segunda-feira, 17 de novembro de 2014

{Devaneios} Emprestar livros


Mais um fim-de-semana que passou e este foi cheio de livros! No Sábado fui visitar a família e vim de lá cheia de comidinhas boas, miminhos e cheia de livros. Felizmente tenho à minha volta algumas pessoas que gostam tanto de livros e leituras quanto eu. E, claro, vim com uma pilha de livros para juntar aos meus livros "não lidos". 

Esta é uma ótima maneira de ler livros sem gastar dinheiro. Gosto de emprestar livros e gosto que me emprestem livros. Mas tenho que ter alguma confiança na pessoa a quem empresto os livros, pois são objetos que valorizo bastante e que gosto de os manter em boas condições. Por isso mesmo, procuro estimar os livros que me emprestam. 

Gosto da ideia de partilhar com os outros as histórias que lemos. Recomendar livros e dar a minha opinião, quer seja boa ou ou menos boa. Cada um interpreta a história à sua maneira, conforma a sua visão da vida, conforme os seus valores. E o que é um bom livro para mim, pode não ser para muitas pessoas. E respeito isso. A diferença de opiniões. 

Daí a criação deste blogue: dar a minha opinião sobre os livros que leio. Também sigo outros blogues sobre livros (e de outros temas). E gosto de ler as diferentes opiniões dos mesmos livros. E, claro, descobrir novos livros e novos autores.

Por isso, sou totalmente a favor de emprestar livros! Partilhem as histórias das vossas estantes, quer sejam boas ou menos boas! Nunca se sabe se esse livro pode mudar a vida dessa pessoa. Cuidem deles como se fossem vossos! E respeitei-nos! Sobretudo, leiam!!



9 comentários:

  1. Olá,

    Bem completamente de acordo com esta mensagem, também gosto de partilhar conhecimento e muitas vezes até ofereço livros à malta que comenta no blog, sem necessitar de fazer passatempos :)

    Penso que é tambem importante existir comunicação entre os vários blogues, já se sabe que se apanha um pouco de tudo, mas nada como conviver de forma saudável, é gratificante ;)

    Saudades desses livros da Revista Sábado, li livros fantásticos e tens ai o "Apanhador de Conchas" que é fantástico, espero que gostes :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela recomendação. É um dos livros que estava na minha lista para ler há imenso tempo. Agora é só ler :)
      Sim é muito bom partilhar as experiências literárias com os nossos amigos, conhecidos, familiares. Afinal para que servem os livros, não é?
      Obrigada pelo comentário.
      Bj

      Eliminar
  2. Os livros são feitos para ser lidos e não para descansarem numa qualquer estante das nossas casas. Boas leituras. Aguardo pelas reviews :)

    ResponderEliminar
  3. Não diria melhor! Concordo perfeitamente!
    Fica atento! Em breve vou fazer mais uma opinião.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Por acaso não costumo emprestar livros nem ler emprestar, só em casos excepcionais em que conheço bem a pessoa e sei que não me vai estragar o livro e mo vai devolver. Pois já houve livros que não voltaram e outros que para voltar, tive que dizer que precisava deles.
    Mas normalmente, sendo família, a comunicação funciona e sempre é uma forma de se ler mais.
    Tal como o Fiacha já comentou, tens aí o "Apanhador de Conchas" que é um bom livro e espero que gostes ;)
    Vou ficar à espera das tuas opiniões, principalmente "A Tia Júlia e o Escrevedor" e "O Filho de Mil Homens".
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, também já tive algumas más experiências em relação a emprestar livros. Por isso agora só empresto a quem realmente confio!

      Sim, este já estão no topo da lista para 2015! Estou muito ansiosa para os ler!

      Beijinhos boas leituras!

      Eliminar
  5. Optimas escolhas ;) fico a espera do feedback! Beijinho e boas historias

    ResponderEliminar
  6. Por acaso é uma "moda" que estou a pensar em aderir, com outras bloggers de blogs literários (pois na cidade para a qual vim viver não conheço quase ninguém e as poucas que conheço não conheço bem o suficiente nem tenho confiança para o fazer).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou adepta de empréstimos! Por que não partilhar os livros?! De preferência preservando-os da melhor forma. Mas acho que fazes bem. Emprestarmos e podermos ler livros emprestados é uma boa forma de partilharmos boas histórias!

      Força! :)

      Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar