segunda-feira, 24 de novembro de 2014

{Opinião} "As Pequenas Memórias", de José Saramago

José Saramago nasceu numa pequena aldeia da zona do Ribatejo chamada Azinhaga. Os seus pais foram para Lisboa à procura de uma vida melhor quando José Saramago não tinha ainda 2 anos de idade.

Este livro, As Pequenas Memórias retrata isso mesmo: as suas memórias de infância e juventude. A maior parte da sua vida decorreu em Lisboa, mas regressava muitas vezes à aldeia de Azinhaga para visitar a família e durante as férias. Não se trata de um romance com personagens fictícias. José Saramago fala das suas aventuras com os amigos, dos namoros que fazia à janela, das peripécias engraçadas com os tios e a sua vida na escola.

Este foi o primeiro livro que li de José Saramago. E ainda bem. Fiquei a conhecê-lo melhor. Tudo o que passou na sua infância e juventude, os seus medos. Tudo o que sabia dele era o que sabia pela imprensa. Dos prémios literários, do Nobel da Literatura. E sempre me senti mal por nunca ter lido o "nosso Nobel". Mas foi desta.

Gostei muito desta leitura. Foi um livro muito fácil de ler. Uma escrita muito fluída e acessível. O que foi uma surpresa muito agradável para mim, porque ao longo da minha vida sempre ouvi dizer que ler Saramago não era fácil. É certo que não conheço os outros livros, mas vou com toda a certeza lê-los e tirar as minhas próprias conclusões. Deste gostei e muito. Recomendo a todos os que querem conhecer um pouco melhor da vida de José Saramago.

Classificação:
3/5 - Bom

3 comentários:

  1. Foi uma pequena e doce surpresa para mim :) despindo a capa de "monstro" do Nobel e de uma certa agudeza de outros livros, este deixa transparecer a sua simplicidade aproximando-o um bocadinho de cada um de nos. É talvez a autobiografia mais leve q ja li. Adorei e a prova disso é q o fim me soube a pouco, dá vontade de pedir mais, quase como os "só mais 5 minutos" de todas as manhas...

    ResponderEliminar
  2. Ainda não tive oportunidade de ler este livro.
    Tentei ler o "Memorial do Convento" mas não consegui passar do 1º capítulo. Saramago te uma forma muito característica de ler e que por vezes se revela difícil de seguir.
    Consegui, porém, ler "A viagem do elefante" que recomendo.

    ResponderEliminar
  3. Tive entretanto oportunidade de ler esta autobiografia da infância e juventude de Saramago. A escrita é diferente dos seus livros de ficção. Aliás, quem não soubesse o autor não adivinharia que era escrito por ele. Achei algumas partes interessantes mas não considerei muito cativante a leitura e vida.

    ResponderEliminar