terça-feira, 31 de maio de 2016

Opinião | "Não Há Tantos Homens Ricos como Mulheres Bonitas Que os Mereçam", de Helena Vasconcelos


Nome: Não Há Tantos Homens Ricos como Mulheres Bonitas Que os Mereçam"
Autor(a): Helena Vasconcelos
Editora: Quetzal
Edição: 2016
N.º Páginas: 312 páginas




Sinopse:
Uma resposta contemporânea aos romances e às heroínas de Jane Austen.
Helena Vasconcelos é uma profunda conhecedora da obra de Jane Austen e, neste seu primeiro romance, põe em contraponto o universo da escritora inglesa de oitocentos e o da heroína contemporânea, Ana Teresa DeWelt, jovem mulher do século XXI, que procura a felicidade, estudando incessantemente os seus indícios e ensinamentos, ainda que velados, na prosa austeniana. O papel das jovens adultas na sociedade do fim do século XVIII e início do século XIX (com os seus ritos, costumes, valores e preconceitos) não é certamente o mesmo nos dias de hoje. Muitas coisas mudaram nas sociedades e na maneira como valorizam, ou não, a mulher, mas nem tudo mudou.
Este divertido romance, cujo título foi retirado de Sensibilidade e Bom Senso, é também uma sátira de costumes e cumpre a «agenda» dos livros de Austen: debaixo da aparência de normalidade e conformidade com as regras (também literárias), observa e critica com ironia e subtileza, os meandros da família, da amizade, do interesse material, do desejo e do amor.


Opinião:
Agarrei neste livro principalmente pelo título. Apenas e somente por isso. Desconhecia o livro, a sua história, embora já conhecesse a autora.

Pensei que não podia deixar de ler um livro falasse de mulheres e descobrir a história para além das primeiras impressões.

Logo no início a autora contextualiza um pouco este romance. Um título baseado num dos romences de Jane Austen. Nunca li nenhum livro de Jane Austen, contudo nem isso me fez recuar com a sua leitura.

Já tinha visto opiniões menos positivas em relação a este livro. Embora tivesse gostado da história percebi porquê. Uma história um tanto ao quanto snob (é a minha opinião), com personagens snobs só podiam ser uma história snob. Esta foi a minha percepção no início. Contudo, a autora foi-me conquistando cada vez mais com a sua escrita e com toda a envolvência do universo na mulher quer na nossa sociedade, quer na sociedade em que vivia Jane Austen.

Gostei bastante de conhecer um pouco esta autora inglesa de quem tanto se fala, mas nunca li nada dela. Não só da sua história de vida, como também a relação de algumas histórias e personagens com a sua própria vida.

Foi uma leitura que fiz que com muito agrado e que recomendo a quem gosta de Jane Austen. Helena Vasconcelos é uma autora que vou querer acompanhar.

10 comentários:

  1. Olá Isaura!

    Muito interessada nesse livro, muito muito :)

    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Denise,
      Apesar de nunca ter lido Jane Austen gostei do livro :)
      Espero que gostes.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Isa, gosto muito dos romances de Jane Austen. Estudei a autora na faculdade e já li todos os seus livros publicados. Sendo assim, terei que arriscar e ler "esta resposta e comparação" entre as heroínas "austenianas" e a deste romance de Helena Vasconcelos. Esperemos que valha a pena!
    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,
      Olha eu por outro lado ainda não li nenhum livro da Jane Austen. Mais uma para a lista.
      Eu apesar de ter visto algumas críticas menos boas deste livro resolvi arriscar. Gostei. Não é espectacular, como disse, mas gostei.
      Espero que gostes.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá Isa,
    Realmente já li algumas opiniões menos boas do livro, mas gostei da tua opinião. Talvez o leia um dia, quando não tiver nada para ler =P
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,
      Sim no início também fiquei de pé atrás, mas resolvi arriscar e trazer o livro da biblioteca.
      Gostei, embora não o tenha achado espectacular.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  4. Olá Isaura
    Não conhecia a autora.
    Ainda bem que gostaste :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Também foi uma descoberta e gostei bastante.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  5. Olá Isaura!

    Gostei da tua opinião, vou apontar a sugestão e talvez me atreva na leitura!!

    Um beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana,
      Obrigada e se tiveres oportunidade de ler vou querer saber a tua opinião.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar