terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Opinião | "Auschwitz - Um dia de cada vez", de Esther Mucznik



Nome: Auschwitz - Um dia de cada vez
Autor(a): Esther Mucznik
Editora: A Esfera dos Livros
Edição: 2015
N.º Páginas: 336 páginas




Sinopse:
«Um companheiro de Auschwitz pergunta a Primo Levi por que motivo já não se preocupa com a higiene. Ele responde simplesmente: "Para quê, se daqui a meia hora estarei de novo a trabalhar com sacos de carvão?" É desse companheiro que recebe a primeira e talvez principal lição de sobrevivência: "Lavarmo-nos é reagir, é não deixar que nos reduzam a animais; é lutar para viver, para poder contar, para testemunhar; é manter a última faculdade do ser humano: a faculdade de negar o nosso consentimento".» 
A capacidade de sobrevivência do ser humano é notável e, por mais terrível que fosse a existência em Auschwitz, todos os dias se lutava para sobreviver apesar de a morte estar ao virar de cada esquina. O campo de concentração de Auschwitz é sinónimo do mal absoluto preconizado pelo nazismo. Foi ali que judeus e ciganos serviram de cobaias às diabólicas experiências médicas, que acima de um milhão de seres humanos foram gaseados e que mais de 200 mil homens, mulheres e crianças morreram de fome, frio e doença, de exaustão e brutalidade, ou simplesmente de solidão e desesperança. No entanto muitos presos resistiam à total desumanização esforçando-se por manter alguma dignidade. Cuidar da higiene, ler, escrever, desenhar, ajudar alguém a sobreviver ou até a morrer eram actos que atribuíam condição humana a quem parecia ter desistido de viver. Esther Mucznik, autora dos livros Grácia Nasi e Portugueses no Holocausto, dá-nos a conhecer o dia-a-dia de Auschwitz através das vozes daqueles que ali acabaram por perecer e dos seus carrascos, do insuportável silêncio das crianças massacradas, das mulheres e homens violentados em bárbaras experiências médicas, mas também através dos relatos daqueles que sobreviveram para contar e manter viva a memória do horror da máquina de morte nazi. Para que ninguém possa alguma vez esquecer.





Opinião:
Um dia de cada vez. Era como se vivia (ou sobrevivia) em Auschwitz. A autora apresenta-nos testemunhos impressionantes de sobreviventes e familiares de pessoas que passaram por todo este horror. 

É um livro de não-ficção com incríveis factos históricos. Um livro muito bem documentando, onde muitas das vezes os textos são acompanhados por fotos que ajuda o leitor a "interiorizar" tudo o que está a ler. 

Este é um livro duro...muito duro de se ler. Mas necessário! Cheguei ao final desta leitura triste e assoberbada por tudo aquilo que acabava de ler. São relatos duros de ler, mas não os podemos esquecer, para que nunca se voltem e repetir atrocidades como estas.


Classificação:
4/5 - Gostei muito


Nota: Este livro foi-me disponibilizado pela editora A Esfera dos Livros em troca de uma opinião honesta.




Nota: Esta leitura está incluída no Desafio Literário "Leituras do Holocausto"



8 comentários:

  1. Olá, Isaura!
    Tenho um fascínio quase doentio por tudo que se relaciona com a Segunda Grande Guerra e sobretudo com Auschwitz. Não consigo, por muito que me doa, deixar de interessar-me pelas atrocidades aí cometidas. Por isso, não me importaria nada de ler estas memórias, ainda mais por causa do que tu dizes. Quem sabe, brevemente?...
    Beijinhos e muito boas leituras como esta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,
      Também gosto muito de ler sobre o tema para conhecer melhor a história. Estou a aprender muito com este desafio.
      Embora seja um livro duro, recomendo vivamente.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Isa,
    Também ando a ler um livro muito duro sobre o Holocausto e tenho que o ir intercalando com outros livros.
    E este também parece ser muito interessante.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,
      Sim é um tema muito duro. Já estou a sentir esse peso.
      Acho que vou precisar de outro tipo de leituras em fevereiro.
      Acho que fazes bem.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Viva,

    Sem duvida que mesmo que seja duro e cruel é bom termos a noção o que muita gente passou em determinado momento da nossa historia, sempre importante para não se repetir.

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,
      Sim é incrivel saber certas e determinadas coisas que realmente aconteceram. Pensar que o ser humano é capaz de fazer certas coisas...mito cruel.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  4. Olá,
    Apesar de parecer ser um livro mais duro, acredito que seja um livro muito bom de se ler, principalmente pelo facto de retratar as cenas que retrata. :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Sim é verdade. Como é um livro de não-ficção sabemos que o que a autora retrata aconteceu mesmo. Chega a ser cruel e arrepiante.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar