terça-feira, 5 de maio de 2015

{Opinião} "Um Dia", de David Nicholls

Esta foi a minha estreia com o autor David Nicholls e espero ter oportunidade de ler mais livros do autor. Iniciei esta leitura com alguma expectativa, não só porque tinha visto críticas interessantes sobre o livro, mas também porque a premissa me interessou desde o início.

Neste livro é-nos contada a históra de Emma e Dexter, desde o ano que se conhecem até vinte anos depois. Contudo, o autor conta-nos a história de uma forma muito criativa, pois relata apenas um dia de cada ano, daí o nome do livro "Um Dia". 

Esta história para além de ter uma estrutura muito original e diferente daquilo que estou habituada, fala de histórias de vida. Gostei da forma como o autor abordou a relação de Dexter e Emma, pois fui-me sentindo ligada às personagens à medida que o tempo passava. 

Contudo, há certos aspectos que não me agradaram de todo. É certo que a estrutura do autor é muito curiosa e original, mas por vezes sentia falta de alguma informação, de algo que ligasse a história de um ano para o seguinte. Nem sempre o estilo de narrativa me agradou por completo. O que faltou em informações imprescindíveis sobrou em detalhes, na minha opinião, desnecessários. 

Mas no geral, gostei bastante de ler esta história. Fez-me pensar em relações humanas e que, por vezes, a vida testa-nos e não sabemos como reagir.

No dia que terminei a leitura tive a oportunidade de ver o filme. Mais tarde irei fazer a minha opinião sobre o mesmo. Gostei do filme, mas custa-me sempre ver o filme um pouco diferente do livro. 





Nota: vou incluir esta leitura no desafio literário "Vamos doar um jardim ao sol", na categoria livro da biblioteca.

Classificação:
3/5 - Bom

12 comentários:

  1. Eu pelo contrário não gostei lá muito das personagens :) Não simpatizei com o Dexter e a Emily pareceu-me demasiado inerte... de um modo geral a dinâmica da relação deles não me cativou. E concordo que o autor se perde em informações desnecessárias. Mas ainda assim é um livro engraçado, com uma estrutura original. Ainda não vi o filme.
    Boas leituras :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim é verdade! As personagens são difíceis de se gostar, mas concordo em que é um livro engraçado de se ler.
      Em breve faço uma opinião sobre o filme.

      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Isaura,
    Queria muito ler este livro, tenho mesmo muita curiosidade.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla,

      Lê que é uma boa leitura. Original. Depois gostava de saber a tua opinião.

      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá,

    Uma leitura diferente do habitual, por vezes sabe bem :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,

      Sim foi uma leitura diferente. Às vezes abe bem!

      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  4. Olá Isa,
    Por acaso vi o filme quando esteve nos cinema e até nem desgostei mas não me deixou com vontade de ler o livro ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,

      né compreendo. Sinto isso várias vezes depois de ver o filme primeiro. Mas como acontece noutros caso o filme é bem diferente do livro. Muitas partes alteradas. Enfim...
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  5. Olá,
    Nunca li nada do autor mas sinto-me tentada a ler este livro. Fiquei curiosa em saber como é a escrita do autor e acho que este livro é óptimo para começar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Sim lê, é uma história gira. Eu gostei da escrita do autor. Ainda não li mais nenhum, mas tenho curiosidade com "Uma Questão de Atração".

      Beijinhos e boa leituras

      Eliminar