quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Divulgação | Revista Inominável # 9




Já está disponível o novo número da Revista Inominável. Uma revista com excelentes artigos sobre viagens, cinema, moda, lifestyle, música, desporto, nutrição. E especialmente o "Anexo" da Márcia, do blogue Planeta Márcia. Vai valer a pena. Façam o favor de lerem aqui

O meu artigo desta edição foi sobre a Biblioteca Palácio das Galveias, em Lisboa. Deixo-vos abaixo o artigo na integra. Espero que gostem.

Boas leitura.



Biblioteca Galveias em Lisboa | De Palácio a Biblioteca

Para além de amantes de livros sou, também, amante de bibliotecas. Sou uma adepta e fervorosa utilizadora de várias bibliotecas municipais. Gosto não só de requisitar livros, como também de usufruir dos mais diversos espaços e eventos: apresentações de livros, formações, entre outras.







História
Uma das mais bonitas bibliotecas que conheço é a Biblioteca Palácio Galveias, em Lisboa. Este Palácio nobre foi construído nos finais do Séc. XVII com o intuito de ser a casa de férias da família Távora. O edifício foi confiscado em 1759 e teve como novo dono D. João de Almeida de Melo e Castro, 5.º Conde das Galveias. O Palácio andou “de mão em mão”, da família Galveias até ser vendido a Simão Braz (o homem que fundou o bairro a nascente da Avenida Almirante Reis).
Mais tarde, o Palácio caiu em abandono e ficou bastante degradado. Só em 1928 é que o Palácio foi comprado aos sócios da firma Simões & Simões. A partir de 1931 e após obras de requalificação de todo o edifício, assim como do seu jardim, este belo Palácio tornar-se-ia a Biblioteca Central de Lisboa, junto ao Campo Pequeno.

















Requalificação
Já há muito que este espaço merecia obras de requalificação. A Biblioteca Central esteve encerrada ao público desde março de 2015 e foi reaberta ao público a 10 de junho de 2017. Na inauguração foi homenageada Maria José Moura que dirigiu, entre 1986 e 2006, o programa da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.

A biblioteca tem agora disponíveis ao público dois pisos com salas de leitura e salas polivalentes. O piso 0 tem 3 salas de leitura, a Sala de Leitura José Saramago e uma sala polivalente. O piso 1 tem 5 salas de leitura, um lounge, uma sala polivalente, uma sala de formação e o terraço. Todas as salas têm acesso a pontos de energia e à internet. No rés-do-chão irá funcionar também a Livraria Municipal. Para a requisição de livros existem dois balcões de atendimento e um posto automático.



Fachada Principal




Hall de entrada




Sala José Saramago




Lounge | 1.º andar




Sala de Livros Técnicos














Sala Polivalente



Sala de Leitura 1




Sala de Leitura 2



Material de divulgação bilingue


O jardim irá a continuar a albergar o quiosque, contudo os emblemáticos pavões estão numa nova casa, tendo sido transferidos para o Museu da Cidade.








A Rede de Biblioteca de Lisboa tem um vasto leque de actividades: exposições, formações, workshops, sessões de cinema, entre outras. Todas estas actividades têm como objectivo a promoção da leitura dirigida à comunidade em geral: para público em geral, famílias e público escolar.

Rede Municipal de Bibliotecas
- Biblioteca de Belém
- Biblioteca Camões
- Biblioteca dos Coruchéus
- Biblioteca David Mourão-Ferreira
- Bibliotecas Itinerantes 
- Biblioteca Maria Keil
- Biblioteca Natália Correia
- Centro Social Polivalente
- Biblioteca Olivais
- Biblioteca Orlando Ribeiro
- Biblioteca Palácio Galveias
- Biblioteca da Penha de França
- Biblioteca-Quiosque Jardim da Estrela
- Biblioteca-Museu República e Resistência - Espaço Cidade Universitária
- Biblioteca São Lázaro
- Biblioteca Por Timor
- Hemeroteca Municipal de Lisboa
- Biblioteca / Espaço Cultural Cinema Europa

A Biblioteca Municipal de Galveias celebrou o seu 86.º aniversário no passado dia 5 de julho com uma programação especial.
Convido-vos a conhecer melhor a biblioteca, a sua programação de actividades no site oficial e na página de Facebook.





Nota: Vídeo gentilmente cedido pela Rede de Bibliotecas Municipais de Lisboa.



Referências bibliográficas:
Antanho, L. (2017). Palácio Távora-Galveias. [online] Lisboadeantigamente.blogspot.pt. Disponível em: http://lisboadeantigamente.blogspot.pt/2016/01/palacio-tavora-galveias.html [acessado em 14 Jun. 2017].

Biclaranja.blogs.sapo.pt. (2017). Do palácio e quinta dos condes das Galveias. [online] Disponível em: http://biclaranja.blogs.sapo.pt/do-palacio-e-quinta-dos-conde-das-1128336 [acessado em 14 Jun. 2017].

Blx.cm-lisboa.pt. (2017). BLX. [online] Disponível em: http://blx.cm-lisboa.pt/ [acessado em 14 Jun. 2017].

DN. (2017). Cultura - Biblioteca do Palácio Galveias reabre com mais salas de leitura depois de 2,5 MEuro em obras. [online] Disponível em: http://www.dn.pt/lusa/interior/biblioteca-do-palacio-galveias-reabre-com-mais-salas-de-leitura-depois-de-25-meuro-em-obras-8545199.html [acessado em 14 Jun. 2017].

Revista Visão. (2017). A Biblioteca Municipal Palácio Galveias foi renovada e aumentada. [online] Disponível em: http://visao.sapo.pt/actualidade/visaose7e/sair/2017-06-09-A-Biblioteca-Municipal-Palacio-Galveias-foi-renovada-e-aumentada [acessado em 14 Jun. 2017].

2 comentários:

  1. Olá Isa,
    Não conheço a biblioteca mas fiquei com muita vontade de visitar!
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,
      A biblioteca vale mesmo a pena conhecer e visitar :)
      Qualquer dia damos lá um saltinho juntas ;)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar