quarta-feira, 29 de abril de 2015

{Opinião - Livro infantil} "Gonçalo e a Bicharada...e outra história", de António Torrado

Já há muito que ando a prometer uma opinião de um livro infantil. Hoje é o dia, com o livro Gonçalo e a Bicharada...e outra história, de António Torrado. 

Esta é a história do Gonçalo que, quando foi visitar o Jardim Zoológico com o avô, queria levar todos os animais para casa. Ora o avô queria ver o Gonçalo feliz, por isso resolveu o problema de uma forma muito criativa e carinhosa. A "outra história" é um brinde. Fala das voltas que uma moeda dá.

Dos livros infantis esperamos que sejam educativos, mas não podem ser só isso. Têm que "falar" de uma forma especial, chegar às crianças de uma forma única e criativa, para que entendam a mensagem. Contudo, acho que alguns livros tocam não só às crianças como aos adultos. Por isso gosto cada vez mais de livros infantis. 

Este livro, de António Torrado (um autor que gosto bastante), apresenta-nos um livro ternurento que aborda a relação entre avô e neto. Dá-nos a oportunidade de reflectir sobre a importância que os avós têm na nossa vida enquanto crianças, e pela vida fora. Uma história curta no seu tamanho, mas enorme em valores e sentimentos.

Outro dos pontos positivos deste livro são as ilustrações, que são fabulosas. Estas ilustrações de Catarina Correia marques fazem parte da história. Não só a complementam, como por vezes contam a história. Porque, muitas vezes, uma imagem vale mais do mil palavras. 

Este livro foi um presente de uma pessoa muito especial. E já está na biblioteca do meu pequeno. Aconselho a todos! 


Classificação:
5/5 - Excelente

6 comentários:

  1. Fico tao, tao contente!!! :) e agora sinto-me "obrigada" a lê-lo :P

    ResponderEliminar
  2. Olá minha linda.
    Eu adoro livros infantis.
    Não conseguia este, mas vou procurá-lo para trabalhar com os meus alunos.
    Beijocas e obrigada pela dica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida!

      Que bom! Espero contribuir mais com esta nova rubrica.

      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar