quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Opinião | "Quem conta um conto acrescenta um ponto - Atividades de leitura recreativa e de escrita criativa", de Ana Viegas


Título: Quem conta um conto acrescenta um ponto - Atividades de leitura recreativa e de escrita criativa"Autor(a): Ana Viegas
Editora: Lidel
Temática/Género: Ensino e Educação/Ensino de Português no Estrangeiro
N.º de Páginas: 140 páginas
Edição: 2017


Sinopse:
Quem Conta um Conto Acrescenta um Ponto é o primeiro de três complementos lúdico-didáticos que, a partir de textos da literatura oral portuguesa fixados em escrita, promovem atividades de leitura recreativa e de escrita criativa. Destina-se a um público jovem e adulto e tem como objetivo desenvolver as competências co-municativas em língua (linguísticas, sociolinguísticas e pragmáticas).

Encontra-se organizado em três partes: 
- A Parte I explora os conceitos de literatura oral, conto popular português, leitura recreativa e escrita criativa; 
- A Parte II compreende 20 oficinas de leitura recreativa e de escrita criativa com base em 20 contos populares portugueses, repartidas pelos níveis B1 e B2 do QECR e do Qua-REPE, com grau de dificuldade crescente, abrangendo, geralmente, atividades de pré-leitura, leitura, pós-leitura, planificação, textualização e revisão; 
- A Parte III contém um dicionário de criação pessoal a ser preenchido com a definição em contexto da palavra adquirida, um sinóni-mo e um antónimo.

Quem Conta um Conto Acrescenta um Ponto segue uma abordagem comunicativa e orientada para a ação, o que implica uma participação ativa quer do ensinante quer do aprendente, podendo ser utilizado tanto em contexto de aprendizagem formal, mediado pelo professor, como de aprendizagem não formal, autonomamente.

As soluções das atividades encontram-se no final do livro.



Opinião:
Recebi a informação deste livro com uma enorme surpresa. Porquê? Porque conheço a autora e desconhecia este seu projeto. No entanto, fiquei muito feliz por esta conquista. E sendo este um livro sobre a promoção da leitura é um pouco óbvio (para mim) que teria que o ler.

Este é um livro técnico sobre a promoção da leitura e escrita criativa para o ensino da língua portuguesa como língua estrangeira. A autora é formada em línguas e tem experiência como docente da língua portuguesa para estrangeiros. Como docente, sempre sentiu a necessidade de algumas actividade lúdicas que complementasse a sua função. Logo, este livro é dirigido a docentes da língua portuguesa para estrangeiros.

Todas as propostas apresentadas são baseadas em contos populares de Teófilo Braga, Adolfo Coelho e Consiglieri Pedroso. Facto que achei bastante interessante. Em todas as actividades a autora indica a duração da mesma, bem como algumas dicas práticas para os alunos e professores. 

A autora utiliza uma linguagem bastante acessível e aborda o leitor na primeira pessoa, de forma a estabelecer uma proximidade com o mesmo. Achei as actividades acessíveis, interessantes e criativas. Gostei bastante da abordagem da autora. Fiquei bastante interessada e motivada para conhecer a obra literária destes autores. 

Recomendo apenas a interessados por este assunto.

Boas leituras.

Nota:
Este livro foi-me disponibilizado pela Editora Lidel em troca de uma opinião honesta.
Para mais informações sobre o livro clique aqui.  

2 comentários:

  1. Olá Isa,
    Não conhecia o livro mas, também, não é tema que me desperte a curiosidade. Mas, para quem goste, vê-se que é uma excelente recomendação =)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar