sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

{Devaneios} Requisitar livros das Bibliotecas!

Trinity College Library, Dublin, Irlanda
(imagem retirada daqui)
Desde muito jovem que me lembro de frequentar bibliotecas. A biblioteca municipal da minha cidade era o meu local favorito quando tinha que "fazer tempo". Ficava horas a ver os livros que lá se encontravam e, claro requisitava sempre um ou dois quando me vinha embora.

Gosto de bibliotecas. Gosto da possibilidade de um mundo sem fim de livros que podemos trazer para casa e serem nossos, ainda que temporariamente. E ainda por cima gratuitamente! 

Sempre que me sugerem um livro ou vejo um que gostava de ler por alguma razão a primeira coisa que faço é ver se a minha biblioteca municipal tem esse livro ou não. Acreditem que é uma maneira de poupar muito dinheiro! Se comprasse todos os livros que queria não tinha dinheiro para comer! E não é por isso que deixo de comprar livros. Simplesmente reduzo para mais de metade a minha wish list.

Acredito neste serviço público e recomendo sempre que posso. Vamos utilizar as nossas bibliotecas para que possam ser cada vez mais um local privilegiado de cultura!


8 comentários:

  1. Viva,

    Por acaso é um serviço ao qual não recorro muito por culpa da má biblioteca que existe onde vivo.

    Mas reconheço as enormes vantagens que a biblioteca tem (não só para requisitar livros) em especial a nível financeiro ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  2. Olá fiacha,

    Reconheço que algumas bibliotecas não têm uma grande coleção de livros. É uma pena. Pois podia-nos proporcionar mais e boas leituras. Mas nada nos impede de ler :)

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
  3. Penso que com boa vontade podiam ter sempre bons livros, por exemplo comprando os livros da revista Sábado, lembro-me de estarem a 1€, eu comprei imensos, se lá trabalhasse eu próprio pagava, mas pronto nem todos tem as mesmas capacidades.

    A verdade é que uma Biblioteca é sem duvida um grande serviço público ;)

    ResponderEliminar
  4. Concordo plenamente! É uma pena de facto, com tantas oportunidades boas de adquirir bons livros para os leitores. Um grande serviço público que podia ter melhores condições! :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
  5. Olá Isaura.
    Gostei muito deste teu post! :D

    Foi por isso mesmo que criei o meu blog/projecto "Vamos doar livros à nossa biblioteca?", para fazer ver a beleza das nossas bibliotecas, explicar como funcionam, as suas vantagens e dificuldades e tornar as nossas bibliotecas espaços "mágicos".

    Há bibliotecas (e já visitei muitas, inclusive no estrangeiro) que deixam muito a desejar, infelizmente, mas a culpa não é das cidades, é da falta de recursos que têm. Mesmo assim se as pessoas deixarem de frequentar ainda menos recursos elas podem pedir.

    A minha por exemplo realiza muitas actividades, até conversas com autores e sessões de autógrafos, apresentações de livros, etc etc e é isso que também quero dar a conhecer e voltar a relembrar às pessoas que as bibliotecas existem. Tanto as municipais como dos hospitais, prisões, lares, etc, ...

    Boa sorte para o blog e continuação de excelente trabalho! ;)

    ResponderEliminar
  6. Olá!!

    Sim, eu gosto muito de bibliotecas e da possibilidade que nos dão de lermos muitos mais livros, que de outra forma não poderíamos.

    Também concordo, por isso tento recomendar a utilização das bibliotecas aos meus amigos, pois se as utilizarmos cada vez menos deixamos de as ter.

    Onde é a biblioteca?? Gostava de conhecer!!

    Obrigada.

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A "biblioteca" do titulo não é nenhuma especifica, são todas as que referi anteriormente, o titulo "...à nossa biblioteca?" é uma frase que abrange a de cada um, individualmente.
      Pensei num titulo com "Vamos doar livros às nossas bibliotecas?" mas ficava ainda mais confuso, pelo menos foi o que pensei na altura :/

      O meu projecto é em reconhecimento a todas as bibliotecas, cada pessoa tem a sua especial, uma que fez a diferença na sua vida, por isso meti "nossa" como "aquela" que mais gostamos ;)

      No meu caso a minha é a cidade onde vivo actualmente, a municipal de Leiria :)

      Eliminar
    2. Não tinha percebido isso. Que ideia tão gira! Gostei muito da tua ideia!

      Parabéns!!

      Eu também gosto muito de bibliotecas e procuro sempre frequentar sempre que posso. E sempre que posso também procura visitar as bibliotecas do lugares onde vou pela primeira vez.

      Gostei muito! :)

      Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar