quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Opinião | "Mulheres que lêem são perigosas", de Stefan Bollmann



Nome: Mulheres que lêem são perigosas
Autor(a): Stefan Bollmann
Editora: Quetzal
Edição: 2007
N.º Páginas: 150 páginas





Sinopse:
A história das mulheres que lêem encontra-se patente na pintura e na fotografia. O motivo da mulher que lê fascinou artistas ao longo de todas as épocas. No entanto, até ser permitido às mulheres ler aquilo que elas bem quisessem, passar-se-iam bastantes séculos. Primeiro que tudo deveriam bordar, rezar, tratar das crianças e cozinhar. Contudo, no preciso momento em que se aperceberam da leitura como uma possibilidade de trocar o estreito mundo do lar pelo ilimitado universo das ideias, da fantasia, mas também do conhecimento, passaram a constituir uma ameaça. As mulheres que liam podiam através da leitura adquirir conhecimentos e experiências que não lhes eram originalmente destinados. Este empolgante capítulo da história da leitura feminina é tratado por Stefan Bollmann com um olhar atento ao pormenor. Conduz-nos numa viagem desde a Idade Média até ao presente, pertencendo a maioria dos motivos apresentados aos séculos XIX e XX. As pinturas, fotografias e desenhos escolhidos para este livro são apresentados e acompanhados de breves textos. 



Opinião:
Descobri este livro na biblioteca e confesso que foi o seu título que me despertou a minha atenção. Um livro em que afirma (no seu título) que as mulheres leitoras são perigosas foi algo que não pude deixar de passar ao lado.  

Este é um livro de não-ficção que mostra, através da arte, a relação da mulher com os livros, ao longo dos séculos. O livro é divido por várias partes, em que o prefácio é-nos contextualizado, a nível histórico, a relação da mulher com a leitura. Todas as outras partes do livro são preenchidas com imagens dos quadros lindíssimos, de pintores conceituados, em que a mulher o livros são os protagonistas principais. O autora faz uma desconstrução interessante sobre cada quadro e sobre a importância do livro para a mulher.

É um livro fantástico, mas que soube a pouco. Queria mais explicações a nível histórico sobre a importância do livro para a mulher e as mudanças que isso trouxe, mas também nas desconstruções das obras de arte.

Contudo, foi um leitura muito boa e sobretudo diferente que gostei muito.

Classificação:
4/5 - Gostei muito



7 comentários:

  1. Olá,
    Este livro tem um título bem peculiar que nos suscita logo alguma curiosidade, é pena que te tenha sabido a pouco. Ainda assim tenho a certeza que é um excelente livro a ser lido, principalmente devido à questão que aborda. :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Foi uma boa surpresa este livro. E estava a gostar tanto que queria mais. Recomendo.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. O título atrai (e muito), e a princípio pensei que seria um livro literário, alguma espécie de livro de época, romance ou distopia, mas quando fui lendo a sua resenha, fui entendendo melhor. Não perdi o interesse pela obra, apesar de ter achado que faz uma contextualização bem introdutória. Gostei da resenha!

    http://loucura-por-leituras.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lethycia,
      Obrigada pelo comentário.
      Este é um livro ilustrado, funciona como um álbum sobre as mulheres e a leitura.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá Isa!
    Realmente o título é bastante interessante e chamativo =)
    E parece ser interessante.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,
      Não conhecia este livro e gostei muito. E só o título chama logo a atenção :)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  4. Boa tarde
    Eu recebi de um amigo uma página que falava desse livro, mas estou tentando comprar esse livro mas está difícil. Poderia me dizer onde eu posso compra-lo, pois a moça da capa e eu temos uma certa semelhança. Beijos.

    ResponderEliminar