quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Opinião | "Agência de Viagens Lemming", de José Carlos Fernandes


Título: A Agência de Viagens Lemming
Autor(a): José Carlos Fernandes
Editora: Devoir Edições
N.º de Páginas: 141 páginas
Edição: 2015

Classificação:  3 estrelas



Sinopse:
A Agência de Viagens Lemming foi editado em tiras semanais no suplemento de férias do Diário de Notícias em 2005, as histórias foram agrupadas em duas secções: Dez mil horas de jet lag e O síndrome da classe turística.

Quem aprecia A Pior Banda do Mundo vai encontrar aqui múltiplos pontos de contacto, mas A Agência de Viagens Lemming tem uma característica única na obra de JCF: mantendo uma linha condutora, alterna ritmos narrativos, mistura o apontamento curto com a história mais prolongada, e em dois ou três casos, afasta-se do remoque malicioso, que é a sua imagem de marca.


Opinião:
Esta é a segunda graphic novel que leio em pouco tempo. Foi muito interessante ler sobre uma agência de viagens algo peculiar, um mundo inventado pelo autor. Passamos por locais muito característicos e interessantes: 
  • Memorial ao Massacre dos Diabéticos; 
  • monumento aos soldados caídos em combate na Guerra das Borrachas;
  • diversos museus: da Gota, da Sandália, da Cárie, da Escova, do Colesterol, da Cera de Pessoas Banais, de Sabores de Gelados Descontinuados...
Entre muitos outros aspectos com um humor fantástico. O autor aborda o Turismo Nuclear e o Turismo Criminal de uma forma cómica sem perder a seriedade. 

Um livro que vale a pena ler. 

Boas leituras.

4 comentários:

  1. Olá Isa,
    É sempre bom conhecer livros diferentes do que estamos habituados.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,
      É mesmo. Estou a gostar bastante.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá,
    Que tal era a minha ignorância que desconhecia completamente a existência de bd de autores portugueses, mas é bom sinal que também autores portugueses apostem nisso. :)
    Ainda bem que gostaste, assim vais sempre continuando a apostar nestes livrinhos.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Olha confesso que também desconhecia, mas estou a gostar de alargar um pouco a minha cultura literária. E este veio da biblioteca :) Procura na biblioteca da tua zona, pode ser que encontres algo que te agrade.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar