segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Opinião | "O Cônsul Desobediente", de Sónia Louro



Nome: O Cônsul Desobediente
Autor(a): Sónia Louro
Editora: Saída de Emergência
Edição: 2009
N.º Páginas: 416 páginas




Sinopse:
A História de Aristides de Sousa Mendes. O homem que, para salvar 30.000 inocentes, desobedeceu a Salazar e foi perseguido. 
Há pessoas que passam no mundo como cometas brilhantes, e as suas existências nunca serão esquecidas. Aristides de Sousa Mendes foi uma dessas pessoas. Cônsul brilhante, marido feliz, pai orgulhoso, teve a sua vida destruída quando, para salvar 30.000 vidas, ousou desafiar as ordens de Salazar.
Cônsul em Bordéus durante a Segunda Guerra, é procurado por milhares de refugiados para quem um visto para Portugal é a única salvação. Sem ele, morrerão às mãos dos alemães. Infelizmente, Salazar, adivinhando as enchentes nos consulados portugueses, proibira a concessão de vistos a estrangeiros de nacionalidade indefinida e judeus. Sob os bombardeamentos alemães, espremido entre as ameaças de Salazar, as súplicas dos refugiados e sua consciência, Aristides sente-se enlouquecer. E então toma a grande decisão da sua vida: passar vistos a todos quantos os pedirem. Salvará 30.000 inocentes mas destruirá irremediavelmente a sua vida.



Opinião:
Quero, desde já, agradecer à minha amiga Tita do Prazer das Coisas por me ter emprestado este livro e a paciência por só agora o ter lido. Foi mais uma leitura para o projecto "Leituras do Holocausto".

Este é um livro que conta a história de vida de Aristides de Sousa Mendes, o cônsul português que ajudou a salvar milhares de judeus. 

Depois de ter visto filme "Aristides de Sousa Mendes - O Cônsul de Bordéus" fiquei mais interessada em ler este livro, para conhecer melhor quem foi Aristides e a sua história.

Gostei muita da escrita da autora - muito fluída - e forma como abordou esta história. Sempre muito bem documentada, com bastantes notas de rodapé. Seria de pensar que o excesso de notas de rodapé pudessem tornar a leitura deste livro aborrecida, mas não é essa a minha opinião. Elas são necessárias, não só para a história em si, como no contexto histórico geral.

Gostei muito como a autora construiu a sua personagem sem nunca descurar a sua verdadeira identidade. Os dilemas que Aristides enfrenta, a relação família-trabalho foram aspectos muito bem explorados neste livro.

Para quem quer ficar a conhecer melhor Aristides de Sousa Mendes é de facto uma boa leitura.


Classificação:
4/5 - Gostei Muito


Nota: Esta leitura está incluída no Desafio Literário "Leituras do Holocausto"


10 comentários:

  1. Olá, Isaura,
    Gostei da tua opinião :D tenho tido curiosidade em ler o livro, mas devido ao carácter biográfico tinha algum receio de que fosse mais maçudo. Parece-me afinal muito bem.

    beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. * metendo o bedelho *
      Olá Su,
      Não tenhas receio, o livro é quase um romance biográfico. Sim, é grande mas não achei nada chato e tem uma escrita muito fluída.
      Se quiseres, espreita também a minha opinião ;)
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Olá Su,
      Obrigada :) Espero que gostes. Eu não achei nada maçudo.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
    3. Concordo plenamente com a Tita ;)
      Lê a opinião dela também. Esperemos que gostes :)
      Beijinhos

      Eliminar
    4. Obrigada, meninas :D se puder dou-lhe então uma oportunidade :D

      beijinhos

      Eliminar
  2. Olá minha querida Isa,
    Não tens que agradecer e fico contente por teres gostado (mesmo sendo um calhamaço) =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida,
      Claro que tenho. Os livros são preciosos e agradeço por teres confiado em mim :)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Tenho este livro por ler há algum tempo, mas ainda não cheguei lá. Aristides de Sousa Mendes é uma personagem da nossa sociedade cuja história me desperta muita curiosidade, espero gostar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Célia,
      Sem dúvida.Gostei muito de ler este livro. Gosto cada vez mais de ler livros que falem da nossa história.
      Espero que gostes :)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar