terça-feira, 6 de janeiro de 2015

{TAG} Sobre os meus livros!

Vi este desafio/Tag "Sobre os teus livros" no blog da  Liliana, Vamos doar livros à nossa biblioteca, e fui desafiada  para responder a algumas perguntas sobre livros. Desafio aceite!

(Imagem retirada daqui)

1 - Onde compras os teus livros?
Normalmente compro os meus livros em lojas como a Bertrand, Fnac e hipermercados. Mas, ultimamente tenho feito algumas compras de livros em inglês no site Bookdepository. Pois em alguns livros o preço compensa bastante. 


2 - Compras livros em pré-venda? Se sim, compras em lojas ou online?
Normalmente não sinto essa necessidade de comprar um livro em pré-venda. Prefiro esperar por uma oportunidade em que o preço do livro esteja mais em conta. 


3 - Em média, quantos livros compras por mês?
É muito variável, mas compro em média 2 livros. Excepto naquelas promoções fantásticas de última hora. 


4 - Usas a tua biblioteca local?
Sim, uso bastante. Até há bem pouco tempo passava muito tempo na biblioteca. Mas procuro ir lá regularmente. E, normalmente, trago um livro comigo.


5 - Se sim, quantos livros podes trazer/requisitar de cada vez?
Posso trazer até 5 livros e ficar com eles durante 15 dias.


6 - Qual a tua opinião acerca dos livros das bibliotecas?
Como já deu para perceber sou uma utilizadora frequente das bibliotecas. Utilizo e frequento as bibliotecas mais próximas da minha zona. Para mim são locais de uma enorme serenidade e conforto mental e, muitas vezes, físico. Claro que há bibliotecas que não têm um espólio muito grande. Os livros que são muito antigos e o espaço não é muito atraente. E, talvez, isso possa afastar os utilizadores. É uma pena. Gostava que as bibliotecas em Portugal fossem locais mais frequentados e apelativos. Mas para que isso também aconteça é necessário que nós comecemos a frequentá-las. Exige um esforço de parte a parte. Mas acho que havemos de lá chegar.


7 - Como te sentes em relação a lojas de caridade/livros em segunda mão?
Antes de vir morar para a zona de Lisboa desconhecia este tipo de lojas. Hoje em dia gosto muito deste conceito. Passar os livros que já não nos interessam de alguma forma.


8 - Manténs os livros lidos e por ler juntos na mesma estante?
Não. Tenho os livros lidos numa estante diferente. Assim consigo perceber os que já li e os que ainda tenho por ler. 


9 - Planeias ler todos os livros que tens?
Sim! Espero que seja este ano!


10 - O que fazes com os livros que sentes que nunca irás ler/sentes que não irás gostar?
Normalmente tento vendê-los ou fazer uma doação.


11 - Alguma vez doaste livros?
Sim, a bibliotecas locais. Mas quero ainda fazer mais doações este ano.


12 - Alguma vez estiveste num período de abstenção de compras de livros?
Sim e é essa a minha intenção neste momento. Reduzir a compra de livros cá para casa é uma prioridade.


13 - Achas que compras demasiados livros?
Depende do conceito "demasiado" para cada um. É certo que compro alguns livros. Mas para mim nunca são demasiados. Livros nunca são demais. 


A todos os meus leitores sintam-se desafiados para responder a esta tag/desafio! 

6 comentários:

  1. Adorei as tuas respostas! Especialmente a resposta número 6 e a 13!
    Essa é uma verdade, as pessoas se não frequentarem a sua biblioteca, exigirem melhores condições, importarem-se e darem o exemplo com alguma doação, para inspirar os outros também não podemos exigir muito delas...
    Do que vale uma biblioteca vazia cheia de bons livros? :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :)

      Sim, as bibliotecas existem para nós! E nós devemos fazer nossa parte!
      Mudança de mentalidades! Mas acho que estamos num bom caminho!

      Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar
  2. Entao cá vai!
    1 - Habitualmente na WOOK online, super pratico, rapido e tem optimas promoçoes. Mas estou sempre atenta às promoçoes das lojas e hipermercados (os 50% sao irresistiveis).
    2 - Nunca comprei um livro em pré-venda, nao sinto essa necessidade tambem.
    3 - Em media, 2 livros por mes.
    4 - Usei muitas vezes mas para estudar. Para ler e requisitar livros, ha muito tempo que nao o faço.
    6 - Varia muito de biblioteca para biblioteca, mas existe sempre uma grande variedade de generos literarios, classicos e publicaçoes recentes, autores mais e menos conhecidos, dá para uma pessoa se perder.
    7 - Adoro! Há uma em Obidos que me deixa de queixo caído. Aconselho a todos que visitem.
    8 - Sim, tenho-os misturados.
    9 - Planeio sim, nao sei bem quando, mas sim. Estao mais de 70 por ler!
    10 - Ainda nao tive esse sentimento, para ja estao ali à espera de serem lidos.
    11 - Sim, ao Serviço de Pediatria do Hospital da minha cidade.
    12 - Sim, ja estive (que nao foi o caso dos ultimos 2 anos!). É uma das resoluçoes de ano novo. Só boas promoçoes, ou para oferta.
    13 - Os livros nunca sao demasiados. E ja que nao fumo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!!

      Gostei muito das tuas respostas! Obrigada :)

      Não conheço a loja de Óbidos! Fiquei curiosa!! :)

      Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar
  3. Viva Isaura,

    E com esta tag ficamos a saber mais sobre ti, é o que estas tags tem de interessante :)

    Gostei das tuas respostas, por norma dou livros aos meus seguidores, afinal são eles que me ajudam e sempre é um mimo da minha parte :D

    Por acaso tenho muita pena de ter uma má biblioteca ende vivo, mas felizmente não tenho falta de livros :)

    Sou preguiçoso com estas tags, mas gosto de ler :D

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!!

      Sim, foi por isso que também resolvi fazer o desafio!

      Dar-me a conhecer um pouco mais!

      Que simpático da tua parte! Os livros, para mim, são a melhor prenda do mundo!

      Eu tenho sorte. As bibliotecas que frequento são bastante boas. Eu também tenho imensos livros para ler. Mas mesmo assim gosto de lá ir de vez em quando requisitar um livro! É quase um vício!

      Ainda bem que gostaste.

      Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar