terça-feira, 9 de dezembro de 2014

{Devaneios} Não conseguir terminar um livro

(Imagem retirada daqui)
Nunca gostei de não querer terminar uma leitura de um livro. Ficava com um peso na consciência. Ficava sempre com a sensação de derrotada. De que fui derrotada pelo aborrecimento. Não gostava (e continuo a não gostar) de desistir de um livro. Porque queria sempre saber como foi o final, como tudo acabava, mesmo que a história estivesse a ser aborrecida e que não estivesse a gostar. 

Por isso, durante muitos anos, lia o livro penosamente até ao fim, mesmo que fosse a pior leitura na altura. Não queria ficar com a consciência pesada. Passado alguns anos percebi que não fazia qualquer tipo de sentido continuar a ler um livro que não estivesse a gostar. Era uma verdadeira perda de tempo. Tinha (e continuo a ter) tantos livros para ler, uns bons e outros não tão bons, mas que tinha de os descobrir. Para tal, teria que me convencer que não terminar um livro era um direito meu, enquanto leitora. 

Descobri um escritor que gosto muito Daniel Pennac quando, há muitos anos, li o seu livro Como um Romance (um livro que vou reler brevemente), onde o autor fala dos direitos do leitor e da leitura como um prazer. A partir dessa altura a minha atitude passou a ser outra. Se lia por prazer, para quê continuar com esse sofrimento que era ler o livro até ao fim?!

Leio porque gosto, leio porque me dá prazer. E a propósito deste assunto, numa das minha leituras mais recentes, deparei-me com o seguinte:

"Um dos problemas, parece-me, é que nos foi metido na cabeça que os livros devem ser uma coisa trabalhosa, e se assim for não nos vão fazer bem algum". Nick Horny, Housekeeping vs the Dirt em O Meu Ano Mágico (ver opinião aqui).

Não teria dito melhor.

8 comentários:

  1. Olá Isaura!
    Adorei este post. Eu antigamente também não deixava nenhum livro por ler, mesmo que o tivesse a detestar e andasse 2 meses a lê-lo. Mas depois percebi que isso era ridiculo, pois nesse tempo poderia ler uma mão (ou até duas!) cheia de livros bons! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,
      Obrigada :) Realmente com tantos livros para ler não faz qualquer sentido perdermos tempo aqueles que não estamos a gostar. Ficamos mais tempo para outras (e melhores) leituras!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Isa!
    Muito raramente faço um esforço para terminar um livro que não estou a gostar (tem que ser ou muito pequeno ou então para algum desafio, e mesmo assim às vezes não consigo).
    Há tanto por ler, e outros livros bem mais interessantes, que acho que não vale a pena esforçar. Até porque pode simplesmente ser um livro que não é o adequado para o nosso estado de espírito actual =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá tita,
      Eu antes tinha essa dificuldade. Ficava com um peso na consciência por não acabar de ler um livro que tinha comprado. Percebi que isso não fazia sentido nenhum. Para além disso, como dizes, pode simplesmente não ser o mais adequado para essa altura. Por isso, é o que faço agora. Deixo para ler o livro noutra altura. Pode ser que tenha outra opinião.
      Com tantos livros bons para ler, não faz sentido "perder" tempo nos que não estamos a gostar.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Ois,

    Bom post, raramente me surge essa situação, mas pro vezes tenho vontade de o fazer :D...mas sim não vale a pena continuar se não está a ser cativante, concordo ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Olá fiacha,

    Obrigada! Ainda bem, a mim acontece-me algumas vezes. Mais do que eu queria :) !

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
  5. Também já fui como tu. Continuo a detestar deixar livros por terminar e acabo por me sentir derrotada. E ainda piora quando vejo tanta critica positiva em relação ao livro. A última vez que isto aconteceu foi com o Engano de Philip Roth. Eu não estava a perceber patavina daquele livro e com tanta opinião posotiva, ainda achei que o problema era mesmo meu... Enfim...

    Mas hoje em dia também já não perco muito tempo com livros que não me dizem nada. Tenho uma amiga que, quando o livro não a entusiasma até às 20 páginas, passa para outro. Também acho isto um exagero e já a vi a desistir de livros bastante bons. Até fico de boca aberta quando ela me diz que não gostou... Então para não fazer o mesmo, tento ir sempre até meio. Quando vejo que não vale a pena, venha outro! Também tenho aqui muito por ler, não vale a pena andar a empatar...

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  6. Olá!

    Sim custava-me imenso desistir de um livro. Mas depois de fato percebi que não fazia sentido. Tanto bom livro para ler!!
    Eu tento, normalmente, ler até meio para realmente perceber se vale a pena ou não é depois decido. E depois penso "esta não é a melhor altura para ler este livro. Leio noutra altura". E assim pode ser que seja diferente.

    Obrigada.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar