quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Opinião | "Demência", de Célia Correia Loureiro


Título: Demência
Autor(a): Célia Correia Loureiro
Editora: Alfarroba Edições
N.º de Páginas: 400 páginas
Edição: 2011


Classificação:  5 estrelas



Sinopse:
No seio de uma aldeia beirã, Olímpia Vieira começa a sofrer os sintomas de uma demência que ameaça levar-lhe a memória aos poucos. A única pessoa que lhe ocorre chamar para assisti-la é a sua nora viúva, Letícia. Mas Letícia, que se faz acompanhar das duas filhas, tem um passado de sobrevivência que a levou a cometer um crime do qual apenas a justiça a absolveu.

Perante a censura dos aldeões, outrora seus vizinhos e amigos, e a confusão mental da sogra, Letícia tenta refazer-se de tudo o que perdeu e dos erros que foi obrigada a cometer por amor às
filhas. O passado é evocado quando Sebastião, amigo de infância de Olímpia, surge para ampará-la e Gabriel, protagonista da vida paralela que Letícia gostaria de ter vivido, dá um passo à frente e assume o seu papel de padrinho e protector daquelas três figuras solitárias…



Opinião:
Comecei a ler este livro e não o conseguia largar. Sempre que podia dedicava-me a ele. Era um vício. Terminei e pousei-o. Tinha que reflectir. Precisava de espaço e tempo para digerir a história. Não conseguia escrever nada. Não porque não soubesse o que dizer, mas como o fazer de um modo a incentivar a todos a lerem este livro.

Nunca tinha lido nenhum livro da autoria da Célia Correia Loureiro. Já há muito que a conhecia destas andanças do blogue. Não posso dizer que comecei tarde, pois nestas coisas da leitura vamos sempre a tempo de descobrir novos autores e novas histórias.

Um dos melhores livros que já li, quer em termos de escrita, quer na sua essência. A escrita da Célia agarra de uma forma bonita e simples. Envolve-nos na narrativa como ninguém, com a sua pureza nas palavras.

Um livro sobre o amor de mãe, as demências e como (não) lidamos elas, a vida no seu estado mais puro. Um livro que me tocou bastante, não pelo tema, mas por toda a sua envolvência.

Li, mas quero reler. Leiam-no também! Acho que não se vão arrepender.





6 comentários:

  1. Uiiiii, Isa, que opinião tão contagiosa! Quero muito ler esta obra! Quero muito ler Célia Correia Loureiro! Quero ficar "viciada" como tu e não querer largar o livro até terminá-lo!
    E vou fazer por isso! Depois partilho a opinião contigo!
    Beijinhos e mais leituras saborosas como esta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,
      Que bom que te contagiei :) Espero que gostes tanto quanto eu!
      Fico curiosa com a tua opinião :9
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Isa,
    Há muito que quero ler os livros da Célia, até porque já li os dois contos da autora e adorei.
    Ainda me deixaste com mais vontade de os ler =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,
      Sim eu adorei este livro. Quero muito ler mais livros da Célia :) acho que vais gostar muito!
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá,
    Nunca li nada da autora, mas é uma das autoras nacionais que quero muito ler. Li entretanto só um conto dela, Cinzas e neve, do qual gostei mesmo muito. De todos os seus livros, o editado recentemente é aquele que me causa mais curiosidade. :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Eu nunca tinha lido nada da Célia e adorei. Quero ler mais :)
      Espero que gostes.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar