terça-feira, 16 de dezembro de 2014

{Opinião} "Quando a Neve Cai", de John Green, Mauren Johnson e Lauren Myracle

Este livro foi o escolhido para a primeira parte da Leitura Conjunta Natalícia (ver post aqui). Era um livro muito esperado e com boas críticas, logo estava muito ansiosa para o ler.

Contudo, como aconteceu com a leitura anterior (ver post aqui), foi uma autêntica desilusão. Que me desculpem os fãs deste livro e as pessoas que estão ansiosas para ler este livro, mas de facto não gostei muito.

Este livro tem como cenário uma cidade dos Estados Unidos da América que foi isolada por uma das maiores tempestades dos últimos cinquenta anos. Junta três histórias cujo o destino das personagens irão cruzar-se, no que pretendia ser um romance divertido. 

Na minha opinião, e não querendo revelar muito, não é de todo um livro brilhante, com histórias um pouco irrealistas, com finais muito previsíveis e até um pouco forçados. Quanto às personagens deixa muito a desejar, embora umas estejam mais bem estruturadas do que outras. 

É certo que a escrita é muito acessível e fluída. Percebo até o "ambiente natalício" que se pretendia mostrar, mas faltou algo. 

Posso dizer que estava à espera de muito mais, pois nunca tinha lido nada destes três autores. E tinha alguma curiosidade com a escrita de John Green. É certo que não o vou já excluir da minha lista, mas o começo não foi o melhor. 

O que mais gostei foi de facto esta experiência da leitura conjunta! Permitiu-me trocar opiniões do livro com outras pessoas e perceber as suas perspectivas e conclusões sobre as histórias. Gostei muito. Uma experiência a repetir!

A segunda parte da Leitura Conjunta já está a decorrer e será uma escolha livre, dentro do tema Natal. A minha escolha recaiu sobre livro Landline (ainda não editado em Portugal), de Rainbow Rowell. A opinião deste livro sairá em breve aqui no blogue. 

Classificação:
2/5 - Razoável/Interessante

11 comentários:

  1. Ois,

    Um comentário sincero e que reflete a tua opinião, está excelente :)

    Sem duvida que as leituras conjuntas são experiências muito fixes, conto participar numa já em janeiro :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  2. Obrigada fiacha.

    Era de facto um livro que ansiava muito ler. Até porque tinha ouvido falar muito bem nele. Enfim...uma desilusão, mas valeu a pena pela experiência. Essa foi excelente! Espero fazer mais vezes!

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
  3. Olá Isaura!

    Tal como tu, também tenho curiosidade com a escita do John Green. Mas ainda não tive oportunidade de ler nada dele. Um dia lá chegarei, de certeza.
    Calculo que também não seja fácil escrever uma história em conjunto com mais autores e isso deve acabar por se reflectir na qualidade do livro. Talvez seja o que aconteceu neste caso...

    Quanto ao Landline, não te quero assustar, mas nos ultimos dias tenho visto algumas críticas menos boas. Já viste o blog da Neuza, o Mil Folhas, por exemplo? As opiniões que tenho visto não me deixaram com vontade de ler o livro. Mas quem sabe se depois de ler a tua opinião, eu não mudo de ideias?

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  4. Olá Sofia,
    Sim estava muito ansiosa e depois veio a desilusão. Eu pensei nisso, de ter três autores diferentes para cada história e pensei se iria correr bem. Dei-lhe uma oportunidade.
    Quanto ao Landline conheço o blogue da Neuza e percebi que ela colocou lá uma opinião sobre o livro, mas não quis ler já. Mas não me admira. Já estou quase a acabar e não está a ser nada de especial. Mais uma desilusão provavelmente! Este mês tenho tido más leituras :)

    Obrigada.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Neuza não fez spoilers, que me lembre. A Cata, do páginas encadernadas fez alguns, mas ela avisou antes de começar a falar. Quando terminares a leitura vai lá ver o que elas dizem. De certeza que te ajuda a formular melhor uma opinião sobre o livro. Mas ainda não encontrei nenhuma positiva a esse livro.

      Quanto à parcerias, ainda só encontrei duas que achei realmente bem conseguidas:

      Criaturas Maravilhosas, de Kami Garcia
      O Hipnotista, Lars Kepler

      Mas ainda só li o primeiro livro das sagas em ambos os casos, por isso não sei se a qualidade dos seguintes se matém. Mas pronto, pela experiencia da leitura conjunta já vale a pena. Também participei numa em Novembro e adorei a experiência e o contacto com outros leitores. Ajudou o livro ser bom, claro. Para a próxima há-de correr melhor, de certeza.

      bjnhos

      Eliminar
  5. Sim, eu vou ver quando acabar. Está quase :)

    Sim, gostei imenso da leitura conjunta. Conhecer outras pessoas e poder partilhar pormenores do livro com outras pessoas. Nunca tinha feito e gostei imenso! Gostav de ter outra oportunidade durante o próximo ano!
    Espero que sim :)

    Obrigada.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
  6. Olá Vanda,

    Claro,não há nada como ler para tirar as próprias conclusões!
    O que é bom para uma pessoa não é para outra. É muito relativo. Mas força na leitura.

    E obrigada.

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
  7. Pois é Isa, muitas expectativas com o livro e principalmente com John Green... mas valeu pela experiência da leitura conjunta =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,

      Sim...um livro um pouco fraquinho. Mas adorei a experiência!!! :))

      Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar
    2. Olá Isa,
      Vou mesmo deixar este livro para perto do Natal.
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
    3. Olá Carla,
      Sim é uma leitura mais natalícia :)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar