quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

{Opinião - Leituras antigas} - "Eu, Malala", de Malala Yousafzai com Christina Lamb

Haverá no mundo inteiro poucas pessoas que nunca ouviram falar desta jovem paquistanesa. Malala, com apenas 15 anos, quando regressava a casa vinda escola foi baleada na cabeça por um homem armado. Foi no dia 9 de Outubro de 2012.

Malala conseguiu sobreviver  e tornou a sua história de vida e a sua coragem num exemplo a seguir. Esta é a sua história contada em livro. Conta como se tornou muito conhecida por lutar pelo direito à educação das crianças, principalmente de raparigas. Fala-nos, também, da história do seu pai. Um homem lutador, compreensivo e sonhador que sempre apoiou a filha a perseguir os seus sonhos.

É um livro com uma história de vida surpreendente, com algumas partes menos bem conseguidas. Contudo, o que marca neste livro é coragem. Coragem de uma jovem que lutou contra preconceitos para lutar pelos seus ideais, sem nunca esquecer a sua religião e a sua fé. 

É uma história que nos fala de outra sociedade, de conflitos políticos e religiosos, com valores e ideais próprios. Gostei muito de ler este livro. Não propriamente pela escrita, como já referi, por vezes um pouco lenta. Mas por conhecer a história de Malala e da sua família. Permitiu-me viajar um pouco pelo Paquistão e pelos seus costumes e tradições. Foi um boa leitura e uma história de vida inspiradora. 

Classificação:
4/5 - Muito Bom

5 comentários:

  1. Ois,

    Tenho vários livros deste genero e já li alguns que acabam por ser exemplos de vida, penso ter este ainda por ler.

    Uma coisa muito útil destes livros é que acabamos por conhecer tradições e sociedades bem diferentes das nossas :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  2. Olá fiacha,
    Sim, gosto muito deste género de livros. Acabamos por aprender muito com algumas destas histórias de vida.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Se tiveres oportunidade lê Queimada Viva vale bem a pena ;)

      Eliminar
  3. Olá fiacha,

    Já tinha ouvido falar nesse livro, mas nunca li.
    Prometo que vou ler e depois partilho a opinião contigo. Obrigada pela recomendação.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Este livro é surpreendente na perspetiva de conhecimento da vida no Paquistão e dos talibãs oriundos do Afeganistão. Além do seu papel na defesa dos direitos à educação das meninas, surpreendeu-me o papel do seu pai também na defesa do ensino e que foi o modelo de Malala.
    Recomendo vivamente a leitura deste livro.

    ResponderEliminar