sexta-feira, 21 de novembro de 2014

{Opinião} "Os da Minha Rua", de Ondjaki

Este foi o primeiro livro que li de Ondjaki e posso dizer com alguma certeza que não será o último. Ondjaki é um autor angolano que já tinha alguma curiosidade em ler. Mas nunca tinha tido oportunidade. Na pilha de livros que trouxe do fim-de-semana (ver post aqui) estava este livro pequeno e peguei nele sem medo. 

Este livro fala das memórias de infância de Ondjaki vividas num bairro de Luanda. Ondjaki conta histórias sobre "os da sua rua", sobre os seus amigos, as suas aventuras e as idas à escola. Ir para rua brincar com os amigos; aglomerarem-se em grupos na rua a falarem do último episódio da telenovela brasileira "Roque Santeiro" que tinham visto na noite anterior; irem a casa dos amigos que tinham televisão a cores para verem melhor os seus programas preferidos! São alguns dos episódios que Ondjaki retrata.

É certo que a realidade de Angola e Portugal era diferente, mas ao ler este livro senti uma nostalgia que não sentia já há muito tempo. Lembrei-me da minha infância vivida nos anos 80. Quando vinha para a rua brincar com os meus amigos. Quando íamos almoçar ou lanchar a casa dos amigos só para estarmos mais um bocadinho juntos a brincar. E relembrar a telenovela brasileira "Roque Santeiro". Que clássico da minha infância!

Ondjaki tem uma escrita bonita, ternurenta, muito poética. No início foi estranho, pois o autor utiliza muitas palavras próprias da sua cultura. Mas como se costuma dizer "primeiro estranha-se e depois entranha-se".

É um livro que gostei muito ler. Li-o num dia chuvoso. Mas encheu o meu dia com afectos, doçura, simplicidade e nostalgia. Gostei muito!

Classificação:
4/5 - Muito Bom

2 comentários:

  1. Este foi o primeiro livro que li deste autor. E será o primeiro de alguns que tenciono ler pois este livro foi muito divertido de ler. Esta biografia de infância tem episódios hilariantes e que relatam uma inocência própria de crianças. Adorei!

    ResponderEliminar