terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Opinião | "Perguntem a Sarah Gross", de João Pinto Coelho


Nome: Perguntem a Sarah Gross
Autor(a): João Pinto Coelho
Editora: D. Quixote
N.º Páginas: 443 páginas
Ano de Edição: 2015





Sinopse: Em 1968, Kimberly Parker, uma jovem professora de Literatura, atravessa os Estados Unidos para ir ensinar no colégio mais elitista da Nova Inglaterra, dirigido por uma mulher carismática e misteriosa chamada Sarah Gross. Foge de um segredo terrível e procura em St. Oswald’s a paz possível com a companhia da exuberante Miranda, o encanto e a sensibilidade de Clement e sobretudo a cumplicidade de Sarah. Mas a verdade persegue Kimberly até ali e, no dia em que toma a decisão que a poderia salvar, uma tragédia abala inesperadamente a instituição centenária, abrindo as portas a um passado avassalador.


Nos corredores da universidade ou no apertado gueto de Cracóvia; à sombra dos choupos de Birkenau ou pelas ruas de Auschwitz quando ainda era uma cidade feliz, Kimberly mergulha numa história brutal de dor e sobrevivência para a qual ninguém a preparou.



Rigoroso, imaginativo e profundamente cinematográfico, com diálogos magistrais e personagens inesquecíveis, Perguntem a Sarah Gross é um romance trepidante que nos dá a conhecer a cidade que se tornou o mais famoso campo de extermínio da História. A obra foi finalista do prémio LeYa em 2014.



Opinião:

Decidi que tinha de ler este livro quando ouvi o autor a falar dele num encontro sobre Resiliência Familiar. É certo que neste encontro ouvi mais do que queria, pois quando leio gosto de ser surpreendida. Mas gostei tanto da forma como o autor falou da sua obra, da sua experiência enquanto investigava para escrever este livro que não tive dúvidas que seria uma leitura que faria muito em breve. 

Desta forma, iniciei o projecto "Leituras do Holocausto" com a leitura deste livro, com a esperança fosse um bom começo de projecto. E não desiludiu. 

É certo que já tinha algumas informações na minha cabeça relativamente à história, contudo fui totalmente surpreendida em muitos momentos desta leitura. Personagens marcantes, que nos surpreendem ao longo da narrativa. Uma escrita sublime e real, sem grandes floreados artísticos que nos transporta para outro mundo. 

A dureza da história é arrepiante. Uma história passada na altura do Holocausto nunca pode ser "bonita e perfeita". Mas é uma história que nos agarra precisamente por ser real e, principalmente, muito bem contada.

Um romance brilhante, na minha opinião, em que aprendemos muito e nos emocionamos ainda mais.

Recomendo.


Nota: Esta leitura está incluída no Desafio Literário "Leituras do Holocausto"




Classificação:
5/5 - Adorei

6 comentários:

  1. Olá,
    Mais uma excelente e positiva opinião que leio sobre este livro, tenho mesmo que tratar de ler este livro em breve! :) É que toda a gente fala mesmo muito bem dele, por isso só pode ser mesmo um excelente livro.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Sim é mesmo muito bom. Espero que gostes.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Isa
    Fico muito contente por também teres adorado pois foi uma das minhas melhores leituras de 2015 =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,
      Sim foi de facto uma excelente leitura. Já está nos favoritos :)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Viva

    Bem depois de ler o teu comentário fica debaixo de olho se tiver oportunidade vou ler :)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,
      Espero que tenhas oportunidade de ler. É muito bom. Espero que gostes.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar