sexta-feira, 15 de julho de 2016

Opinião | "Nova Iorque", de Brendan Behan


Nome: Nova Iorque
Título Original: Brendan's Brehan New York
Autor(a): Brendan Brehan
Editora: Tinta-da-China
Colecção: Literatura de viagens
Edição: 2010
N.º Páginas: 152 páginas



Sinopse:
Excepcional e engenhoso monólogo, o livro de Brendan Behan é um solilóquio tão emotivo quanto humorístico sobre a cidade de Nova Iorque, que o autor considera (eu também) o lugar mais fascinante do mundo. Nada — diz Behan — pode comparar-se a essa cidade eléctrica, que é o centro do universo.O resto é silêncio, flagrante obscuridade. «Depois de ter estado em Nova Iorque», diz Behan, «qualquer pessoa que regresse a casa dar-se-á conta de que o seu lugar de origem é bastante escuro.» A mim acontece-me sempre isto quando deixo Nova Iorque e regresso à minha cidade, e este livro de Behan é em parte culpado de isso me acontecer, porque o livro deixou em mim uma estranha saudade de bares onde nunca entrei.- Enrique Vila-Matas.


Opinião:
Este foi a primeira leitura para o Desafio Pop-Up do mês de Junho, com o tema Viagens. Sendo esta outra das minhas paixões decidi dedicar algumas das minhas leituras do mês a este tema.

Este livro de não-ficção é o retrato de Nova Iorque visto pelo autor Brendan Behan. Um irlandês com uma grande paixão pela cidade. O autor vai contando histórias e peripécias das suas estadias pela cidade. Fala dos locais, dos seus habitantes. 

A edição original foi publicada nos anos 60, pelo que fiquei alguns factos sobre a cidade podem ser os mesmos. Contudo, as suas histórias são muito pessoais e caricatas.

Um livro leve e divertido, que me despertou (ainda mais) a curiosidade por esta cidade. Recomendo para quem gosta deste género de leitura.

Boas leituras.

2 comentários:

  1. Olá Isa,
    Estou a ver que é um livro bem interessante. Talvez o leia um dia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,
      Sim é um livro muito interessante :) gosto cada vez mais de não-ficção.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar