sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Opinião | "Sibéria", de Olivier Rolin



Título: Sibéria
Autor(a): Olivier Rolin
Editora: Tinta-da-China
N.º de Páginas: 112 páginas
Edição: 2016
Temática/Género: Literatura de viagem

Classificação:  3,5 estrelas


Sinopse:
«Rios gigantes, desertos gelados, taiga sem limites, temperaturas extremas: na Sibéria, a geografia é de uma grande rudeza. A história também, pois fez dela a terra dos condenados e dos deportados, um dos nomes da Dor do século xx. E no entanto é possível encontrar um encanto secreto nesta parte do mundo, que tão bem materializa o velho termo solidão, e que é uma espécie de alto‑mar em terra. Foi o que me aconteceu.» —Olivier Rolin


Opinião:
Se há livros que gosto de ler são livros de viagens. Que nos levam para outras paragens, para outros locais, para outros países. Sinto o cheiro da terra, das pessoas, dos locais.

Esta foi uma leitura rápida e fria. Senti o frio a entrar-me na pele durante a leitura. Um livro que nos faz agarrar numa manta só de olhar para ele. Pelo título, pela capa.

É uma leitura boa, que vai agradar a amantes de viagens. O autor leva-nos até à Sibéria, terra fria e distante em todos os sentidos. Não é um guia de viagens, mas sim memórias de algumas aventuras do autor pela Sibéria. Gostei de lá estar, apesar do frio (odeio frio). Imaginei aquele lugar na minha mente, cheio de tudo e cheio de nada.

Recomendo a todos os amantes de viagens...e não só.

Boas leituras.

Sem comentários:

Enviar um comentário