segunda-feira, 14 de setembro de 2015

{Opinião} "Antes do Futuro", de Jay Asher e Carolyn Mackler

Esta história passa-se em 1996 quando ainda não havia Facebook ou outras redes sociais. Josh e Emma são vizinhos e melhores amigos desde sempre. Emma instala um CD-ROM que lhe dá acesso a cem horas gratuitas de internet. No ecrã do seu computador é apresentada imediatamente uma página com o nome "Facebook". Nesta "estranha" página Emma e Josh vêem os seus futuros quinze anos mais velhos. Contudo, começam a perceber que o seu futuro muda consoante as decisões que tomam no presente.

Esta é uma história leve e descontraída mesmo apropriada para a altura. Uma história escrita "a duas mãos" e a minha estreia estes escritores. Nesta história voltámos ao mundo sem Facebook e internet wireless. Coisa impensável nos dias que correm.

Gostei bastante desta leitura, principalmente por ser muito descontraída e porque me fez pensar tanto na vida como na (minha) utilização das redes sociais. Será que tudo o que fazemos ou pensamos vai influenciar directamente o nosso futuro? Ou será que o nosso destino já está marcado independentemente do caminho que tomamos? Cada um terá a sua opinião, claro. Mas pensei muito nisso ao longo da leitura.

Outra questão que me ficou no pensamento depois de ter lido o livro é a própria utilização do Facebook ou outra rede social. O facto de podermos descobrir TUDO sobre a vida de uma pessoa através de uma rede social, para mim é assustador. Contudo, essa informação só lá aparece se a colocarmos lá. Eu própria sou utilizadora de algumas redes sociais e, muita vezes, dou por mim a pensar nestas questões. Gosto de partilhar, aprender, de conhecer novas pessoas, novos livros, novos estilos de vida, entre outras coisas. Mas acho que prefiro ter algum cuidado com a utilização destas aplicações.

Contudo, foi uma boa leitura de verão.

Classificação:
3/5 - Bom 

8 comentários:

  1. Adorei a resenha e a história parece ser boa! Mais um para minha meta de leituras de 2015 :v

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Um livro a considerar, com uma temática muito pertinente.

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
  3. Olá,

    Ora aqui está uma leitura que deve ser bem interessante e que nos faz refletir, por acaso apenas utilizo o FB e só coloco a informação que quero, no entanto tem aspetos também positivos :D

    bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,
      Sim o FB tem muito que se lhe diga. Dava para uma tese esta conversa :)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  4. Olá,
    Deve ser um livro bastante interessante e fiquei bastante curiosa apesar de eu não ser viciada no facebook mas muitas pessoas são.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia,
      É um livro interessante neste aspecto e faz pensar um pouco sobre essa rede social. Mas é um livro leve. Espero que gostes.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar