terça-feira, 6 de outubro de 2015

{Opinião} "Verão Sem Homens", de Suri Hustvedt

Esta é uma história narrada na primeira pessoa pela personagem principal, Mia Fredrickson. Mia entra numa esfera emocional depois de ver o seu casamento terminado ao fim de trinta anos e sem qualquer tipo de pré-aviso.

Após um período de internamento num hospital psiquiátrico Mia decide passar o verão na terra de origem onde a mãe vive num lar de idosos. "Os Cinco Cisnes" (constituído pela sua mãe e o seu grupo de amigas), os vizinhos, as suas alunas do workshop de poesia vão ser o refúgio de Mia. 

Quando vi este livro fiquei algo curiosa não só pela sua premissa, mas também ser escrito por Suri Hustved, esposa do autor Paul Auster. E assim que tive oportunidade não o deixei escapar.

Do que me lembro este foi dos primeiros livros que li sem capítulos. Há uma divisão entre os textos, mas não é assim tão perceptível de quando acaba e começa a parte da história em questão. Isso criou alguma confusão na minha leitura, pois é algo de que não estou habituada. Mas após ultrapassada essa diferença a leitura foi mais fluída. 

Na minha opinião é um livro maioritariamente introspectivo. Mia reflecte muito sobre o fim do seu casamento, sobre a sua entidade, mas também sobre os que a rodeiam: a sua mãe, as suas amigas, as suas alunas. 

Um dos pontos mais positivos desta história foi a escrita da autora, muito cinematográfica. Uma escrita que nos permitia acompanhar a história visualmente à medida que a autora a ia contando. Contudo, teve algumas parte que me cativaram tanto quanto gostaria. Gostei das personagens e de como a autora as conduziu. Mas foi talvez um pouco reflexivo demais para o que estou habituada.

Ainda assim quero ler mais livros desta autora, pois acho que vale a pena.


Classificação:
3/5 - Bom

8 comentários:

  1. Olá,
    Há alturas em que sabe bem ler algo mais introspectivo ;D vou ficar de olho.

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Su,
      Sim é mesmo verdade. Faz-nos pensar.
      Recomendo.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Isa
    Quero muito ler este livro, mesmo muito.
    Gostei da tua opinião e fiquei muito curiosa.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla,
      Ainda bem. Então se queres ler já sabes ;)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá Isaura
    Fiquei bastante interessada em ler o livro ;)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
  4. Viva,

    Pelo que percebi não enche as medidas mas ainda assim vale a pena ler :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,
      Sim é verdade. Mas ainda assim foi bom ler este livro.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar