quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Opinião | "Desgraça", de J. M. Coetzee


Título: Desgraça 
Autor(a): J. M. Coetzee
Editora: Bis - Leya
N.º de Páginas: 197 páginas
Edição: 2008

Classificação:  2,5 estrelas



Sinopse:
David Lurie é um professor universitário de meia-idade, divorciado, que divide o seu tempo entre o desânimo das aulas e as satisfações momentâneas que lhe proporciona uma prostituta chamada Soraya. Quando a prostituta deixa de o atender, David dirige a sua atenção para uma jovem aluna, com a qual terá uma arriscada aventura. A denúncia da relação provocará um autêntico naufrágio existencial, que começa com a humilhação pública e o afastamento do cargo. David procura então a sua filha Lucy, que vive numa quinta numa zona rural, longe da Cidade do Cabo. Mas a desgraça continuará a persegui-lo... 


Opinião:
Este é um livro que já faz parte da minha biblioteca faz muito tempo. Mas nunca me decidi a lê-lo. Há livros assim, que não nos seduzem. Umas vezes com alguma razão, mas outras vezes não. Neste caso, a minha intuição estava certa.

Li o livro para o projecto Worl Book Tour da Cláudia e da Cata. Queria muito participar e achei que esta era a perfeita oportunidade para o fazer. A verdade é que este livro não me agarrou de forma nenhuma. A uma determinada altura pensei que me estava a surpreender, mas o não gostei do rumo que a história teve. 

Contudo, fez-me pensar em alguns aspectos da vida. Não podemos dar nada como certo na nossa vida, que não podemos ser arrogantes com ela. E que as nossas prioridades e o nosso modo de estar na vida muda consoante o meio onde vivemos. Tudo é determinante.

Embora não fosse um livro que me agarrasse quero ler mais livros do autor. Algo me seduziu na sua escrita. Mas esta história não é para mim.  

Boas leituras.

8 comentários:

  1. Oi, Isa!
    Concordo plenamente contigo. Já li esta obra há bastante tempo, mas continuo a lembrar-me da sensação de desilusão que senti quando o li e o terminei.
    Venham leituras melhores!
    Beijinhos e leituras com muito mais sabor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,
      Pois é...que pena. Há muito que queria ler algo deste autor e não me cativou. Mas acho que lhe vou dar outra oportunidade, com outro livro. Vamos lá ver como corre.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Fiquei muito curiosa mesmo com a opinião menos favorável! Também eu tenho o livro por ler há anos, de uma colecção da Sábado :) boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Bárbara,
      Ainda bem :) Lê assim que puderes, fico muito curiosa com a tua opinião.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá, Isaura,

    Tb tenho este livro na estante, adquirido por um eurinho com a colecção Sábado, mas a vontade de o ler é pouca ou nenhuma. Já me contaram a história, e não me parece o ideal para mim. Pelo contrário, tenho do mesmo autor o "No Coração desta Terra", que já me parece mais apelativo...

    bejinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Su,
      POis, eu também o adquiri da mesma forma. E queria muito ler. Mas de facto é uma história que não é para mim.
      Já esse que não conheço. Mas obrigada pela sugestão :) vou tentar ler esse :)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  4. Olá Isa,
    Nunca li nada do autor mas também não tenho vontade e pronto, acho que não estou a perder nada ;)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,
      Pois...este não me conquistou assim tanto.
      Talvez ainda tente outro livro do autor...
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar