quinta-feira, 21 de julho de 2016

Opinião | "Leituras ao luar - como os livros salvaram uma vida", de Brenda Walker

Nome: Leituras ao luar - como os livros salvaram uma vida
Título Original: Reading by moonlight: how books saved a life
Autor(a): Brenda Walker
Editora: Estrela Polar | Leya
Colecção: Desenvolvimento Pessoal
Edição: 2011
N.º Páginas: 239 páginas

Classificação Goodreads: 4 estrelas



Sinopse:
Brenda Walker, escritora e professora de literatura, fala das cinco fases do seu tratamento a um cancro da mama e dos diversos autores que a ajudaram a atravessar o complicado processo de recuperação. Ao mesmo tempo que nos oferece magníficas introduções e perspectivas do trabalho de escritores como Dante, Tolstoi, Nabokov, Beckett e Dickens, Brenda mostra como o próprio processo da leitura - a entrega e depois o regresso a si - é uma metáfora do processo de cura. Lendo ao Luar guia-nos, dá-nos confiança, ilumina os lugares escuros, mostra a beleza das histórias que encontramos nos momentos de perigo e demonstra que a leitura pode ser fundamental à própria vida. 

Opinião:
Novamente um livro de não-ficção que serviu de inspiração para o tema do Desafio Pop-Up do mês de Julho no blog

Brenda Walker quando descobriu que tinha cancro da mama sentiu-se desolada. Ficou abalada, como é normal. Mas foi o amor pelos livros (e pelo seu filho) que a ajudaram a atravessar esta fase difícil. A autora partilha a sua longa jornada através de todas as etapas que passou: cirurgia, quimioterapia, radioterapia, reconstrução e sobrevivência. Nelas a Brenda fala da dor, das emoções, dos pensamentos que lhe vão povoando a mente a alma. E conta histórias de livros que a ajudaram em cada fase.

Um livro para amantes de livros onde não só é partilhado o amor pelos livros, mas como eles nos ajudam nas mais difíceis etapas da nossa vida. A terapia através da leitura é cada vez mais falada e estudada. Certamente, um tema que vou querer explorar mais no futuro, quer a nível pessoal, quer a nível profissional.

Recomendo.

2 comentários:

  1. Viva,

    Deve ser um livro bem interessante e cativante, fica registada a recomendação :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar