quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

O Livro da Minha Vida # 6 | Ana Tomás



Hoje é dia do segmento Livro da Minha Vida. A convidada de hoje é a Ana Tomás, uma seguidora do blog. A Ana aceitou o convite do Jardim de Mil Histórias e falar de um livro que a marcou. Um livro já li e quero reler em breve. Um clássico que vale a pena conhecer.

Aqui a  sua sugestão.





Nome: Ana Tomás
Profissão: Engenheira Civil
Localidade: Guarda
Idade: 28 anos

Livro da Minha Vida: Os Filhos da Droga, de Christine F.



«Quando me chegou este desafio de escolher “O livro da minha vida” pensei: “que livro me marcou, me arrepiou, de tal forma que ainda hoje o refiro em várias conversas?”. E neste exercício apenas me surgia um livro : Os filhos da droga com o subtítulo: "
Eu, Christiane F. 13 anos, drogada, prostituta…"… esta afirmação poderá ser chocante, mas eu gostei de me sentir chocada, horrorizada, de tal forma que tive de ler esta história. É uma história verídica, bem documentada e estruturada, e contínua a resistir ao esquecimento que o tempo impõe, pois, passados 40 anos, ainda hoje é um livro bem conhecido e recomendado.

Christiane relata a sua vida, cruamente, sem esconder ou omitir nada. O seu relato é tão claro e vívido que sentimos tudo aquilo pelo qual ela passou. Sentimo-nos sufocados com a sua descrição do sítio onde vivia, um local cinzento onde o betão e o asfalto reinavam e onde as crianças não podiam ser crianças. Embalados ao som da música de David Bowie e da história pré-queda do muro de Berlim, embarcamos nesta viagem com Christiane. Durante todo o livro, o relato de Christiane agarra-nos, perturba-nos, comove-nos…

Este livro é um duro abrir de olhos para todas as famílias e para nós mesmos quando nos confrontamos com estas realidades no nosso dia-a-dia. Não devemos ser indiferentes, mas aprendemos também que é muito importante escolhermos bem os nossos caminhos. Para concluir acabo com algumas palavras, que demonstram a tamanha lucidez, de Christiane:


 "a minha dependência absoluta da heroína assusta-me. (...) Até que ponto os drogados se deixam humilhar e ofender. Como ficavam reduzidos ao mais ínfimo.», «De repente senti-me vazia, como se dentro de mim tudo tivesse secado. Tínhamos conseguido livrar-nos da H, mas não sabíamos o que fazer. Sem falarmos muito, encaminhámo-nos para a estação de metro. Tudo se passou quase automaticamente. Era como se uma corda invisível nos arrastasse, sem que dela nos apercebêssemos." »

Quero agradecer à Ana Tomás pela sua participação!

Boas leituras.

6 comentários:

  1. Obrigada pelo convite! Foi deveras difícil escolher só um livro ;)
    Mas espero ter estado à altura do desafio proposto.
    Beijinho, Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada eu pela tua participação. Sei que foi difícil :)
      Está excelente :)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Viva,

    espero que esteja tudo bem por estes lados, a ver se venho aqui com mais tempos, mas para ja dizer que gosto desta iniciativa e sem duvida que foi um livro marcante, quem sabe não venha a reler um dia.

    Bjs, boas leituras e boas festas :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,
      É um livro marcante sem dúvida. Quero mesmo reler, mas com tanto para ler que não sei... :)
      Passa sempre e quando quiseres. Serás sempre bem-vindo :)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá, Isa, olá, Ana!
    Também eu fiquei extremamente marcada na adolescência por esta obra e pelas experiências cruas de Christiane! É impossível ler "Os filhos da droga" e não sentir-se abalroada!
    Obra a reler, sem dúvida!
    (Isa, eu não me esqueci do teu pedido - nesta altura é horrível ter algum tempinho livre, mas quando tenha, contribuirei de muito bom grado para este segmento!)
    Beijinhos para as duas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,
      É um livro fantástico, sem dúvida! Quero muito reler, mas tenho tantos livros novos :) mas tu entendes-me ;)
      Quanto ao pedido não faz mal nenhum. Depois falo contigo ;)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar