quinta-feira, 13 de novembro de 2014

{Opinião} "Nunca me Esqueças", de Lesley Pearse

Comprei este livro há uns anos na Feira do Livro de Lisboa sem conhecer nada da autora Lesley Pearse. Confesso que estive por várias vezes para pegar nele, mas nunca me apeteceu. Como ando na tarefa de ler os livros "não lidos" da minha estante lá resolvi lê-lo. E não me arrependi. 

Este livro é baseado numa história verídica e retrata a história de Mary, nos finais do séc. XVIII, na Cornualha. É um livro sobre a construção do amor e sobre as condições desumanas que se viviam na altura. 

Esta história de vida marcou-me pela trágica vida de sofrimento de Mary. Sem querer dar spoilers, Mary, é uma jovem determinada, corajosa, preocupada com os outros, que ao longo da história luta pela sua sobrevivência. 

Contudo é um livro com altos e baixos, com partes bem conseguidas e outras menos bem conseguidas e com uma capa completamente desadequada da história em questão. Colocando de parte alguns destes pormenores esta história fez-me reflectir. Fiquei a pensar em como as nossas decisões alteram o nosso percurso da vida. Como estaria se tivesse feito isto ou aquilo? Como seria a minha vida? Estaria a viver no mesmo sítio? Com o mesmo círculo de amigos e familiares? Não sei. E não quero saber. O que importa é viver o presente, o que vivemos neste momento e não o que se poderia ter passado se tivesse feito isto ou aquilo. Viver o presente, mas com os olhos no futuro. Foi de facto uma boa leitura. Leiam!

Classificação:
4/5 - Muito Bom

6 comentários:

  1. Li este livro há uns anos e foi uma óptima surpresa. Aliás, este é daqueles livros em que a capa engana e nos faz lembrar um romance lamechas, quando na verdade estamos perante um romance histórico. E foi daqueles livros que comprei e li precisamente por ser um romance histórico ;)
    Concordo contigo =)

    ResponderEliminar
  2. Sim! É isso mesmo! Aliás essa era uma das razões pelas quais andava a adiar a leitura há anos! Tanto o título como a sinopse são um pouco enganadoras. Este foi umas das agradáveis surpresas! :)

    ResponderEliminar
  3. Olá,

    Nunca li nada desta escritora, mas tenho mesmo que experimentar, sem duvida :)

    bjs

    ResponderEliminar
  4. Ando à meses para comprar livros desta autora, mas ainda não encontrei uma promoção que o justificasse, tenho de ir procurar na minha biblioteca municipal...

    Já li tanto bem como mal, estou ansiosa por tirar as minhas próprias conclusões, mas se começar conto começar por outro livro dela "Perdoa-me" ou "Segue o Coração" ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu comprei este livro há alguns anos na Feira do Livro de Lisboa. E tinha-o na estante já desde essa altura! Não estava com muita vontade de o ler, mas acabei por gostar bastante.

      Espero que os outros correspondam!

      Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar