quarta-feira, 19 de novembro de 2014

{Opinião} "O Meu Ano Mágico", de Nina Sankovitch

Desafio: ler um livro por dia durante um ano. Era capaz? Foi este o desafio que Nina Sankovitch se auto propôs. Nina perdeu a sua irmã mais velha repentinamente e, como forma de terapia, tirou um ano para si e para as suas leituras. Decidiu ler um livro por dia, durante um ano como forma de ultrapassar os seus sentimentos, fazer o seu luto. Queria ficar absorvida, perder-se e aprender com histórias que, de alguma forma, a prendessem. Foi o que fez, apesar de ao mesmo tempo, ter de cuidar da sua casa, dos seus 4 filhos, do marido, e ter que lidar ainda com percalços que aparecem na vida do quotidiano. Para além destas leituras, Nina decidiu criar um blogue e escrever as opiniões dos livros que lia. Pois assim podia partilhar os livros que lia com pessoas de todo mundo. 

Descobri este livro por acaso e assim que percebi que havia na biblioteca que frequento não hesitei. Ainda bem que o fiz. Provavelmente, um dia, irei comprá-lo pois já sei que vou querer relê-lo. Gostei muito do livro. Gostei da ideia, gostei da escrita da autora. Encarar os livros como forma de terapia, como escape à vida real. Aprender com outras histórias e ficar perdida nelas. Histórias, que por alguma razão, nos marcam e ficam nas nossas cabeças tanto tempo.

«Um livro por dia durante um ano: obsessiva e louca ou dedicada e disciplinada?» Nina dedicou-se mesmo a sério a este seu projeto de vida durante um ano. E, claro, partilhava as suas aventuras literárias com as pessoas à sua volta. Ao ponto de chegarem a ficar um pouco cansados de a ouvir falar sobre livros. Parece, de facto, um desafio intenso e exigente, principalmente para quem tem uma família tão grande. Mas Nina conseguiu.

Acho que neste momento não era capaz de aceitar um desafio desse género. Apesar de adorar ler, também tenho outros interesses e, muitas vezes, não recuso a oportunidade para estar com a minha família ou com os meus amigos e desfrutar do momento. Quem sabe um dia!

Para quem gosta de livros é um bom livro. Fala de outros livros e de outras histórias. E o que mais gostei neste livro é o facto desta história ser real. A autora criou o seu blogue onde, ainda hoje, também escreve sobre livros. Continua a partilhar as suas opiniões dos livros que lê com outras pessoas.

Como a própria autora refere: «Um livro não tem que pertencer ao cânone da grande literatura para marcar uma diferença na vida do leitor.» Recomendo!

Algumas citações que mais gostei:

«A beleza está nos momentos que perduram, nos momentos que nos inspiram repetidamente.»
«(...) as palavras são testemunhas da vida: registam o que aconteceu e tornam tudo isso real.»
«As palavras criam as histórias que se transformam em História e se tornam inesquecíveis.»
«Não procurem a felicidade. A vida em si é felicidade.»

Visitem o blogue da autora, Nina Sankovitch:
http://www.readallday.org/blog/


Classificação:
4/5 - Muito Bom


2 comentários:

  1. Fantástico, não conhecia!
    Vai já para a minha wishlist! Adorei a opinião!
    Fez-me lembrar muito a história de: "Julie & Julia" :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!!

      Que bom que gostaste! Eu gostei muito. É um livro muito interessante para quem gosta de livros.

      Espero que gostes! Se leres depois diz a tua opinião!

      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar