quinta-feira, 5 de março de 2015

{Opinião} "As Intermitências da Morte", de José Saramago

Este foi a minha última leitura do mês de Fevereiro e o segundo livro que li de José Saramago.

Durante anos andei a evitar ler este autor, pois ouvia várias vezes que era difícil de ler, muito complexo, etc. E fiquei convencida disso, apesar de nunca ter lido. 

Até que um dia decidi que queria ler este autor para tirar, de uma vez por todas, as minha dúvidas. E foi a melhor coisa que fiz. Li o livro As Pequenas Memórias e, embora sendo um livro de não-ficção e um livro atípico na sua estrutura habitual, gostei bastante. 

Neste pequeno livro é-nos retratada uma sociedade em que a partir da meia-noite, numa passagem de ano, as pessoas deixam de morrer. Num país, que nunca conhecemos o nome, a morte deixa de existir. A partir daqui o autor fala-nos das implicações e consequências da "falta de morte" na sociedade.

A morte (que a partir de certa altura torna-se numa personagem da histórias) é-nos falada de uma forma criativa e fascinante. Este é um tema um pouco delicado para mim, pois não gosto muito de ler sobre este tópico. Contudo, adorei a forma como se fala da morte neste livro. Reflectimos sobre o porquê de precisarmos (ou não) da morte. 

A morte é um assunto delicado, mas certo! Todos sabemos que estamos destinados a morrer e todos aqueles que nos são próximos. Causa dor e revolta. Temos de aprender a enfrentá-la, mas é duro. Gostei da forma como o autor abordou o assunto: real, inevitável e natural.

Um livro escrita de uma forma soberba e fantástica, apesar de uma pontuação e estrutura muito própria, que não põe em causa a narrativa. 


Classificação:
4/5 - Muito Bom 

16 comentários:

  1. E aquele final? Amo o livro.
    www.amulherqueamalivros.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cláudia,

      É verdade! O final é fantástico! Também gostei muito do livro :)

      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  2. Olá,
    Este é um livro que tenho curiosidade em ler mas estou um pouco reticente porque na escola fui obrigada a ler o Memorial do convento e não gostei da escrita do autor.
    Talvez algum dia ganhe coragem e tempo para ler As Intermitências da Morte porque parece ser um ótimo livro.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia,

      Sim eu também tinha essa ideia. Se bem era só do que ouvia de outras pessoas, pois na minha altura ainda não se lia o "Memorial do Convento". Mas ainda bem que arrisquei. Estou a gostar muito da escrita dele. Investiga um romance dele que aches que gostes e arrisca. Se não gostares deixas de ler :)

      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  3. Olá Isa,
    Eu ainda não ganhei coragem para ler Saramago, nem sequer o dei a escola (mas também entre "O Memorial do Convento" e "A Aparição" não sei qual será pior =P ).
    Ando há alguns anos para lhe dar uma hipótese mas falta-me "coragem" e nem sei se será este ano eheheh
    Mas gostei da tua opinião e convenceste-me um bocadinho ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,

      Eu também senti isso durante muitos anos e, de um momento para o outro, decidi arriscar. Até agora fiz bem. Mas quero ler mais romances dele para ver se há outros ainda melhores. Um dia, quando estiveres disposta, arrisca ;)

      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  4. Olá :)

    Já há algum tempo que ando com vontade para ler este livro. De Saramago ainda só li o Memorial do Convento para a escola que custou um pouco a entranhar mas que acabei por gostar bastante.

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,

      Ainda não li o Memorial do Convento, mas espero fazê-lo em breve. Eu também tinha esse receio. Mas consegui ultrapassar isso e descobri que se lê bem. Experimenta :)

      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  5. Saramago é um dos meus autores favoritos e este livro está entre os melhores, na minha opinião. Ele soube tratar o assunto muito bem :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá José,

      Eu ainda só li dois livros dele e estou a gostar bastante! Quer ler mais :)
      Sim, concordo contigo, tratou muito bem o tema.

      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  6. Eu adoro Saramago! Confesso que a obrigatoriedade do Memorial do Convento adiou uns bons anos este sentimento. Mas aconselho a todos que façam um reset e recomecem de novo, um livro novo, por prazer! Tenho a certeza de que não se vão arrepender :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,

      É verdade! O facto de sermos obrigados a ler essa obra acho que não ajuda em nada. Retira todo o prazer. Mas ainda bem que arriscámos. Vale bem a pena ler Saramago! :)

      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  7. Viva,

    Nunca li confesso mas penso que este livro deve ser bom para me estrear com o autor, um homem que admirei muito e foi um senhor quanto a mim :)

    Bjs e bom comentário ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,

      Fazes bem :) Eu, até agora, estou a gostar da escrita dele. Este fi o primeiro livro de ficção do autor que li. Recomendo! Mas quero ler mais :)

      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  8. Ainda só li 2 Saramagos: primeiro o "Ensaio Sobre a Cegueira", depois este. A verdade é que o "Ensaio" deixa a fasquia muito alta e este, apesar de ser bom, não lhe chega aos calcanhares (na minha opinião, claro!). Quero muito ler "O Memorial do Convento" e "O Ano da Morte de Ricardo Reis", que me têm sido super bem aconselhados ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Célia,

      Já ouvi falar bem do "Ensaio Sobre a Cegueira". Já vi o filme, mas ainda não li o livro. Mas gostei muito. Também quero muito ler esses que referiste.

      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar