quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Opinião | "A Livraria dos Finais Felizes", de Katarina Bivald


Título: A Livraria dos Finais Felizes
Autor(a): Katarina Bivald
Editora: Suma de Letras
N.º de Páginas: 495 páginas
Edição: 2016
Classificação: 3 estrelas




Sinopse:
Se a vida fosse um romance, o da Sara certamente não seria um livro de aventuras. Em vinte e oito anos nunca saiu da Suécia e nenhum encontro do destino desarrumou a sua existência. Tímida e insegura, só se sente à vontade na companhia de um bom livro e os seus melhores amigos são as personagens criadas pela imaginação dos escritores, que a fazem viver sonhos, viagens e paixões. Mas tudo muda no dia em que recebe uma carta de uma pequena cidade perdida no meio do Iowa e com um nome estranho: Broken Wheel. A remetente é uma tal Amy, uma americana de 65 anos que lhe envia um livro. E assim começa entre as duas uma correspondência afetuosa e sincera. Depois de uma intensa troca de cartas e livros, Sara consegue juntar o dinheiro para atravessar o oceano e encontrar a sua querida amiga. No entanto, Amy não está à sua espera, o seu final, infelizmente, veio mais cedo do que o esperado. E enquanto os excêntricos habitantes, de quem Amy tanto lhe tinha falado, tomam conta da assustada turista (a primeira na história de Broken Wheel), Sara decide retribuir a bondade iniciando-os no prazer da leitura. Porque rapidamente percebe que Broken Wheel precisa de um pouco de aventura, uma dose de auto-ajuda e, talvez, um pouco de romance. Em suma, esta é uma cidade que precisa de uma livraria. E Sara, que sempre preferiu os livros às pessoas, naquela aldeia de poucas gente, mas de grande coração, encontrará amizade, amor e emoções para viver. E finalmente será a verdadeira protagonista da sua vida.


Opinião:
Tinha todos os motivos do mundo para ler este livro: boas opiniões; um livro sobre livros e livrarias. Para mim é suficiente para adicionar à minha wishlistE numa das minhas idas à biblioteca lá estava à minha espera. Veio comigo para casa entre muitos outros. 

Perdoem-me todos aqueles para quem este livro é sagrado, cada um terá a sua opinião, mas...esperava mais. Gostei essencialmente da primeira parte. Achei a história bonita, interessante. Mas a segunda parte já foi uma leitura morosa. Achei que tinha páginas a mais para o conteúdo, para a história que a autora queria contar. Para além de que preferia que a história tivesse tornado outro rumo.

Ainda assim não posso dizer que foi uma má leitura. É sim uma história doce, com uma premissa interessante. Mas...esperava mais! Queria que me deslumbrasse. Coisa que não aconteceu. No entanto, recomendo a todos os que gostam de ler sobre livros. 

Boas leituras.

12 comentários:

  1. Viva,

    Não devo ler depois do teu comentário, mas pronto livros por ler não faltam :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,
      Sim, livros é coisa que nunca faltam a pessoas como nós :))
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Pois... é tão chatinho quando as expetativas caem por terra... Mas pelo menos deste-lhe 3 estrelitas... Significam que não foi tempo completamente perdido... Apenas uma ânsia que não é satisfeita... Sei como é! Venha a próxima leitura e que seja melhor!
    Beijinhos e leituras com muito sabor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,
      Sim é verdade. Gostei, só pensava que ía gostar mais.
      Certamente os próximos serão melhores :)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá Isaura
    Desde que este livro saiu que o quero ler. Pena que não tenhas gostado muito.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Gostei da história, mas pensei que ía gostar mais.
      Espero que gostes.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  4. Olá Isa,
    Confesso que este é daqueles livros que me chama muito à atenção, principalmente por ser um livro sobre livros. Mas agora, se surgir a oportunidade de o ler, já sei que o melhor é baixar as expectativas =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,
      Sim, acho que o problema acaba por ser esse. Elevamos muito as expectativas e depois não correspondem. Já devia ter aprendido, mas não :)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  5. Olá,
    É uma pena que este livro não tenha sido para ti tudo aquilo que esperavas e que tenha ficado um pouco aquém das tuas expectativas, mas infelizmente há leituras assim. Melhores leituras virão de certeza! :)
    Eu quero muito ler este livro, essa capa e título mexem com a curiosidade de qualquer leitor.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Sim é livro que só pela capa entusiasma. Mas realmente não correspondeu ao que esperava.
      Espero que gostes.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  6. Olá Isa,
    Desde que este livro foi lançado aqui em Portugal que tenho uma enorme curiosidade em o ler. Um dos aspetos que me cativa é ser um livro em que o enredo são os livros, um outro muito mas mesmo muito secundário ma que me fez olhar para o livro mais vezes foi a capa, acho-a linda.
    Pena que não tenha conseguido satisfazer as tuas espectativas mas livros para ler é o que não falta por aí.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla,
      Sim a capa é muito atraente e chama logo à atenção.
      Gostei mas fiquei deslumbrada. Pode ser que tu gostes mais.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar