segunda-feira, 15 de junho de 2015

{Opinião} "Alabardas", de José Saramago

Este é o romance inacabado de José Saramago. O autor apenas deixou algumas páginas com notas sobre o fio condutor deste que seria o seu próximo romance. 

É a história de Artur Paz Semedo, fascinado por peças de artilharia e a sua esposa Felicia, uma antiga activista pela paz. Artur Paz Semedo que trabalha numa fábrica de armamento e inicia uma investigação na própria empresa para tentar descobrir o que aconteceu durante a Guerra Civil Espanhola. A história acaba aqui.

Quando li acabei de ler este livro pensei "como é que vou fazer uma opinião deste livro que não está completo?", "como é que o classifico?" Nunca será o suficiente. Queria mais desta história. Vou ficar a pensar no Artur e no que ele poderia descobrir nas actas da sua empresa. 

Mais uma vez, ultrapassando a narrativa muito própria de Saramago, fiquei rendida à sua escrita e forma de contar histórias. É um autor que de facto está a ganhar o seu lugar nos meus gostos literários e a conquistar-me cada vez mais. Contudo, admito que não pode ser uma leitura muito fácil pois exige um nível de concentração mais elevado da minha parte. Cada um terá a sua opinião.

Embora esta opinião fique muito aquém da história deste livro, convido-vos a ler este que seria mais um romance de José Saramago. 

Classificação:
3/5 - Bom  

6 comentários:

  1. Ois,

    Penso ja aqui ter tido que nunca li nada de Saramago, uma grande falha minha, mas um dia tenho mesmo que experimentar :)

    Mas não deve ser por este :D

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,

      Sim eu gamem só comecei a ler há pouco tempo. Sempre tive um pouco receio. Não é de facto uma leitura fluida, mas apanhando o ritmo lê-se bem.

      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá,
    Li apenas um livro de Saramago e li apenas porque fui obrigada na escola.
    Ainda bem que gostaste do livro.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia,

      Pois acho que para ler Saramago não pode ser obrigada senão não vamos gostar.
      Não é assim uma leitura fácil e fluida.

      Daqui a uns tempos experimenta uma se achares bem. E depois logo vês.

      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  3. Olá :)
    De Saramago ainda só li O Memorial do Convento mas quero muito ler outras obras. Esta parece-me uma experiência bastante diferente e interessante.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,

      Esse ainda não o li, mas já está na estante para ler.
      Este é giro, mas não está acabado. É pena.

      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar