Mostrar mensagens com a etiqueta Opinião - Leituras antigas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Opinião - Leituras antigas. Mostrar todas as mensagens

sábado, 27 de dezembro de 2014

{Opinião - Leituras antigas} "Frágil", de Jodi Picoult

Já li este livro há muito tempo, mas nem o tempo que passou apaga as marcas que deixou!

Este foi o primeiro livro Jodi Picoult que li. Conta a história de uma menina, a Willow, que nasceu com osteogénese imperfeita, uma forma grave de fragilidade óssea. 

Os ossos de Willow são de tal forma frágeis que se podem partir muito facilmente. A família da Willow, após muitos anos de tratamentos, começa a atravessar uma crise financeira. Charlotte, mãe de Willow, pondera a hipótese de processar a obstetra (que também era a sua melhor amiga) por negligência médica, por não ter detectado esta doença na fase inicial da gravidez. Dando assim, a possibilidade a Charlotte de abortar. A indemnização poderá assegurar o futuro de Willow. Contudo, Charlotte teria que defender em tribunal que era preferível a sua filha Willow não ter nascido...E a história desenrola-se a partir daqui.

Esta história é-nos contada através de 5 narradores, contando as diferentes perspectivas de cada personagem. Durante esta leitura ri, chorei, senti raiva, mas senti muita esperança. Mas também me senti zangada perante este caso complicado. O que fazer numa situação destas?!

Não é fácil comentar este livro, sem falar algo mais concreto. E como não quero contar spoilers, vou ficar por aqui.

Adorei este livro, adorei a escrita da autora. A forma como abordou o assunto, a forma como nos confrontou com as perspectivas das diferentes personagens! Conto ler mais livros da autora, pois faz-nos viver dentro da história.

Com uma história semelhante, a autora Ana Simão, escreveu o livro A Menina dos Ossos de Cristal. Um livro que já está na minha estante. Será lido em breve e terá opinião aqui no blog.


Classificação:
5/5 - Excelente

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

{Opinião - Leituras antigas} "Um dia Naquele Inverno", de Sveva Casati Modignani

Este bem podia ser um livro para uma leitura mais de inverno ou até mesmo natalícia, pois todos os momentos da história passam-se na semana do Natal.

Já há muito que ouvia falar nesta autora, mas nunca tinha lido nenhum dela. Foi então que tive a oportunidade de ler o livro Um Dia Naquele Inverno.

Sveva Modignani conta a história da família Cantoni, proprietária de uma prestigiada fábrica de torneiras, em Milão. Fala-nos dos segredos, do passado de cada personagem. Contudo, há um segredo em particular que se torna no enredo principal do livro. Léoni Tardivaux é casada com Guido, o único neto da matriarca da família, e todos os anos, no dia 22 de Dezembro, larga tudo e refugia-se no Lago Como. 

É um livro bastante leve, com uma escrita bonita. Gostei da história e da maneira como as personagens estão construídas. O aspecto que mais gostei foi o destaque que a autora dá às personagens femininas. Mulheres fortes e determinadas, com histórias marcantes, capazes de liderar. Um livro que exalta as qualidades das mulheres, colocando-as no centro da história.

Classificação:
3/4 - Bom


sábado, 20 de dezembro de 2014

{Opinião - Leituras antigas} "Morreste-me", de José Luís Peixoto

Este foi o primeiro livro que me deu a conhecer o autor José Luís Peixoto. Este é um texto que pretende ser uma homenagem ao seu pai. Nele, o autor relata a morte do pai e o seu luto.

Não há palavras para descrever este livro. É daquelas histórias que nos marcam e ficam connosco para sempre. É apaixonante, tocante, maravilhoso, com uma escrita brilhante! Emocionou-me de uma forma que mais nenhum outro livro o foi capaz de fazer. 

Neste livro o autor mostra-nos o que sentiu aquando da morte do seu pai. As suas frustrações e arrependimentos, a sua dor e o seu luto. Tão bom que até chega a doer. 

Faz-nos pensar na perda de quem mais gostamos. Percebemos a sua dor. Faz-nos chorar, lembrar e pensar na cruel que a vida é ao levar as pessoas de quem mais gostamos. Mas como se costuma dizer: a vida é assim. Caímos, levantamo-nos e continuamos. Por muito que isso nos custe. 

Leiam! 

Classificação:
5/5 - Excelente

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

{Opinião - Leituras antigas} - "Eu, Malala", de Malala Yousafzai com Christina Lamb

Haverá no mundo inteiro poucas pessoas que nunca ouviram falar desta jovem paquistanesa. Malala, com apenas 15 anos, quando regressava a casa vinda escola foi baleada na cabeça por um homem armado. Foi no dia 9 de Outubro de 2012.

Malala conseguiu sobreviver  e tornou a sua história de vida e a sua coragem num exemplo a seguir. Esta é a sua história contada em livro. Conta como se tornou muito conhecida por lutar pelo direito à educação das crianças, principalmente de raparigas. Fala-nos, também, da história do seu pai. Um homem lutador, compreensivo e sonhador que sempre apoiou a filha a perseguir os seus sonhos.

É um livro com uma história de vida surpreendente, com algumas partes menos bem conseguidas. Contudo, o que marca neste livro é coragem. Coragem de uma jovem que lutou contra preconceitos para lutar pelos seus ideais, sem nunca esquecer a sua religião e a sua fé. 

É uma história que nos fala de outra sociedade, de conflitos políticos e religiosos, com valores e ideais próprios. Gostei muito de ler este livro. Não propriamente pela escrita, como já referi, por vezes um pouco lenta. Mas por conhecer a história de Malala e da sua família. Permitiu-me viajar um pouco pelo Paquistão e pelos seus costumes e tradições. Foi um boa leitura e uma história de vida inspiradora. 

Classificação:
4/5 - Muito Bom

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

{Opinião - Leituras antigas} "A Rapariga que Roubava Livros", de Markus Zusak

Este livro foi, provavelmente, dos que mais recomendaram para ler. Ouvia "Este é o livro da minha vida!" ou "É o melhor livro de sempre!" Daí estar com altas expectativas quando o comecei a ler.

Posso dizer que a minha relação com este livro foi: "primeiro estranha-se, depois entranha-se". Foi uma leitura lenta, com alguma estranheza inicial. Contudo, com o desenrolar da história fui gostando cada vez mais de o ler.

Não há dúvida que se trata de um excelente livro, com uma história tocante. Contudo, tenho a noção que não o li na melhor altura. Gostei, mas não como estava à espera. Sei que sou das poucas pessoas a ter esta opinião, mas não achei o livro fascinante e deslumbrante. Foi bonito. Gostei. Apenas isso.

Classificação:
3/5 - Bom

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

{Opinião - Leituras antigas} "Dentro do Segredo", de José Luís Peixoto

As leituras do mês de Dezembro estão a ser um pouco lentas. Como tal, decidi, durante este mês, publicar opiniões de livros lidos anteriores à criação do blogue. São, essencialmente, leituras que ocorreram durante este ano de 2014 mas, também, de 2013. 

A opinião que trago hoje é sobre o livro Dentro do Segredo, de José Luís Peixoto. Após ter lido o livro Morreste-me do mesmo autor (opinião aqui), resolvi que tinha de ler mais livros de José Luís Peixoto.

Este livro está inserido no género literatura de viagens, o qual gosto bastante. O autor, em Abril de 2012, viaja até à Coreia do Norte com o principal intuito de assistir às comemorações do centenário do nascimento de Kim Il-sung, em Pyongyang. Contudo, também participou numa viagem autorizada pelo próprio governo, tendo passado por lugares históricos e por cidades que há muitos anos não recebiam turistas estrangeiros. 

Este livro é surpreendente a cada momento. Ficamos a conhecer alguns factos  que nos fazem pensar sobre esta sociedade, considerada a mais fechada do mundo. Dei por mim a imaginar como seria viver neste país afastado do resto do mundo, a nível de pensamento e de ideologias.

Adorei este livro por muitas razões. Pela escrita do autor, tão fluída e fácil de ler. Pelas inúmeras aventuras pelas quais o autor passa e nos descreve, fazendo-nos sentir que estamos na sua companhia. Mas, também, pela confirmação de que é através das viagens que realmente ficamos a conhecer outras culturas. Estar presente, cheirar, olhar, viver! E, claro está, muitas vezes, saber valorizar o nosso próprio país. 

Classificação:
5/5 - Excelente