quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

O Livro da Minha Vida # 2


O "Livro da Minha Vida" de hoje é da Sara Rocha, de Santarém. A Sara sugere-nos um livro de uma autor português, de pequeno tamanho, mas grande na sua mensagem.

Obrigada Sara!




Nome: Sara Rocha
Idade: 27 anos
Localidade: Santarém
Profissão: Pediatra

Livro da Minha Vida: No Teu Deserto, de Miguel de Sousa Tavares


"Há personagens que me “agarram” do início ao fim, há histórias que gostaria de ter vivido, um livro ou outro que me fez chorar. Mas nunca nenhum livro se identificou tanto comigo, até hoje. Ou vice-versa.
A simplicidade, a leveza das palavras, as linhas que se “fundem” comigo, que valorizam das coisas que mais aprecio na vida: o silêncio. E o silêncio do deserto, essa paz absoluta, esse bichinho que se me entranhou. E fui! Uma noite no deserto, com o mais puro silêncio, o céu mais maravilhoso que alguma vez vi, uma paz sem explicação. Este livro fez-me sair do lugar, literalmente, viver uma experiência única e guardar das melhores memórias, daquelas que não cabem em papel ou fotografia.
Foram precisas apenas 128 páginas… A prova de que os livros também não se medem ao palmos.


 «Não precisas de falar só porque vamos calados. A coisa mais difícil e mais bonita de partilhar entre duas pessoas é o silêncio.»"


Ficha Técnica


Nome: No Teu Deserto
Autor(a): Miguel Sousa Tavares
Editora: Oficina do Livro
Edição: 2009
N.º Páginas: 128 páginas

Excerto:
«Éramos donos do que víamos: até onde o olhar alcançava, era tudo nosso. E tínhamos um deserto inteiro para olhar.»
«Ali estavas tu, então, tão nova que parecias irreal, tão feliz que era quase impossível de imaginar. Ali estavas tu, exactamente como te tinha conhecido. E o que era extraordinário é que, olhando-te, dei-me conta de que não tinhas mudado nada, nestes vinte anos: como nunca mais te vi, ficaste assim para sempre, com aquela idade, com aquela felicidade, suspensa, eterna, desde o instante em que te apontei a minha Nikon e tu ficaste exposta, sem defesa, sem segredos, sem dissimulação alguma.»
«Parecia-me que já tínhamos vivido um bocado de vida imenso e tão forte que era só nosso e nós mesmos não falávamos disso, mas sentíamo-lo em silêncio: era como se o segredo que guardávamos fosse a própria partilha dessa sensação. E que qualquer frase, qualquer palavra, se arriscaria a quebrar esse sortilégio.»
«Eu sei que ela se lembra, sei que foi feliz então, como eu fui. Mas deve achar que eu me esqueci, que me fechei no meu silêncio, que me zanguei com o seu último desaparecimento, que vivo amuado com ela, desde então. Não é verdade, Cláudia. Vê como eu me lembro, vê se não foram assim, passo por passo, aqueles quatro dias que demorámos até chegar juntos ao deserto.»


Boas leituras!

10 comentários:

  1. Olá Isa,
    Já li alguns livros do autor mas nunca este, tenho que lhe dar uma oportunidade.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,
      Eu por caso ainda só li mesmo este que a Sara recomendou e gostei. Lê-se muito bem. Mas também tenho o Equador para ler.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Obrigada eu pelo convite :) um grande beijinho

    ResponderEliminar
  3. Olá,
    Eu li este livro e realmente gostei muito, tem partes que nos ficam definitivamente na memória. Quando estava a ler parecia que via as imagens a desenrolar à minha frente.
    Boa escolha a da Sara.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla,
      Sim é de facto um livro interessante. A Sara fez mesmo uma boa escolha.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  4. Olá,
    Este é um autor português do qual ainda não li nada, mas gostava muito. Já leste alguma coisa do autor? :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Por acaso não coloquei no post mas já li este livro. E gostei bastante, por isso fiquei muito contente com esta recomendação da Sara. Mas ainda só li este.
      Mas tenho o Equador para ler.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  5. Olá
    Tenho mesmo de ler algo deste autor :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Eu também ainda só li este livro do autor e gostei bastante.
      Também tenho que ler mais livros do autor.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar