terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Opinião | "Dieta à Sua Medida", de Maria João Ibérico Nogueira + Desafio


Título: Dieta à Sua Medida
Autor(a): Maria João Ibérico Nogueira
Editora: Chá das Cinco
N.º de Páginas: 224 páginas
Edição: 2017

Classificação:  5 estrelas



Sinopse:
Procura neste livro mais uma dieta milagrosa, com um slogan "perca 10kg, em 10 dias, sem esforço"? Pois bem, se é esse o caso, esta não é a sua dieta pois o que procura não existe. Há vários anos a trabalhar em clínica privada, a nutricionista Maria João Ibérico Nogueira sabe que a única dieta que funciona é aquela que as pessoas conseguem cumprir. Dieta à sua Medida oferece 4 registos alimentares diferentes para alternar durante 1 mês: 
• Dieta vegetariana 
• Dieta sem lactose e sem glúten 
• Dieta hiperproteica 
• Dieta mediterrânica Através desta experiência você vai descobrir qual a dieta perfeita para o seu corpo, ou se o melhor é uma combinação de registos alimentares diferentes. 

Porque o mais difícil não é começar uma dieta, é mantê-la durante o tempo necessário para atingir os seus objetivos. E, depois de os atingir, é preciso saber manter o peso ideal. Para facilitar o seu trabalho, a autora sugere receitas semanais simples e saborosas que garantem que a alimentação vai continuar a ser um dos grandes prazeres da vida.




Opinião:

Por norma não gosto de livros de dietas. Contêm promessas irrealistas e receitas que estão fora do daquilo que habitualmente consumo. Por vezes com explicações chatas sobre as calorias de cada alimento e todas as teorias à volta do mesmo.

O livro que vos trago hoje é diferente de tudo isso. Como o próprio título indica é uma dieta à sua medida. A autora apresenta-nos 4 tipos de dietas, que podemos alternar durante um mês: dieta vegetariana, dieta sem lactose e sem glúten, dieta hiperproteica e dieta mediterrânea. Cada dieta tem receitas e planos alimentares diários específicos. E para facilitar a organização a autora apresenta, no início de cada dieta, uma lista de compras necessárias para essa semana. Evita o desperdício e promove a organização e planeamento.

Todos somos diferentes. Necessitamos de planos alimentares diferentes, adaptados, mas sobretudo saudáveis e saborosos. O terror das dietas é a fome e o sabor. E este livro vem combater esse estereótipo. Podemos comer de forma saudável com muito sabor. 

De entre todas as dietas a autora sugere-nos receitas como: empadão vegetariano, lombo de porco assado com cenoura e couve-coração, bifes de peru com cogumelos, espargos e alho-francês, caril de camarão com cenoura, bróculos e courgette, empadão de couve-flôr e carne picada, pão de banana, panquecas de banana e aveia... e podia continuar.

Durante o mês irei confeccionar algumas receitas e publicar a opinião no blogue e no Instagram e facebook. E vou lançar um desafio a todos vós. Juntem-se a mim! Adquiram este livro, vamos confeccionar estas receitas e partilhar nos blogues, instagram, facebook. Porque o melhor de tudo isto é a partilha de uma alimentação saudável para todos nós. 

Quem quer participar?  

Nota:
Este livro foi-me disponibilizado pela editora Chá das Cinco, chancela da Editora Saída de Emergência em troca de uma opinião honesta. Para mais informações sobre o livro ver aqui


8 comentários:

  1. Olá, Isaura,

    Olha, realmente parece ser um livro diferente :D eu evito ao máximo pensar sobre o assunto porque sempre que penso em fazer dieta, mais depressa caio em tentação. Ainda assim, já deixei de fazer fritos em casa, mas gostava de ter mais dicas...
    Vou pensar em adquiri-lo, vou...

    Bejinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Su,
      Eu sou igual e por isso odeio dietas. Porque penso que vou passar fome. Gostei muitos das sugestões que a autora dá.
      Faz isso e depois partilhamos receitas e opiniões :)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Isa,
    Curiosa para ver os teus pratos e saber a tua opinião =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,
      Espero conseguir convencer-te a partilharmos esta experiência ;)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá Isaura
    Tenho tentado adotar uma alimentação saudável e gosto muito destes livros que são realistas.
    Infelizmente não vou poder adquirir o livro, mas vou ficar atenta às tuas partilhas :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Sim é verdade. Os livros deste género tem que ser realista. Senão acabamos por nunca cumprir nada.
      Obrigada :)
      beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  4. Olá,
    Por acaso tenho imensa curiosidade em ler este livro porque ouvi a autora dar uma entrevista na televisão e a falar sobre o seu livro e fiquei bastante interessada, parece ter mesmo um formato diferente e realista como se pede que estes livros sejam. :)
    Vou querer acompanhar as tuas receitas no blogue!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Sim também gostei por isso. Tem receitas normais e muito saborosas. Estou a colocar alguns resultados no Instagram. Da lá um saltinho. O resultado e balanço final faço aqui no blogue.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar