segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

{Opinião - Leituras antigas} "Um dia Naquele Inverno", de Sveva Casati Modignani

Este bem podia ser um livro para uma leitura mais de inverno ou até mesmo natalícia, pois todos os momentos da história passam-se na semana do Natal.

Já há muito que ouvia falar nesta autora, mas nunca tinha lido nenhum dela. Foi então que tive a oportunidade de ler o livro Um Dia Naquele Inverno.

Sveva Modignani conta a história da família Cantoni, proprietária de uma prestigiada fábrica de torneiras, em Milão. Fala-nos dos segredos, do passado de cada personagem. Contudo, há um segredo em particular que se torna no enredo principal do livro. Léoni Tardivaux é casada com Guido, o único neto da matriarca da família, e todos os anos, no dia 22 de Dezembro, larga tudo e refugia-se no Lago Como. 

É um livro bastante leve, com uma escrita bonita. Gostei da história e da maneira como as personagens estão construídas. O aspecto que mais gostei foi o destaque que a autora dá às personagens femininas. Mulheres fortes e determinadas, com histórias marcantes, capazes de liderar. Um livro que exalta as qualidades das mulheres, colocando-as no centro da história.

Classificação:
3/4 - Bom


10 comentários:

  1. A Sveva Casati Modignani é das minhas autoras preferidas. <3

    Os meus livros preferidos dela são:
    "A Viela da Duquesa" e "Baunilha e Chocolate". Estes dois são livros muito fortes e viciantes, há outros dela que são leves, fluídos, mas pouco marcantes, pelo que percebi este será mais um desses (ainda não tive oportunidade de ler este) que até a mim me dizem "pouco", mas há outros dela que me marcam para a vida.
    Acho que varia com a própria vida da autora e o que ela esteja a passar de momento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Liliana,

      Sim, eu já ouvi falar muito bem do livro "Baunilha e Chocolate". Tenho muito interesse em ler mais livros desta autora. Aborda temas muito interessantes e de uma forma muito verdadeira.

      Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar
    2. Na maioria das bibliotecas que visitei encontrei sempre um par de exemplares (fui assim que descobri esta autora, há já uns 10 anos atrás), a minha felizmente tem uma boa variedade de títulos dela. Tenta ver na tua biblioteca a ver se tens sorte! ;)

      Eliminar
    3. Ainda não investiguei isso, mas vou fazer. Eu frequento uma biblioteca de Lisboa. Normalmente têm todos os livros que procuro :) é a minha sorte!

      Espero que tenhas esses também :)

      Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar
  2. Olá Isaura,

    O unico livro que li desta autora foi "O Jogo da Verdade" e embora tenha gostado esta não é das minhas autoras favoritas.

    http://miniestanteliteraria.blogspot.pt/

    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia,

      Este foi o primeiro livro que li da autora e gostei. Gostava de ler mais, pois já vi que este não será dos melhores!

      Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar
  3. Ois,

    Apenas li Baunilha e Chocolate da escritora e gostei, são livros que sabem bem ler volta e meia :)

    Penso que este não foge à regra ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá fiacha,

      É um livro que tenho muita curiosidade para ler, vejo muito boas opiniões acerca dele. Quem sabe se não é este ano. É apenas mais um para juntar à lista :)))

      Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar
  4. Eu gosto muito de Sveva e as personagens femininas com personalidade forte são uma constante nos seus livros. Gosto muito forma como ela desenvolve um romance sem se tornar demasiado meloso e ainda com um toque de intriga e (como acontece na Siciliana) e de policial.

    Experimenta o Feminino Singular. A edição de bolso é barata e o livro é muito bom. Cheio de mulheres fortes e determinadas. De certeza que vais gostar :)

    Quanto a este, ainda não li nem consta na minha estante. Mas também cá há-de chegar.

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Pelo que tenho percebi esta autora constrói personagens femininas muito fortes! Gosto disso. Vou ver se consigo ler esse :) É uma autora a apostar novamente em 2015 :)

      Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar