terça-feira, 29 de novembro de 2016

Opinião | "De nome, Esperança", de Margarida Fonseca Santos

Título: De nome, Esperança
Autor(a): Margarida Fonseca Santos
Editora: Oficina do Livro
N.º de Páginas: 172 páginas
Edição: 2011

Classificação:  3,5 estrelas




Sinopse:
Mulher reservada e inteligente, Esperança é uma pessoa perdida entre o que escreve e o que vê da realidade, o que viveu e o que desejou. Carlos é um enfermeiro estagiário de psiquiatria que decide, assim que a conhece, tudo fazer para resgatar Esperança rumo a uma vida normal, confrontando-se a cada passo com uma inquietação profunda: no coração da loucura, que espaço resta para a normalidade?

A resposta poder ser apenas que a mente é um lugar estranho. Entrar nos seus domínios é percorrer um labirinto interior de acesso, na melhor das hipóteses, restrito. Num livro em que as várias vozes e os vários tempos se cruzam num emaranhado de expectativas, pensamentos e ilusões, acompanhamos o percurso da Esperança, para quem só existe esperança no nome.




Opinião:
Decidi ler este livro depois de ter participado num workshop sobre "As Palavras". Como as usamos, em que momento as usamos e o que isso os outros e nós próprios. Admirei a sua palavra.

Esperança é o que este livro pretende representar. Esperança nos outros, em nós próprios. Mais um bom livro sobre demências, que não nos dá respostas, mas levanta questões.

O que mais me agradou foi a escrita da autora Margarida Fonseca Santos. É bem mais que uma histórias. São emoções que vemos descritas nas palavras da autora. 

Este livro é contado a várias vozes e em vários espaços temporais, o que pode causar alguma confusão no início. Mas após mergulharmos neste mundo é muito agradável.

Recomendo.


EXTRAS

Outras publicações da autora:
A autora Margarida Fonseca Santos tem diversas obras publicadas em Portugal, tanto na área da ficção, como na área da escrita criativa. Tem muitas outras publicações dedicadas ao publico infantil e juvenil. Deixo-vos apenas alguns exemplos.

Romances e Livros de Memórias


Publicações Infanto-Juvenis


outras publicações ver aqui.




6 comentários:

  1. Receber este post no dia de anos é um presente incrível. Muito obrigada, Isaura. Este livro é para mim tão importante que me comovi com a sua leitura dele. Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Margarida,
      Eu é que agradeço o seu comentário e a sua disponibilidade.
      Ainda bem que gostou. E não me vou ficar por este :)
      Um abraço

      Eliminar
  2. Olá Isa,
    Não conhecia, nem o livro, nem a autora, mas talvez um dia lhe dê uma oportunidade.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,
      Fazes bem, pois vale a pena. Espero que gostes.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá,
    Desconhecia o livro, mas gostei particularmente da capa. Parece ser um livro interessante e uma boa autora a apostar. :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Sim, sem dúvida que vale a pena ler.
      Espero que gostes.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar