Mostrar mensagens com a etiqueta Leituras 2018. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Leituras 2018. Mostrar todas as mensagens

domingo, 28 de outubro de 2018

Opinião | "O Mundo de Enid Blyton", de Alice Vieira



A Enid Blyton fez parte do imaginário de muitos de nós. Os Cinco, Os Sete, As Gémeas. Estas são as minhas referências. É certo que não li muitos livros da autora, mas tenho estes livros desde que me lembro. Mas será que Enid Blyton seria a pessoa que nós idealizámos?!

Descobri este livro num programa de TV. Soube logo que tinha de o ter e ler. Adoro biografias, histórias de vida (contadas na 1.ª pessoa ou não). A leitura deste livro foi atípica. Fui lendo. É não ficção, portanto é mais fácil para mim fazer isso. Entretanto apareceram novos projetos, novos desafios, novas leituras e tive que reler este livro. Depois li-o numa assentada. Lê-se em dois dias (1 dia para os que têm um ritmo mais frenético).

Valeu a pena. Querem saber a minha opinião? Deixo-vos com o vídeo da minha opinião do livro e o filme sobre a vida de Enid Blyton.

Boas leituras.

sexta-feira, 27 de abril de 2018

Opinião | "As Sombras de Leonardo Da Vinci",de Christian Gálvez


Não é muito habitual ler romances históricos, mas estou a mudar. Todos mudamos. Enquanto leitores, enquanto pessoas. 

Este livro veio parar-me às mãos de surpresa pela editora Clube do Autor. Fiquei muito feliz, pois Leonardo Da Vinci é uma figura especial para mim. Eu explico porquê. Há alguns anos atrás trabalhei numa exposição sobre a sua obra. Durante meses. Logo, fiquei a conhecer muito bem este génio. Daí cresceu o meu fascínio por esta figura história. 

Ler este livro foi muito bom. Recordei a sua vida e as suas ideias geniais. O que é notável é o  fantástico e rigoroso trabalho de investigação por parte do autor. Um dos pontos que mais dou valor quando se trata de livros históricos baseados em pessoas ou factos verídicos. 

Um bom livro para quem gosta de Leonardo Da Vinci e de romances deste género.

Aconselho.


Nota:
Este livro foi-me disponibilizado pela Clube do Autor em troca de uma opinião honesta.
Para mais informações sobre o livro clique aqui.  


quinta-feira, 26 de abril de 2018

Opinião | "Sem Rede", de Margarida Fonseca Santos



Tenho uma falha grave no meu repertório literário: leio poucos autores nacionais. É verdade e há que admiti-lo. No entanto, leio muitos livros infanto-juvenis. Foi através deles que me iniciei na leitura. E apesar da minha já avançada idade (no alto dos meus 35 anos) continuo a gostar de os ler e, sobretudo, de os partilhar convosco. 

Como disse aqui conheci a Margarida Fonseca Santos num workshop sobre palavras e como as usamos. Gostei muito da sua simplicidade, simpatia e talento. Claro, que tinha que ler um livro da autora. Na altura li um livro generalista, no entanto sabia que a autora já tinha escrito livros para os mais novos, mas nunca me tinha debruçado muito sobre eles (tanto para ler!!!).

Quando percebi da existência desta colecção "A Escolha é Minha" que a autora lançou sobre temas muito pertinentes para os jovens quis muito conhecer esta sua vertente. Comecei por este: Sem Rede, da chancela Fábula, da editora 2020

Não posso de deixar de iniciar esta minha opinião falando da magnífica capa deste livro. Esta edição está muito bem conseguida. Apelativa, bonita, simples e coerente com a história. Por isso dou os meus parabéns à editora.

Este é um livro inspirado nos incêndios que assolaram o nosso país o ano passado. A história é contada a partir de duas perspectivas: da Bárbara e do Ricardo. Estes dois jovens fazem parte da mesma turma. Vão passar o fim-de-semana fora, em grupos separados, sem telemóveis e redes sociais. Ora, para qualquer jovem é um verdadeiro filme de terror. E mais não conto. Não é necessário.

Esta é uma história que fala de amor, entreajuda, respeito e esperança. Uma linguagem acessível e perfeita para os jovens. É uma história simples, mas muito bonita. Aconselho a todos (independentemente da idade) a lerem. 

Boas leituras. 


Nota: Este livro foi-me disponibilizado pela Editora Fábula, chancela da Editora 2020 em troca de uma opinião honesta.
Para mais informações sobre o livro clique aqui.  


quarta-feira, 25 de abril de 2018

Opinião | "Diário Secreto de Hendrik Gröen aos 83 anos e 1/4" e "Pecados Santos", de Nuno Nepomuceno


Olá a todos.

Hoje deixo-vos um vídeo de opinião de dois livros O Diário Secreto de Hendrik Gröen aos 83 anos e 1/4 e Pecados Santos do Nuno Nepomuceno. 

Já leram? Adorei estes dois livros e recomendo!

Boas leituras.

segunda-feira, 23 de abril de 2018

Opinião | "Fast Food, Fast Life, Fast Cancer - Uma Vida Sem Cancro"




Gosto de não-ficção. Quem me segue está "farto" de saber isso. É um género de livros que leio desde sempre e cada vez mais. Os temas vão variando. Mas ultimamente estou interessada em saúde e nutrição. Estou a mudar o meu estilo de vida e ler sobre o assunto ajuda. 

A autora Cátia Antunes já tinha lançado um livro sobre esta temática, também pela mesma editora. Fiquei de olho nele, mas na altura não se proporcionou. Quando vi este livro pensei que era a altura ideal para ler este livro. 

Defendo um estilo de vida saudável, no entanto não sou fundamentalista. Quero ser mais saudável, mas não apenas agora, mas perpetuar esse hábito para a vida. E não sabendo muito sobre o assunto tenho que ler e muito. 

Posso dizer que este livro está dividido em duas partes. Uma primeira parte mais teórica, onde a autora fala dos alimentos e os seus nutrientes. Partilha dicas e sugestões. Uma parte mais "científica" por assim dizer. Mas com uma linguagem acessível e nada aborrecida que nos faz ter a noção dos alimentos que comemos ou não comemos e do nosso estilo de vida. A segunda parte são receitas que a autora partilha para uma vida mais saudável. Confesso, que nesta parte não me identifiquei tanto. Tem algumas receitas com alimentos que não gosto muito e alguns até difíceis de encontrar. Por isso ainda não ter feito nenhuma e ainda não ter partilhado. 

A autora é adepta do estilo vegano e vegetariano e o mais natural possível. Ora, nem sempre consigo fazer isso, pois é difícil a nível familiar. Sim, eu sei! Mudanças são sempre difíceis. Ainda mais com uma criança de 4 anos. Mas é um processo. Faz parte. Em breve falarei melhor sobre este livro num vídeo que irei fazer. Para já fica aqui esta minha opinião.

Se gostam do tema não deixem de ler. E não se enganem: eu gostei de ler o livro. Toda a parte teórica foi um "abre olhos" no modo como consumos os alimentos e isso mudei. Estou a seguir os conselhos da autora. Só não partilhamos do gosto pelos mesmos alimentos. Apenas isso. 

Aconselho o livro a todos. E boas leituras. 


Nota:
Este livro foi-me disponibilizado pela Saída de Emergência em troca de uma opinião honesta.
Para mais informações sobre o livro clique aqui.  






terça-feira, 3 de abril de 2018

Opinião | "Simplificar", de Brooke Mcalary



Este é um livro simples. Não há outra forma de o descrever. A sua essência é a simplicidade e a descomplicação. 

Vivemos numa época muito agitada. Sempre a correr. Para ir trabalhar, para ir buscar os filhos à escola, para ir às compras no fim de um dia de trabalho...E por isso mesmo a autora Brooke Mcalary criou este blogue no sentido de partilhar as suas estratégias para uma vida mais calma e simples. E nesse sentido surgiu este livro Simplificar

É um livro pequeno, muito bonito que dá para transportar na nossa mala e inspirarmo-nos e lermos durante o dia. Linguagem simples e acessível que chega a todos. A autora apresenta, ainda, exercícios simples que poderá praticar no sentido de tornar a sua vida mais pacífica.

É certo que hoje em dia é um assunto muito discutido e, para muitos, poderá não acrescentar nada de novos. Mas numa época agitada nunca é demais ler sobre o assunto.

Boas leituras. 


Nota:
Este livro foi-me disponibilizado pela Clube do Autor em troca de uma opinião honesta.
Para mais informações sobre o livro clique aqui.  


quinta-feira, 29 de março de 2018

Opinião | "A Arte da Guerra", de Sun Tzu


Não sou muito de clássicos, é verdade. No entanto, tenho tentado mudar isso ao longo da minha vida de leitora. Este é um clássico muito antigo. Provavelmente muito conhecido entre a maioria dos leitores. Mas, como já vai sendo habitual, ainda não o tinha lido. E graças à editora Guerra & Paz tive agora a oportunidade de o ler. 

Já sabia ao que ia. Não fui iludida. Este é um livro de estratégia militar, escrito por Sun Tzu. Mas é também um livro muito filosófico, pois aquilo que encontramos nestas páginas podem ser aplicadas não só a nível militar, mas na nossa vida pessoal e empresarial. 

Sei que provavelmente não agradará a todos os leitores, pois pode tornar-se aborrecido ou demasiado técnico. Mas considero importante a leitura deste clássico em algum momento da nossa vida. 

Nota:
Este livro foi-me disponibilizado pela Guerra & Paz Editores em troca de uma opinião honesta.
Para mais informações sobre o livro clique aqui.  


quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Opinião | "O Esplendor do Mundo", de Gonçalo Cadilhe




Gosto de viajar. Mas não nasceu comigo. Aprendi a gostar de viajar. E depois fica o vício. Querer conhecer outros lugares, novas culturas, já para não falar da gastronomia que é sempre a minha perdição.

Como tal, não sei ainda não tinha lido nenhum livro do Gonçalo Cadilhe. Era mais um daqueles que ficava apenas a intenção de ler e ia ficando para o lado. No entanto, graças à Clube do Autor, isso mudou.

Não se trata de um guia de viagem. É um registo pessoal do autor dos locais por onde viajou. Todo o livro é ilustrado com fotos tiradas pelo próprio. Este livro pretende despertar a curiosidade do leitor viajante. De querer conhecer este mundo que tem lugares lindos que desconhecemos. Fala de locais que já conhecia, outros que não conhecia, uns que quero ir e outros que, provavelmente, nunca irei conhecer.

Ler é viajar sem sair do lugar. Este livro é a prova disso.

Vamos viajar? E boas leituras.







Nota:
Este livro foi-me disponibilizado pela Clube do Autor em troca de uma opinião honesta.
Para mais informações sobre o livro clique aqui.  


quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Opinião | "A Porteira, a madame" ,de Joana Carvalho Fernandes



Este é um livro de histórias reais. Não são contos, mas histórias de vida. De portugueses que deixaram tudo para trás e foram em busca de uma vida melhor. França foi o país escolhido (ou não). 

Estou certa que muitos de vós conhecerá algumas destas histórias. Todos temos tios, avós ou outros familiares que emigraram. Estas histórias não são nem mais, nem menos que outras. São percurso de vida de quem lutou e ainda luta por uma vida melhor. 

Joana Carvalho Fernandes é jornalista e esteve em França a trabalhar durante bastante tempo. Foi lá que conheceu estas histórias que mais tarde decidiu partilhar através deste livro, uma colecção "Retratos da Fundação", da Fundação Francisco Manuel dos Santos. 

Um livro pequeno, mas com muita vida no seu interior.

Aconselho. Boas leituras.


quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Opinião | "Deixa-me Odiar-te", de Anna Premoli



Quem se segue sabe que, por norma, este não é o meu género habitual de leitura. Mas em tão boa hora este livro chegou-me às mãos. 

É sim uma história de amor (ou não), mas muito divertida. Sim, tem alguns clichés. Mas estava tanto a precisar deles. Tinha vindo de uma série de leituras medianas e sem graça que ler este livro foi uma lufada de ar fresco. A escrita é divertida, sem ser forçada e muito envolvente. 

Não o largava. Li-o em dois dias, pois eventualmente tive que ir comer, dormir, trabalhar...o costume. E isso para mim é um bom livro. Que nos prende do início ao fim. Não queremos que o dia  acabe ou que, por milagre, o dia tenha mais horas para o podermos terminar. 

Muito obrigada à Clube do Autor por esta surpresa. Este livro vale quase 5 *. Mas são 4* bem gordinhas. 

Leiam este livro!!!



Nota:
Este livro foi-me disponibilizado pela Clube do Autor em troca de uma opinião honesta.
Para mais informações sobre o livro clique aqui.  


terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Opinião | "Marcada para Morrer", de Peter James



Depois de lido Quero-te Morta, do autor Peter James o passo a seguir seria ler este próximo livro Marcada para Morrer. Não só porque faz parte de uma série (# Roy Grace), mas pelo seu género e a escrita do autor.

Estou a gostar de thrillers. Uma das coisas positivas que esta comunidade blogger e booktuber me trouxe foi descobrir novos géneros e autores.

No entanto, este livro não me cativou tanto quanto o anterior. A escrita do autor é excelente. Cativa e nada aborrecida. Tem ritmo. Mas este livro centrou-se pouco no rapto da protagonista e mais em pormenores técnicos da investigação. 

No entanto, posso dizer que foi uma boa leitura. Gostei, novamente, de acompanhar o percurso e a história do detective Roy Grace. Apesar disso, vou continuar a ler o autor, pois é um bom autor neste géneros de livros.

Boas leituras.



Nota:
Este livro foi-me disponibilizado pela Clube do Autor em troca de uma opinião honesta.
Para mais informações sobre o livro clique aqui.  



terça-feira, 30 de janeiro de 2018

YouTube "Jardim de Mil Histórias" | Opinião "Prometo ouvir a Lua" + "Contos de Papel"


Já estão disponíveis as opiniões dos livros Prometo Ouvir a Lua, de Michael Morpurgo e Contos ao Vento, de Sofia Paulino.

Espero que gostem. 

Agradeço à editora Simon's Books terem enviado os livros para opinião honesta.

Boas leituras.

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Opinião | "A Doença, o Sofrimento e a Morte Entram num Bar", de Ricardo Araújo Pereira


Até então nunca li nenhum livro de um humorista. Gosto de os ouvir. A leitura é outra experiência. No entanto, procurava um livro pequeno e leve. Este pareceu-me o ideal. 

Na capa diz que "é uma espécie de manual de escrita humorística". Não o considerei como tal. É uma leitura leve, em que o autor vai falando da comédia no cinema, na literatura. É evidente a vasta cultura literária (e geral) do autor. É fantástico sentir essa cultura no livro. Por isso gosto mais de o ouvir.  

Fiquei a pensar a comédia de uma outra forma. Achei o livro demasiado filosófico. Não estava à espera disso. Por vezes há destas surpresas. No entanto, não deixem de ler. É uma leitura leve e agradável.

Boas leituras.

Mais informações sobre o livro aqui

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Opinião | "Sonata em Auschwitz", de Luize Valente



Quando soube que a autora Luize Valente iria lançar um novo livro em Portugal sobre o Holocausto decidi logo que o iria ler. Não só pela temática, que como sabem, me agrada. Mas por já ter lido Uma Praça em Antuérpia e ter adorado. 

A todos os amantes de leituras sobre a temática, leiam este livro. Por todas as razões e mais alguma. História muito bem escrita, com uma linguagem acessível, que flui naturalmente. Um enredo que nos prende desde o início, em que vai "saltando" entre o passado e o presente. Com dados e factos históricos muito reais e descritos de uma forma quase cinematográfica.

Uma leitura recomendada.

Podem, também, ver a opinião em vídeo no canal de YouTube.



Boas leituras.

Nota:
Este livro foi-me disponibilizado pela Saída de Emergência em troca de uma opinião honesta.
Para mais informações sobre o livro clique aqui.  


quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Opinião | "O Planeta Branco", de Miguel Sousa Tavares




Este livro apareceu-me de surpresa em casa. Livro que o meu filho pressentiu que era para ele e o agarrou para não mais largar. Li-o numa tarde. Fiquei de coração cheio.

Esta é a história de três astronautas: a Lydia, O Gaspar e o Lucas. Estão numa missão de salvamento, em busca de água, em direcção ao planeta Horizon. Algures no caminho a sua rota altera-se e vão parar ao Planeta Branco. Não vou explicar o que é o Planeta Branco. A beleza está em descobrir a história. Cada um terá uma diferente percepção. Esta é a beleza da leitura.




Um livro que fala sobre a morte, o que poderá estar para além desta, o que existe para lá do nosso sistema solar, as alterações climáticas...temas por vezes difíceis de trabalhar com os jovens. Um livro que é uma homenagem à vida, que deveria ser leitura obrigatória não só para miúdos, mas também para graúdos.

Como complemento são as ilustrações de Rui Sousa que dão outra forma e cor à história. Muito obrigada à Clube do Autor por este fantástico livro.



Boas leituras.




Nota:
Este livro foi-me disponibilizado pela Clube do Autor em troca de uma opinião honesta.
Para mais informações sobre o livro clique aqui.