segunda-feira, 13 de abril de 2015

{Opinião} "Rebecca", de Daphne du Maurier

Iniciei esta leitura para o desafio literário "Vamos doar um jardim ao sol", na categoria "livro que uma amiga blogger me tenha recomendado". Que me recomendou este livro foi a Tita, do Prazer das Coisas. E confesso, que se não fosse ela, ainda hoje não o tinha lido. Já o tinha visto em alguns blogues, mas nunca me chamou a atenção. Sempre me passou um pouco ao lado.

A história é narrada por uma jovem humilde e dama de companhia. Esta jovem conhece Maxim de Winter, apaixona-se e vão viver para a misteriosa mansão de Manderley, após uma lua-de-mel em França e Itália. Sonhava com uma vida maravilhosa junto do seu novo marido. Contudo, descobre que a memória de Rebecca, a falecida esposa do seu marido, ainda se encontrava viva na mansão e no pensamento de todos. Rapidamente se apercebe que Rebecca era tudo que ela nunca será. 

Não vou contar mais da história, pois teria que entrar em pormenores, que fazem muito mais sentido ao lermos a história. 

Este livro é brilhante, absolutamente fabuloso. Confesso que mesmo no início da leitura pensei que iria ser uma história normal, super banal. Não foi, de todo! De repente fico agarrada a este livro até o terminar.

Daphne de Maurier, se o livro Pousada da Jamaica, for tão bom quanto este, tonar-se-á numa das minhas escritoras favoritas. Esta autora tem uma capacidade brilhante de criar personagens fabulosas, riquíssimas, capazes de nos surpreender a qualquer momento da história. Sem nunca suspeitarmos! O enredo é fantástico, capaz de nos envolver de uma forma arrebatadora. Assim como a escrita da autora. Profunda, misteriosa, mas no fundo simples. 

Esta leitura, de facto, deixou-me sem palavras. É por isto que gosto de ler. Por livros que me marcam, que me apaixonam e que me deixam a pensar durante dias e dias. Tanto que demorei bastante tempo para fazer esta opinião, que fica muito aquém do que o livro é e transmite.

Peço a todos que leiam este livro (caso ainda não o tenham feito) pois não se vão arrepender. É uma leitura fabulosa. 

Felizmente temos amigas que nos recomendam bons livros. Excelentes livros! Por isso, obrigada Tita! É por isso que estou cada vez mais a gostar deste mundo. Descubro livros e autores que de outra forma não conheceria.

Boas leituras!


Classificação:
5/5 - Excelente

21 comentários:

  1. Olá!
    Também já estive com este livro nas mãos e nunca me cativou. Mas a tua opinião deixou-me em pulgas! Já o quero o ler! Diz-me só uma coisa - não é muito de fantasmas e assim, pois não? É que sou um pouco "desconfiada" e crédula!
    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,

      Bem-vinda!!
      Não hesites!! Lê!! É maravilhoso. Eu também achava isso e só o li por causa do desafio e adorei.
      Não! Está descansada. Eu não gosto, nem leio livros de fantasmas ou terror!
      Espero que gostes. Depois vou querer saber a tua opinião :)

      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  2. Um dos meus preferidos de sempre. É um livro notável a todos os níveis, começando pela escrita e terminando no enredo. Eu li-o completamente às escuras e talvez por isso fiquei ainda mais fascinada. Ainda bem que gostaste ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Célia,

      Amei!! Mesmo!! Sem palavras. Se não fosse pelo desafio passava-me completamente ao lado. E também não li muitas opiniões do livro. Gosto de ser surpreendida. E este, sem dúvida, surpreendeu e muito!! Era bm que fossem todos assim ;)

      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  3. Olá :)

    Ainda bem que gostaste tanto, fiquei curiosa :)

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,

      Sim, adorei. Lê, que acho que não te vais arrepender ;)

      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  4. Ois,

    Já tinha lido muitos comentários semelhantes, este é mais um daqueles livros que tenho mesmo que ler :)

    Bjs, boas leituras e boa semana ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,

      Sim!! Tens mesmo, mesmo, mesmo de ler!!! è muito bom!! :))

      Boa semana também para ti.

      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  5. Olá!

    Obrigada :)

    Vou já espreitar.

    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
  6. Olá Isa,
    Já sabes que o sugeri por ser um dos meus livros preferidos de sempre <3 e portanto fico mesmo muito contente por teres adorado o Rebecca!
    Já li vários livros da Daphne, incluindo a Pousada da Jamaica, mas não me apaixonei por nenhum deles como me apaixonei por Rebecca (talvez por ter sido o primeiro livro que li da autora). De qualquer modo, se gostaste do tipo de escrita e de ambiente criado, acho que é sempre bom experimentar mais ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,

      É verdade, adorei! Muito obrigada pela recomendação. E sim vou ler mais livros da autora, decididamente. Mesmo que não goste tanto, acho que vale a pena.

      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  7. Já ouvi falar muito bem do Rebecca :) Está na minha TBR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!!!

      Eu só o li porque me recomendaram. E não me arrependi. Espero que gostes. Depois vou querer saber a tua opinião ;)

      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  8. Oi, Isaura!

    Nunca li o livro mas vi há uns meses a a adaptação numa mini-série da BBC (com o Charles Dance) e adorei. Dá para compreender o fascínio e as inúmeras referências a esta obra; já tenho esta autora em espera há muito tempo, tempo demais, aliás. ;)

    Fica bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Se gostaste da série vais gostar do livro de certeza. É um livro fantástico. Não esperes mais!!

      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  9. Já tinha ouvido falar da Pousada da Jamaica, embora nunca o tenha lido. Este é de facto uma novidade, nem me lembro de ter ouvido este título algures.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cláudia,

      Também já ouvi falar da Pousada da Jamaica, mas nunca li. Mas vou ler de certeza! Adorei a escrita da autora. Se puderes lê.

      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar