quarta-feira, 22 de abril de 2015

{Opinião} "Inferno", de Dan Brown

Este livro tem como cenário principal a bela Itália e, mais uma vez, o seu protagonista é Robert Langdon. A história começa em Florença, quando Robert se encontra num quarto de hospital com ferimento na cabeça. Robert não se lembra de nada do que se tinha passado, nem de como terá ido parar a Itália. É no hospital que conhece uma jovem médica, Sienna Brooks, que o vai ajudar nesta sua (longa) missão.

Este livro é baseado na obra literária de Dante. Inferno era o primeiro dos três livros que constituíam Divina Comédia de Dante Alighieri: Inferno, Purgatório e Paraíso. É com esta base que esta história se desenrola. 

Este é apenas mais um livro de Dan Brown. Puro entretenimento, com acção digna de um filme e cenários deslumbrantes pelo meio. A sua escrita é fluída e entretém. É certo que quando lemos Dan Brown não estamos à espera de uma história profunda, de que nos faça pensar no significado da vida. Estamos à espera de entretimento puro, de ficção que nos faça abstrair dos nossos problemas e preocupações.

Podia ser muito rigorosa em relação à crítica deste livro. Que as acções são todas muito imediatas e muito improváveis, que é tudo muito hollywoodesco. Mas não esperava outra coisa. É por tudo isto que Dan Brown  tem o reconhecimento que tem.  

Não é uma grande obra de literatura, mas é uma boa história de entretenimento. Quem o lê terá que o ler com esse espírito, pois caos contrário poderá desiludir-se. Gostei bastante de toda a loucura pela qual a personagem Robert Langdon passa. 

Aconselho para quem gosta dos livros deste autor.

Nota: Vou incluir esta leitura no desafio literário do Goodreads, para o mês de Abril - inicial do teu nome.




Classificação:
4/5 - Muito Bom

7 comentários:

  1. Olá Isa,
    Apesar de tudo até gosto dos livros de Dan Brown pois, conseguem-me entreter e leio bastante rápido. Ainda não li este, e se já tinha curiosidade, depois da tua opinião, continuo com vontade de o ler =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,

      Sim é verdade. Os livros são nada por aí além mas lê-se rápido. Já os li quase todos e este acaba por não ser nenhuma surpresa. É muito ao seu estilo :)

      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Ois miga,

    Apenas li dois livros do escritor e gostei mas temia um pouco ser sempre mais do mesmo, mas tambem verdade seja dita volta e meia um livrinho destes sabe bem, a ver se o encontro em promoção ou mesmo em digital ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,

      Sim e na verdade acaba por ser. Mas é bom de vez em quando ler algo assim. Desanuvia! Sim aproveita :)

      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá,
    Eu li o livro, acho que, no ano passado.
    Gostei do livro mas acho que é bastante chato e aborrecido, assim como os anteriores em que Robert Langdon é o protagonista.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia,

      Sim os livros em que o Robert é o protagonista podem tornar-se mais do mesmo e um pouco aborrecidos. É apenas entretenimento. Mas a partir de uma certa altura precisamos mais do que isso, certo?! :)

      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
    2. Acho que está na altura do autor criar outro protagonista ou então fazer algo que torne as coisas menos previsíveis e menos maçadoras.
      São bons livros para entretenimento mas como referiste preciso de mais ação, mais mistérios e que não fosse tão previsível o desfecho.
      Beijinhos

      Eliminar