segunda-feira, 11 de abril de 2016

Opinião | "Vai e Põe a Sentinela", de Harper Lee


Nome: Vai e Põe a Sentinela
Autor(a): Harper Lee
Editora: Editorial Presença
Edição: 2015
N.º Páginas: 240 páginas





Sinopse
Jean Louise Finch - Scout - a inesquecível heroína de Matar a Cotovia, regressa de Nova Iorque a Maycomb, a sua cidade natal no Alabama, para visitar o pai, Atticus. Decorre o turbulento período de meados de 1950, numa nação dividida em torno das dramáticas questões raciais.

É com este pano de fundo que Jean Louise descobre verdades perturbadoras acerca da sua família, da cidade e das pessoas de quem mais gosta. Isto leva-a a interrogar-se sobre os seus valores e princípios, e a confrontar-se com complexos problemas de ordem pessoal e política. Vai e Põe Uma Sentinela é um romance inédito de Harper Lee, cujo manuscrito se havia perdido. Descoberto em 2014, foi escrito antes de Matar A Cotovia

Apresenta-nos muitos dos personagens dessa mítica obra, agora 20 anos mais velhos. Vai e Põe Uma Sentinela é um livro magnífico, comovente e de grande fascínio, de um dos maiores vultos da ficção contemporânea.


Opinião
Correndo o risco de não entender a história parti para a leitura deste livro sem grandes expectativas. Não conhecia as personagens nem a escrita da autora.

Muito se falou nesta obra aquando do seu lançamento. Preferi afastar-me (e até porque não tinha lido Mataram a Cotovia) e apenas ler quando tivesse oportunidade.

E assim aconteceu.

Scout (como era carinhosamente tratada) cativou-me desde o início. A forma como encara a vida, como se relaciona com os outros e os problemas. A sua simplicidade e vivacidade foi algo que me encantou durante todo o livro. 

Para mim foi uma leitura como tantas outras, quando lemos um livro pela primeira vez. Daí não ter sentido a emoção e o entusiasmo que muitos sentiram.

Definitivamente vou ler Mataram a Cotovia, para conhecer melhor esta história.

4 comentários:

  1. Olá,
    Normalmente existem grandes opiniões sobre esta autora. Este livro está relacionado com o Mataram a Cotovia da mesma autora? Não sabia.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Sim está relacionado com o Mataram a Cotovia. Vou querer ler esse também :) gostei e quero conhecer melhor as personagens.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Isa,
    Eu adorei o Não matem a cotovia! E quero tanto ler este livro (já está na minha lista para ler em breve) mas tenho um bocadinho de receio de não gostar tanto :/
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,
      Pois compreendo a sensação. Demasiadas expectativas :)
      Mas olha eu sem conhecer o outro gostei deste. Dá uma oportunidade e logo vês.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar