ser comparados a determinado autor(a) - neste caso a Nicholas Sparks - fico sempre apreensiva, pois pode não corresponder a essa expectativas. Contudo, não posso dizer que fiquei desiludida, porque não tinha qualquer expectativa. Parti para esta leitura sem preconceitos e sem opiniões sobre o livro. 

Um tipo de romance que gosto de ler ocasionalmente, embora não seja muito frequente nas minhas últimas leituras.

Foi uma leitura agradável, embora não tenha sido arrebatadora. Gostei das personagens e dos diálogos, nada frívolos. Gostei de todo o ambiente que o autor criou ao longo da história. Contudo, esperava um final diferente, que me arrebatasse.

Mas posso afirmar que quero e vou ler mais do autor, pois gostei da sua escrita e da forma como conduz as histórias.

Classificação:
3/5 - Bom  

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

{Opinião} "A Irmã de Freud", de Goce Smilevski


Título: A Irmã de Freud
Autor(a): Goce Smilevski
Editora: Alfaguara
N.º de Páginas: 332
Edição: 2013





Sinopse:
Em 1938, numa Áustria ocupada pelo regime nazi, Sigmund Freud recebe um visto para fugir para Londres e, assim, escapar à ameaça de terror. Da lista de 16 pessoas que pretende levar consigo fazem parte a cunhada, o médico, as criadas e até o seu pequeno cão, mas nenhuma das suas quatro irmãs. É pela voz de uma delas, Adolfine, que conhecemos esta história assombrosa sobre a família Freud. Deportada para o campo de concentração de Terezín, «a melhor e mais doce irmã» do psicanalista conhece Ottla, a irmã amnésica de Franz Kafka, a quem confidencia as suas memórias. Emerge o retrato de uma menina sensível e doente que vive a infância em simbiose com o irmão Sigmund, o mentor que a guiava na descoberta da vida. O retrato de uma jovem inconformada com o papel que a sociedade lhe impõe, amargurada pelo desprezo da mãe e pela partida do irmão. Por fim, o retrato de uma mulher só, que se sente apenas meia mulher por nunca ter sido mãe. O cenário da história da família é a Viena da viragem do século, uma época de incomparável esplendor artístico e intelectual, que serviu também, e ironicamente, de pano de fundo a alguns dos acontecimentos mais traumáticos do século XX. 


Opinião:
Este era um livro há muito tempo que estava na minha lista de leituras, por se tratar de uma história inspirada em acontecimentos verídicos.

Começou por ser uma leitura bastante interessante e empolgante. Todo ele é contado do ponto de vista de Adolfine, uma das irmãs de Sigmund Freud. Contudo, a autor vai partilhando com o leitor pedaços da história de vida de seus pais, dos seus irmãos, e principalmente de Sigmund Freud, provavelmente a personagem que mais conhecemos. 

Esta história passa-se, essencialmente, na Áustria na época do Holocausto. Sendo que por vezes são-nos relatados episódios das suas vidas enquanto crianças e jovens. 

Foi uma boa leitura, pois gostei de conhecer um pouco melhor Sigmund Freud enquanto ser humano e pela sua história de vida. Contudo, não me cativou como esperava. Uma escrita um pouco filosófica e introspectiva que me desmotivaram um pouco da leitura. 


Classificação:
3/5 - Bom 

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

{Opinião} "Bibliotecas Cheias de Fantasmas", de Jacques Bonnet



Título: Bibliotecas Cheias de Fantasmas
Autor(a): Jacques Bonnet
Editora: Quetzal Editores
N.º de Páginas: 164
Edição: 2010




Sinopse:
Tem medo de morrer durante o sono esmagado pela sua biblioteca? A acumulação de livros coloca a existência da sua família em risco? Arruma os livros por tema, língua, autor, data de edição, ou formato, ou segundo um critério que só você conhece? Poderemos pôr lado a lado na estante dois autores irremediavelmente desavindos? São muitas as questões que envolvem esta espécie em vias de extinção: os bibliófilos que, além da paixão pela posse de livros, têm a obsessão pela leitura. As bibliotecas são seres vivos à imagem da nossa complexidade interior, e compõem um labirinto do qual poderemos não conseguir sair. Na verdade, os milhares de páginas que ocupam as nossas estantes estão povoadas de fantasmas que, uma vez encontrados, nunca nos largarão.

Um livro de amor aos livros.


Opinião:
Quem já me segue há algum tempo e quem me conhece sabe que gosto de ler livros sobre livros. E assim que descobri este livro achei que seria interessante.

Este é um livro de não-ficção que fala de variados temas como a arrumação de livros, dos bibliófilos e as suas manias e vícios. Um livro cheio de referências a clássicos e literatura moderna que entraram para a minha lista de livros a ler.

É um livro pequeno e de fácil leitura para quem gosta de ler sobre o tema e quer uma leitura diferente do habitual.

Gostei bastante.

Classificação:
3/5 - Bom

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

{Opinião} "O Meu Pé de Laranja Lima", de João Mauro Vasconcelos



Título: O Meu Pé de Laranja Lima
Autor(a): José Mauro de Vasconcelos
Editora: Booksmile
N.º de Páginas: 208
Edição/Reimpressão: 2015




Sinopse:
Esta é a história de Zezé, um menino de seis anos nascido no seio de uma família muito pobre. Zezé é inteligente, sensível e criativo, mas muito endiabrado. Carente do afecto que não encontra junto do pai e da mãe, mais preocupados em sobreviver a cada dia, o menino perde-se nas ruas, onde só lhe dá para inventar travessuras.

Tendo aprendido demasiado cedo a dor e a tristeza, Zezé acaba por usar o mundo da imaginação para fugir da realidade da vida: toma por confidente um pé de laranja lima, a que chama Xururuca e ao qual revele os seus sonhos e desejos. Será nesta fantasia que Zezé vai encontrar a alegria de viver e a força para vencer as suas adversidades. O Meu Pé de Laranja Lima é a obra maior de José Mauro de Vasconcelos, um dos grandes nomes da literatura brasileira. Um livro que urge descobrir, ou reencontrar, e que é aclamado como um dos mais importantes livros juvenis em língua portuguesa. 


Opinião:
Este deve ser um dos livros mais antigos da minha estante. Tenho-o há tantos anos que não me lembro como o adquiri. E a verdade é que nunca o tinha lido. E como amos sempre a tempo de ler um bom livro, decidi que não passava deste ano. Tinha planeado ser uma leitura de natal, mas a vida trocou-me as voltas. 

O grupo do Goodreads Maratonas, Desafios e Leituras Conjuntas, organizou em Setembro um desafio literário "A Volta ao Mundo em Livros". E o país escolhido pelos participantes foi o Brasil. E decidi antecipar a leitura de O Meu Pé de Laranja Lima

Não será surpresa para muita gente quando disser que é uma obra fantástica. Uma história que tem tanto de bonita, quanto um pouco triste, na minha opinião. A história de vida de Zezé toca-nos da forma mais simples possível. 

Fez-me reflectir sobre ser mãe e pai numa época de dificuldades não só económicas, mas também emocionais. Por vezes damos mais importância ao dia-a-dia do que estão à nossa volta. É certo que há que trabalhar para superarmos as dificuldades, mas não nos podemos esquecer de quem está à nossa volta. Que precisa de nós, da nossa atenção, da nossa compreensão e da nossa paciência (que muitas vezes falta, pelas vicissitudes da vida).  

Uma obra fantástica que vale a pena ler ou reler.


Classificação:
4/5 - Muito Bom

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

{Opinião} "O Cavalheiro Inglês", de Carla M. Soares


Título: O Cavalheiro Inglês
Autor(a): Carla M. Soares
Editora: Marcador
N.º de Páginas: 400






Sinopse:
PORTUGAL, 1892. Na sequência do Ultimato Inglês e da crise económica na Europa e em Portugal, os governos sucedem-se, os grupo republicanos e anarquistas crescem em número e importância e em Portugal já se vislumbra a decadência na nobreza e o fim da monarquia.

Os ingleses que permanecem em portugal não são amados. O visconde Silva Andrade está falido, em resultado de maus investimentos em África e no Brasil e necessita com urgência de casar a sua filha, para garantir o investimento na sua fábrica.

Uma história empolgante que nos transporta para Portugal na transição do século XIX para o século XX num descrição recheada de momentos históricos e encadeada com as emoções e a vida de uma família orgulhosamente portuguesa. 


Opinião:
Já há muito que ouvia falar na Carla, não só pela sua simpatia, mas enquanto autora e no seu talento. Daí ter muita curiosidade em ler algum livro da autora. Quando me ofereceram este livro esperei pela altura certa para o ler.

Foi uma leitura excelente. Pelo tema, pelas personagens, mas sobretudo pela escrita da Carla. Uma escrita doce e emotiva, que nos envolve a cada palavra. Personagens que nos chegam ao coração e outros que nos irritam, que nos transmitem emoções. 

Há uma contextualização histórica fantástica, com descrições fabulosas, que se escritas por outra pessoa poderia achar enfadonhas. Mas a com a Carla não. Tudo é poético, romântico, mas real.

Sem dúvida que se tornou numa autora favorita e quero ler mais livros da Carla. 

Recomendo vivamente.


Classificação:
5/5 - Excelente

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

{Opinião} "Nove Mil Dias e Uma Só Noite", de Jessica Brockmole

Depois de ter lido A Sociedade Literária Tarde Casca de Batata descobri este livro. Tinha uma estrutura semelhante, é um género literário que aprecio e uma capa que achava linda. Tinha todos os motivos para ler este livro.

Quando a Carla, do Atmosfera dos Livros, me oferece este livro pensei que tinha o ler assim que  o ler.

Em Março de 1912, Elspeth Dunn, uma poetisa da ilha escocesa de Skye recebe uma carta de um jovem admirador da América. Começam então a corresponder-se com uma frequência quase frenética e viciante. Esta troca de correspondência vai trazer algo mais às suas vidas.

Todo este livro é todo contado em forma de correspondência. Apesar de a sinopse contar algo mais da história eu não o vou fazer aqui. Pois considero que todo o mistério traz beleza à história.

Li este livro de uma forma viciante e frenética. Uma história de amor que me agarrou logo desde o início. Uma escrita romântica, sem parecer lamechas.

Deixo-vos a apresentação deste livro na sua edição original, pela editora Random House.





Classificação:
4/5 - Muito Bom

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

{Opinião} "A Livraria Dia e Noite do Senhor Penumbra", de Robin Sloan

Como já falei anteriormente sou uma apaixonada por livros. Gosto de ler os livros que falem sobre livros. Comprei este livro com uma grande expectativa em o ler assim que fosse possível. Mas foi um livro que me desiludiu bastante.

Clay Jannon é um web designer que perde o seu emprego e vê-se forçado a procurar outro trabalho. É então que começa a trabalhar na Livraria Dia e Noite, gerida por um homem misterioso, o Sr. Penumbra. Uma livraria que está dia e noite, em que os seus funcionários trabalham por turnos. Clay fica com o turno da noite. No entanto, a livraria tem poucos clientes. E os poucos clientes que tem limitam-se a "pedir emprestado" alguns misteriosos livros que se encontram num canto obscuro da livraria. Ignorando os avisos do Sr. Penumbra Clay não resiste em tentar descobrir esse mistério dos "livros emprestados". Vai tentar descobrir a verdade, com a ajuda da sua namorada (que trabalha na Google) e outros amigos. 

O início do livro começou bem, consegui relacionar-me bem com a enredo. Contudo, há medida que a história ia avançando fui perdendo o interesse. Achei a história confusa e demasiado elaborada. Talvez por misturar muita tecnologia e utilizar linguagem e conceitos electrónicos que não domino e que não tenho interesse. Não me identifiquei com qualquer personagem e não achei a abordagem deste livro do meu interesse.

Estava, consideravelmente, à espera de melhor ou de algo diferente. Contudo, acho que para quem goste do mundo electrónico/virtual valha a pena ler este livro. Mas definitivamente não foi um género que gostei.


Classificação:
2/5 - Razoável




quarta-feira, 14 de outubro de 2015

{Opinião} "Marisa´s Beautiful World", de Marisa Filipe

Esta foi uma leitura especial. Porquê? Porque conheço a autora, Marisa Filipe. Fomos colegas de trabalho há sensivelmente oito anos (como o tempo passa). A Marisa tem um blogue Marisa's Beautiful World onde escreve crónicas e opiniões sobre o seu mundo.

Quando soube que tinha lançado um livro com as crónicas do livro decidi ler o seu livro. Talvez para a conhecer melhor, pois naqueles meses em que partilhámos o mesmo local de trabalho não tivemos assim tanta oportunidade de nos conhecer melhor. 

Este é um livro actual. Leve, divertido e crítico. Não é para se ler todo de uma vez, mas para se ir saboreando. Neste livro a autora fala-nos dos mais variados assuntos actuais. Fá-lo sem pudor e sem medos. Uma escrita e uma opinião muito crítica, sem floreados. As pressões que as mulheres sentem em serem mães e esposas perfeitas; a felicidade; a economia; a família; as invejas; a moda; as amizades (de circunstância ou não); os homens...são alguns dos temas que Marisa aborda neste livro. Mas também fala de literatura. E como Ernest Hemingway (e as suas obras) alteraram a sua vida.

Gostei muito de ler este livro. Senti como fosse uma conversa em que ia ouvindo a própria Marisa a partilhar os seus pensamentos, como algumas vezes ouvi pessoalmente.

Parabéns Marisa! Não só por teres lançado o livro, mas também não teres medo ou pudor de dizeres o que pensas. Foi uma experiência encantadora.



Nota:
Este livro foi-me disponibilizado pela Chiado Editora em troca de uma opinião sincera. 

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

{Opinião} "A Vida Contada de A. J. Fikry", de Gabrielle Zevin

Sendo uma apaixonada por livros, tenho na ideia de ler tudo o que estiver relacionada com livros, sendo ficção ou não-ficção. Daí, quando tive conhecimento deste livro, fiquei muito curiosa para o ler.

Neste livro é contada a vida de A.J. Fikry, que vive numa pequena ilha dos Estados Unidos da América chamada Alice. A.J. é um homem solitário e amargurado pela vida e é dono de uma livraria "Livros na Ilha". A sua livraria atravessa um período difícil, pois a sua obra mais valiosa - uma antologia de poemas de Edgar Allen Poe - foi roubada. Contudo, é nesse preciso momento que uma misteriosa "encomenda" aparece na livraria. E a partir daqui que toda a vida de A.J. vai mudar.

Esta é uma história sobre livros, mas é essencialmente uma história sobre amor, sobre a vida e em como ela nos altera tudo de um momento para o outro. Mas é essa vida que acabamos por aceitar e amar.

Achei o livro muito divertido e comovente. Uma história que nos envolve e que acabamos por nos relacionarmos com as personagens.

Recomendo.


Classificação:
4/5 - Muito Bom


Nota:
Este livro foi-me disponibilizado pela Editora Self - Desenvolvimento Pessoal em troca de uma opinião honesta. 

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

{Opinião} "A Rapariga no Comboio", de Paula Hawkins

Este deve ser um dos livros mais falados nos blogues e canais literários dos últimos tempos. Confesso que tento fugir a todos estes livros muito falados e comentados, pois rapidamente se torna chato. Mas a premissa deste livro agradava-me bastante. 

Desde há alguns anos que comecei a utilizar o comboio como meio de transporte eleito para o trabalho. Portanto tinha mesmo que ler este livro. Gosto de andar de comboio, da rapidez e comodidade com que me desloco, mas também da tranquilidade que me transmite. 

Mas vamos falar do livro. Rachel, a personagem principal desta história, apanha o comboio todos os dias e à mesma hora. Rachel gosta de observar as paisagens, as casas e os seus moradores. "Entrar" nas vidas deles e imaginar as suas vidas aparentemente perfeitas. Numa das casas Rachel fica "presa" na vida de um casal no seu dia-a-dia. Até que um dia observa algo de errado entre o casal. E mais não posso dizer. 

Este é um thriller que rapidamente chegou aos tops por ser comparado ao livro Em Parte Incerta (opinião aqui). Sim é perturbador e sim tem muitas semelhanças com o livro da Gillian Flynn. Mais uma vez um livro fez-me pensar na verdadeira essência das pessoas. Até que ponto as conhecemos mesmo e do que são capazes de fazer.

As falsas vidas que vivemos, na maior parte das vezes para manter as aparências. Até que ponto isso é assim tão distante de nós? 

Um dos pontos mais positivos deste livro foi a escrita da autora, da qual gostei bastante. Envolveu-me de cativou-me desde o início. 

Não achei o final da história previsível, mas também não foi assim tão surpreendente. Acho que por já ter lidos muitos livros deste género vamos ganhando algum know how nestas coisas. Gostei, mas não me arrebatou.

Recomendo este livro quem gosta de ler este género literário.


Classificação:
3/5 - Bom