segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

{Opinião} "Sem Rumo", de Joshua Ferris

Esta foi a minha estreia com o autor Joshua Ferris. Neste seu livro, Sem Rumo, o autor conta-nos a história de Tim e Jane Farnsworth, do seu casamento e da perturbação que os assombra. Tim é um advogado de sucesso e ambos vivem um vida confortável e sem preocupações financeiras. Tim venceu por duas vezes uma estranha e inexplicável doença que o faz caminhar até à exaustão, sem aparente explicação. Contudo, a doença regressa. O que o faz comportar-se de uma forma estranha. É a partir daqui que a história de desenrola.
Todo o livro centra-se na reincidência da doença de Tim. Um doença sem nome, sem diagnóstico, sem explicação médica. Uma doença que faz Tim caminhar até não conseguir mais. De tão cansado que está acaba por adormecer...seja onde for. Uma doença e um comportamento que Tim não consegue controlar. Tim e Jane vão viver uma montanha russa de emoções devido a esta doença, tanto no seu casamento, como nas suas vidas profissionais. 


Esta história tinha tinha tudo para ser uma excelente leitura. Mas não foi bem assim. A história é boa, com personagens com uma forte carga psicológica. Mas não me agradou a maneira como a narrativa se foi desenrolando, como o autor conduziu a história. Um livro com uma história destas merecia muito mais. Apesar de tudo, o autor abordou emoções e as relações humanas de uma forma que me é algo próxima. Jane é uma mulher forte e cuidadora. Cuida do seu marido até à exaustão. Cuidar é um acto de amor. Para mim este é um dos aspectos fortes da história.


Contudo, gostava de ler mais livros do autor, principalmente, o livro Então Chegámos ao Fim, finalista do National Book Award - Amazon Best Book 2010. 


Vou incluir esta leitura no desafio literário do Goodreads para o mês de Fevereiro: L'amore - um romance de qualquer género

Classificação:
3/5 - Bom 


7 comentários:

  1. Ois,

    Deve ser um belo exemplo de vida, por vezes as nossas vidas levam uma volta que nem ao diabo lembra, ainda assim deve ser bem interessante de ler :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Sim é bem verdade. Gosto de ler este tipo de histórias. Fazem-me pensar! Apesar de tudo foi uma boa leitura.

      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  2. Olá Isaura,
    Nunca li nada deste autor. Mas este livro parece ter uma história bastante emotiva e embora eu prefira algo mais divertido é bom variar.
    Se leres Então Chegámos ao Fim gostava de ver a tua opinião embora o titulo não seja muito animador mas a história pode ser maravilhosa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia,

      Fazes bem em ler histórias mais leves e descontraídas. Cada um deve ler aquilo que gosta :) Mas sim é bom variar!
      Está combinado. Se ler esse livro partilho a minha opinião.

      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  3. Olá!

    Eu também gosto deste tipo de histórias, que mexem com a nossa mente e com as nossas emoções. E mexeu. Fez-me pensar em determinadas coisas. Sim, lê para tirares as tuas dúvidas :)

    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
  4. Nunca tinha ouvido falar nem no livro, nem no autor. A verdade é que tem tudo para ser uma excelente história. Estava já empolgada para o ler até referires a forma como está escrito. Pronto, nem todos gostamos do mesmo e eu até poderia adorar o livro, mas já fico com receio. É uma pena quando uma história com potencial acaba por não ter o sucesso que merece pela escrita do autor... Ainda assim, se o encontrar em promoção ou algo do género, não sei se lhe resisto...

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A história tinha imenso potencial, na minha opinião, claro. Mas da forma como foi conduzida não me cativou. Mas nunca se sabe, até podes gostar mais. Apesar de tudo foi um boa leitura.

      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar