segunda-feira, 10 de abril de 2017

Opinião | "Rapariga em Guerra", de Sara Nović


Título: Rapariga em Guerra
Autor(a): Sara Nović
Editora: Editora Minoauro
N.º de Páginas: 236 páginas
Edição: 2017
Temática/Género: Literatura/Romance

Classificação: 4 estrelas


Sinopse:
Uma saga de guerra, um relato da passagem à idade adulta, uma história de amor e de memória, Rapariga em Guerra percorre todas estas facetas e revela-se um romance de estreia ao mesmo tempo perturbador e cheio de esperança, escrito com a força da verdade.


Zagreb, 1991. Ana Jurić é uma menina de dez anos com um espírito descontraído, que vive com a sua família na capital da Croácia. Mas, nesse ano, a Jugoslávia é abalada pela guerra civil, destruindo a infância idílica de Ana. A paz do dia a dia é manchada pelo racionamento, pelos constantes raids aéreos e os jogos de futebol são substituídos pelo fogo das armas. Os vizinhos começam a desconfiar uns dos outros e a sensação de segurança começa a desvanecer-se. Quando a guerra lhe bate à porta, Ana tem de encontrar um novo caminho num mundo perigoso.

Nova Iorque, 2001. Ana é agora uma estudante universitária em Manhattan. Apesar de todas as tentativas para deixar o passado para trás, não consegue escapar às recordações de guerra e aos segredos que guarda até dos que lhe são mais próximos. Perseguida pelos acontecimentos que lhe roubaram a família para sempre, regressa à Croácia depois de uma década de ausência, na esperança de fazer as pazes com o lugar a que um dia chamou casa. Enquanto enfrenta o passado, procura reconciliar-se com a história difícil do seu país e com os acontecimentos que lhe interromperam a infância, há tantos anos.


Avançando e recuando no tempo, este livro é um retrato franco e generoso de um país devastado pela guerra, mostrando-nos, com uma escrita brilhante, a impossibilidade de separar a história de um país e a história do indivíduo.

Sara Nović revela destemidamente o impacto da guerra numa menina e o seu legado em todos nós. É a estreia de uma escritora que olhou para o passado recente e encontrou uma história que ressoa ainda hoje. 



Opinião:
Este livro conquistou-me pela capa, apelativa e intrigante. Muito bem conseguida. E, embora não leia os livros apenas pelo seu exterior, decidi que o queria ler. A história cativava-me. Fiquei curiosa.

Um livro sobre a Guerra nos Balcãs era algo de novo para mim. Os livros históricos de alguma forma têm um algo de especial. E, escusado será dizer, que estou cada vez mais conquistada por este género.

Um livro onde vamos recuando e avançando no tempo. Conhecemos Ana, a protagonista principal, com apenas 10 anos e vamos acompanhando a sua vida até chegar à fase adulta. Mais do que transformações físicas, neste livro, vemos as transformações emocionais que esta personagem sofre. Este livro retrata uma parte da História que não é habitual lermos em livros de ficção.  

Gostei da forma como a autora nos envolve na história, no enredo, mas também de conhecer um pouco mais sobre este acontecimento histórico. Esta história pretende abordar o impacto que a guerra tem nos cidadãos comuns, especialmente em crianças e no seu crescimento pessoal e social.

Este é o livro de estreia da autora. Sara Nović é sem dúvida uma autora que vou querer acompanhar no futuro.

Recomendo!


Nota:
Este livro foi-me disponibilizado pela Editora Minotauro em troca de uma opinião honesta.

Para mais informações sobre o livro ver aqui.





10 comentários:

  1. Olá Isaura
    Não conhecia, mas fiquei curiosa. Gosto muito de ler sobre temas de guerra.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Sim é muito interessante. Espero que leias e que gostes.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Viva,

    Por acaso tambem sou adepto de Históricos, ficamos sempre a saber mais algo sobre determinados momentos da história, de um povo, de um pais de uma região de um personagem e por ai fora, deve ser bem interessante ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,
      Este é um livro bem interessante nesse sentido. É uma parte da História que não se vê muito em ficção. Espero que leias e que gostes.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Uiii, Isaura, como bem sabes sou faminta por livros de guerra e a dos Balcãs é uma das minhas favoritas (se é que se pode falar de favoritismo em questões de guerras, mas tu entendes-me). Já tinha visto este livro no blogue da Márcia e agora, com a tua tentadora opinião, terei que lê-lo de alguma forma!
    Beijinhos e leituras com muito sabor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,
      Que bom! Então vais adorar este livro!
      Lê e depois quero saber a tua opinião.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  4. Olá Isa,
    Se a sinopse já me tinha deixado curiosa, a tua opinião deixou-me mesmo convencida que é uma grande leitura.
    E realmente, a guerra dos Balcãs não é um tema que seja abordado na literatura (pelo menos eu não conheço livros sobre o tema).
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,
      Sim é um livro muito bom. Pelo menos gostei bastante. E também por isso, por se ver muito na literatura. Já sabes ;)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  5. Olá,
    Andas mesmo a investir em livros históricos e de não-fição e acho que fazes muito bem. :) Tenho lido boas opinião sobre este livro, por isso deve ser mesmo um bom livro!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Ando mesmo! Estou cada vez mais a gostar destes géneros de livros. Espero continuar a gostar :)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar