terça-feira, 13 de setembro de 2016

O Livro da Minha Vida # 5



Hoje é dia do segmento Livro da Minha Vida. A convidada de hoje é a Célia Marteniano, do blog Estante de Livros que sigo há muito tempo e gosto bastante. A Célia aceitou o convite do Jardim de Mil Histórias e falar de um livro que a marcou.

Um livro que ainda não li, mas que de certo será uma referência para muitos leitores. Aqui a  sua sugestão.



Nome: Célia Marteniano
Localidade: Lisboa

Livro da Minha Vida: Lord of the Rings | O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien

«Ao contrário de muitos leitores, não tenho qualquer dificuldade em escolher o livro da minha vida: The Lord of the Rings, de J.R.R. Tolkien.
Li The Lord of the Rings pela primeira vez em 2001-2002, por ocasião da estreia do primeiro filme da trilogia no cinema. Mal podia suspeitar que iria mudar para sempre a forma como encarava a literatura e que raramente iria voltar a fechar um livro e sentir que tinha mudado como pessoa.
Goste-se mais ou menos do estilo super descritivo de Tolkien, é inegável a musicalidade da sua escrita, que se concretiza na descrição do seu mundo inventado e de todas as personagens e acontecimentos que o povoam. A imaginação é notável, tal como o nível de detalhe que o autor dá a tudo o que criou na Terra Média: desde a geografia à história, passando pela natureza e pelos povos que a habitam. É tudo isto que dá credibilidade e força a este mundo e que me faz acreditar, mais do que em qualquer outro mundo fictício que li, que existe mesmo.

Não consigo deixar de me apaixonar e voltar a apaixonar, de cada vez que releio este livro, pelo amor que Tolkien demonstra pela natureza, pela vida e pelas pessoas simples, pela coragem e pela bondade e, a maior lição que tirei e continuo a tirar deste livro: não devemos julgar as pessoas com base nas aparências ou sem lhes dar oportunidade de demonstrarem um pouco mais. A tolerância e a compreensão são virtudes essenciais.»

Obrigada à Célia pela sua participação!

Boas leituras.

2 comentários:

  1. Olá,
    Apesar de gostar bastante dos filmes, os livros desta série não chamam muito por mim, mas fica a sugestão. :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Também nunca li, mas gostei muito de saber qual o livro que motivou a Célia para a leitura :)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar