quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Opinião | "Antes de Adormecer", S. J. Watson

Título: Antes de Adormecer
Autor(a): S. J. Watson
Editora: Civilização
N.º de Páginas: 344 páginas
Edição: 2011
Prémios literários: Macavity Award Nominee for Best First Mystery Novel (2012), Anthony Award Nominee for Best First Novel (2012), The Crime Writers' Association New Blood Dagger (2011), CWA Ian Fleming Steel Dagger Nominee (2011), Galaxy National Book Award for Crime & Thriller of the Year (2011)


Classificação Goodreads: 3,5 estrelas

Sinopse:
«Durante o sono, a minha mente apagará tudo o que fiz hoje. Amanhã acordarei como acordei hoje de manhã. A pensar que ainda sou uma criança. A pensar que tenho toda uma vida de escolhas pela frente…»

As memórias definem-nos. O que acontece se perdemos as nossas memórias cada vez que adormecermos? O nosso nome, a nossa identidade, o nosso passado, até mesmo as pessoas de quem gostamos - tudo perdido numa noite. E a única pessoa em quem confiamos poderá estar a contar-nos apenas metade da história. Bem-vindos à vida de Christine.



Opinião:
Li este livro com alguma expectativa, mas também algum receio. As opiniões sobre este livro não eram nada consensuais. Ora opiniões positivas, ora opiniões negativas. Isto fez com que adiasse leitura deste livro durante algum tempo.

O meu gosto por thrillers tem crescido ao longo dos tempos e isso fez com que iniciasse a leitura deste livro. A premissa era interessante, muitos prémios literários e muitas críticas positivas. Tinha tido para gostar. 


Mais uma vez achei muito mito falatório para aquilo que prometia. Tem realmente uma premissa interessante, mas desde o início que sentimos o desfecho do livro. Não só por alguns clichés apresentados, mas pelo próprio autor que podia ter utilizado um discurso mais misterioso. 

Contudo, conseguiu manter-me interessada até ao final. O que é verdade, o que é mentira, a intuição são assuntos abordados neste livro. É verdade que tem algumas falhas, na minha opinião não é um thriller brilhante, mas serve o objectivo.

Como já disse, esta é apenas a minha opinião. Se gostarem deste tipo de leituras leiam, porque apesar de tudo foram momentos bem passados. 

Boas leituras.

12 comentários:

  1. Olá Isa,
    Como gosto de thrillers tenho tido algum interesse no livro mas realmente, como bem referes, há opiniões positivas e outras nem tanto, daí ainda não me ter decidido. Talvez um dia, ou então não, pois há tanto que gostaríamos de ler ;)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,
      Foi exactamente o que senti. Mas foi uma leitura agradável e rápida porque gosto deste género, mas não me deslumbrou.
      Experimenta :)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Isaura
    Eu gostei deste livro mas acabou por me desiludir um pouco porque fui adivinhando praticamente tudo o que foi revelado no fim, o que nunca me acontece. Mas no geral, foi uma leitura agradada.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Concordo contigo. Também foi o que me aconteceu. Perdeu um pouco o interesse por isso. Não surpreendeu.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Eu já li há algum tempo, mas lembro-me que gostei bastante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Márcia,
      Eu até gostei, porque gosto muito deste género de livros, mas este de facto não me deslumbrou.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  4. Parece ser interessante :)
    Segui o blog, beijinhos
    Se quiseres seguir o meu, www.prettyinpinkmc.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada pelo comentário. Sim é um livro muito interessante.
      Obrigada :)
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Olá,
    Quero ler este livro há imenso tempo, mas tenho adiado bastante esta leitura, sabe-se lá porquê. Infelizmente há certos livros que são muito falados, mas no fim de contas não são nada por aí além. :)
    O que é certo é que este livro já teve imensos prémios literários, não contava que fossem tantos, mas costuma ser um bom sinal.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Também adiei esta leitura durante algum tempo, mas depois lá me decidi. Foi uma boa leitura, embora não me deslumbrasse.
      Mas experimenta, nunca se sabe!
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  6. Viva,

    Deste a tua opinião e muito bem, foi o que sentiste pelo livro, perfeito :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,
      Sim foi mesmo. Não há razão para esconder :) como disse é apenas a minha opinião. Mas tenho a certeza que agradará a muitas pessoas :) e não há mal nenhum nisso :)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar