quarta-feira, 15 de abril de 2015

{Opinião} "Hoje não", de José Luís Peixoto

Este é um do livro que estava há muito tempo na estante por ler. Comprei-o com a revista Sábado, há uns anos e foi acabando por ficar. É um livro de contos. E, provavelmente, foi por isso que foi ficando. Apesar de ser de José Luís Peixoto. 

Não sou muito de ler livros de contos. Contudo, para o mês de Abril, no desafio literário "Viagens à Lareira" tinha de ler um (ou mais) livros de contos o um conto... Depois de muito pensar e procurar acabei por pegar neste livro e decidir lê-lo. Até porque é de um dos meus autores portugueses preferidos.

Neste livro estão inseridos vários os seguintes contos "Legalize Airlines", "Biografia sem dentes", "Joana dos Cabelos Verdes", "Eu e as Poetisas", ":-) e :-(". Os contos "Legalize Airlines" e ":-) e :-(" são contos inéditos. Todos os outros são versões revistas e aumentadas, publicados anteriormente no Jornal de Letras. Os contos inéditos, são os meus preferidos. Embora posso dizer que gostei de todos, sem excepção. 

Gostei bastante. Li-o num dia. Para mim é bastante, embora seja um livro pequeno. A escrita de José Luís Peixoto cativa-me pela simplicidade, pela sua sensibilidade de captar a essência da história. São contos simples, mas que primam pela originalidade, criatividade e simplicidade. 

É uma leitura leve, descontraída, embora com um espírito melancólico e, por vezes, com muito humor. Perfeita para intercalar entre leituras mais profundas.


Classificação:
4/5 - Muito bom 




10 comentários:

  1. Olá Isa,
    Nunca li nada de José Luís Peixoto mas tenho muita curiosidade e tenho mesmo que experimentar.
    Para quem nunca leu nada do autor, qual recomendas?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,

      Sim, experimenta ler. Eu já li 3 livros dele, mas todos diferentes. Este é de contos, o "Morreste-me" e o "Dentro do Segredo" que fala da sua viagem à Coreia do Sul. Experimenta o "Morreste-me". É pequeno, mas muito profundo. Depois diz-me o que achaste.
      Tenho mais livros dele na lista para ler.

      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  2. Ois,

    Tenho a sorte de ter uma colega de sala ser admiradora do escritor, agora resta-me ter tempo para um dia começar a ler, mas temos sempre tanta coisa :)

    Contos também não é bem a minha praia e tenho vários livros por ler :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,

      Sim, eu até agora os que li gostei bastante, por isso já sou suspeita.
      Um dia quando tiveres oportunidade lê. Mas como eu te compreendo. Queremos chegar a todos os livros, mas é mesmo impossível!!

      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  3. Olá,
    Nunca li nada do autor e não conhecia este livro.
    O que interessa é que fizeste uma boa leitura.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia,

      Gosto muito da escrita do autor. Até agora gostei de todos os livros dele.
      Sim, foi mesmo.

      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  4. Olá :)

    Parece-me bem. E sendo José Luís Peixoto, ainda melhor.

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Denise,

      Sim!! Gosto muito de José Luís Peixoto! Até agora gostei de todos os livros que li dele.

      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  5. Já ouvi falar muito bem de José Luís Peixoto :) Tenho uma amiga que é fã incondicional

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cata,

      Sim, eu também gosto bastante, por isso sou suspeita. Ainda só li 3 livros dele, todos diferentes, mas gostei. Se puderes, um dia lê para ver se gostas :)

      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar