quarta-feira, 25 de março de 2015

{Opinião} "A Estrela de Gonçalo Enes", de Rosa Lobato Faria

Este livro foi a minha estreia com a autora Rosa Lobato de Faria. Uma história leve com as personagens reais da História de Portugal, Gonçalo Enes e Pero de Évora. 

Depois de uma existência aventurosa em terras de África, encontraram as grutas de Tassili N'Ajjer, que só foram redescobertas nos Séc. XIX.

O enredo é ficcionado, contudo esta história é baseada em apontamentos de uma pesquisa previamente feia pela autora.

Estava bastante ansiosa para ler algo de Rosa Lobato Faria. Mas este livro "não me encheu as medidas". É um livro leve, descontraído e, muitas vezes divertido. Gostei imenso da escrita da autora. Tem personagens muito interessantes e pitorescas. Mas esperava mais da história. Fiquei com a sensação de que faltava qualquer coisa. Gostaria que a autora tivesse desenvolvido mais a história. Soube-me a pouco e, principalmente, queria outro final! 

Mas foi a escrita da autora, como já disse, que mais me encantou. E é isso que me faz ter vontade de ler mais livros dela. Quero acertar!!


Nota: vou incluir esta leitura no desafio literário "Vamos Doar um Jardim ao Sol", para a categoria "um livro com um nome especial na capa". Gonçalo para mim será sempre especial. 


Classificação:
3/5 - Bom

6 comentários:

  1. Olá Isa,
    O ano passado também me estreei com a autora, tendo lido o Vento Suão (o último romance que escreveu e ficou incompleto) e A Trança de Inês. Tal como tu, gostei da escrita mas em termos de história também fiquei com a sensação de "saber a pouco".
    Talvez volte a ler outro livro da autora, mas nem sei bem qual.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,

      Sim, a escrita da autora de facto é boa. Mas a história não me encantou assim tanto. Foi, até certo ponto divertida, mas como disse soube a pouco. Mas quero ler mais livros dela.

      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  2. Também gosto da escrita da saudosa Rosa Lobato Faria. Li "As Esquinas do Tempo" e gostei bastante. Este não conhecia. Obrigada pela partilha. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,

      Nunca tinha lido nada da Rosa Lobato de Faria e gostei imenso da sua escrita. Mas esta história não me cativou como estava à espera. Quero ler mais livros da autora. Acho que vou gostar.

      Obrigada pelo comentário.

      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  3. Viva,

    Não tenho ideia de ter lido algo da escritora, mas temos tanta coisa por ler que nem sabemos por onde nos virar, mas fazes bem em ler escritores nacionais :)

    Quem sabe um dia experimente, mas não por este parece-me :D

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Sim há tantos livros que por vezes não sabemos o que ler :) mas ainda bem que temos opções :)

      Eu quero ler mais livros da autora, mas vou investigar primeiro :)

      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar