segunda-feira, 21 de setembro de 2015

{Opinião} "Verdade e Consequência", de Michael Palin

Depois de ter visto algumas opiniões de livros deste autor fiquei curiosa com este último romance do autor Michael Palin. Cada vez que via o nome do autor tinha a sensação que o nome não me era totalmente desconhecido. Após uma breve pesquisa percebi a razão desta minha desconfiança. Michael Palin além de escritor, é actor, comediante, apresentador de tv e fez parte dos Monty Python. Um grupo de comédia que muito aprecio. Logo, fiquei ainda mais entusiasmada com esta leitura.

Neste livro Verdade e Consequência é contada a história de Keith Mabbut, um antigo jornalista de causas ambientais que está a iniciar o seu novo romance. Contudo, uma editora de sucesso oferece-lhe a oportunidade de escrever a biografia de Hamish Melville, um ambientalista muito conhecido. Mabbut "persegue" Melville de forma a conseguir entrar na sua vida e na sua causa. Keith começa a estabelecer laços com este homem com partilha os mesmos ideais. No entanto, uma série de acontecimentos fazem com que Keith comece a questionar o porquê de estar naquela aventura.

Esta é uma história muito inteligente. Aborda a questão ambiental de uma forma dura e verdadeira. O autor tem a capacidade de nos fazer pensar num caminho no início da história e mudar de repente a sua direcção. Questionamos o verdadeiros ideais de pessoas, de entidades e dos interesses de cada uma. E pensamos sobre o que é "a verdade". Não é por acaso que o título do livro é The Truth. Afinal é desta forma que o mundo funciona? 

Nunca tinha lido nada deste autor, mas posso dizer que fiquei fã. Visto não ser de estranhar esta minha admiração pois já vem de longe, só eu é que não me lembrava. Este é o segundo livro de Michael Palin, depois de Hemingway's Chair. A Editorial Bizâncio tem editado vários livros de viagens de Michael Palin (ver aqui). Vou querer ler mais livros dele.


Classificação:
4/5 - Muito Bom


Nota:
Este livro foi cedido pela Editorial Bizâncio em troca de uma opinião honesta. 

4 comentários:

  1. Olá,

    Já li um livro do escritor mas numa versão diferente, aqui temos mais um romance e o que li foi mais um diario de uma expedição, pelo que percebo temos livro, ainda bem a Bizâncio publica bons livros ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,
      Sim temos escritor muito bom, na minha opinião! Gostei deste livro. E quero ler os livros de viagens do autor. Estou curiosa.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Isaura
    Também li este ano um livro deste autor, mais o diário de uma viagem, mas gostei, e vou querer ler mais coisas dele.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Acho que podes apostar neste :) eu vou querer ler os livros sobre viagens do autor. Acho que vou gostar.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar