quinta-feira, 27 de abril de 2017

Opinião | "A Célula Adormecida", de Nuno Nepomuceno


Título: A Célula Adormecida
Autor(a): Nuno Nepomuceno
Editora: Top Books
N.º de Páginas: 592 páginas
Edição: 2016
Temática/Género: Literatura/Romance

Classificação: 5 estrelas


Sinopse:
«Assim queira Deus, o Califado foi estabelecido e iremos invadir-vos como vocês nos invadiram. Iremos capturar as vossas mulheres como vocês capturaram as nossas mulheres. Vamos deixar os vossos filhos órfãos como vocês deixaram órfãos os nossos filhos.»
Daesh, o autoproclamado Estado Islâmico, 2014.

Em plena noite eleitoral, o novo primeiro-ministro português é encontrado morto. Ao mesmo tempo, em Istambul, na Turquia, uma reputada jornalista vive uma experiência transcendente. E em Lisboa, o pânico instala-se quando um autocarro é feito refém no centro da cidade. O autoproclamado Estado Islâmico reivindica o ataque e mostra toda a sua força com uma mensagem arrepiante.
O país desperta para o terror e o medo cresce na sociedade. Um grande evento de dimensão mundial aproxima-se e há claros indícios de que uma célula terrorista se encontra entre nós. Todas as pistas são importantes para o SIS, sobretudo, quando Afonso Catalão, um conhecido especialista em Ciência Política e Estudos Orientais, é implicado.
De antecedentes obscuros, o professor vê-se subitamente envolvido numa estranha sucessão de acontecimentos. E eis que uma modesta família muçulmana refugiada em Portugal surge em cena.
A luta contra o tempo começa e a Afonso só é dada uma hipótese para se ilibar: confrontar o passado e reviver o amor por uma mulher que já antes o conduziu ao limiar da própria destruição.

Com uma escrita elegante e o seu já tão característico estilo intimista e sofisticado, inspirado em acontecimentos verídicos, Nuno Nepomuceno dá-nos a conhecer A Célula Adormecida. Passado durante os 30 dias do mês do Ramadão, este é um romance contemporâneo, onde ficção e realidade se confundem num estranho mundo novo e aterrador que a todos nos perturba. Um thriller psicológico de leitura compulsiva, inquietante, negro e inquestionavelmente atual.


Opinião:
Confesso que comecei a "conhecer" o Nuno Nepomuceno através das opiniões nos blogues. Um autor que desconhecia por completo, até então. E sempre que oiço falar do Nuno é sempre com muito respeito e carinho. Para além do enorme talento que tem para escrever. 

Fiquei cada vez mais curiosa. Tinha mesmo que ler algo deste autor. Até que o Nuno, muito simpático e atencioso, enviou-me um exemplar do seu último livro A Célula Adormecida para poder dar opinião no blogue. É claro que as expectativas eram elevadíssimas. Pessoas em quem eu confio nas opiniões literárias me recomendaram ler este livro. E, posso dizer, que não desiludiu.

Quem me conhece sabe que gosto de thrillers, mas não qualquer um. Sou um público difícil nesse género. Gosto de histórias bem escritas, credíveis e, sobretudo, bem fundamentadas. Tudo isto encontrei no livro A Célula Adormecida. Uma escrita impecável, um enredo interessante e personagens que nos envolvem. 

Quando leio, gosto de sonhar, mas também gosto de aprender. De sentir que o autor não só se preocupou com a ficção, mas com os factos reais da história. Toda a investigação e fundamentação que a história apresenta é notável. 

Um livro que fala vivemos numa sociedade fragilizada, em que os valores da vida humana estão a morrer. Uma história de ficção, mas um retrato tão real que arrepia. Uma escrita elegante e real.

Foi uma leitura compulsiva, que naturalmente recomendo. 

Muito obrigada ao Nuno Nepomuceno pelo exemplar do livro. E, para quem não sabe, este livro está a passatempo no blogue. O que estão à espera para participar?!

Boas leituras. 

8 comentários:

  1. Olà Isaura
    Parece que tivemos a mesma ideia e lemos este livro precisamente na mesma altura.
    Tal como disseste, eu também gosto de ler e ir aprendendo ainda para mais num assunto que por vezes se torna meio "nebuloso" e o autor soube passar a informação mas sem ser demasiado ou muito técnica. E as páginas passaram a voar!
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Elisa,
      Que coincidência gira :) Podíamos ter lido em conjunto se soubéssemos.
      Gostei mesmo do livro. Para além de gostar deste género, acho que o autor conseguiu cativar-me.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Para mim o melhor livro do Nuno Nepomuceno. Até agora!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Márcia,
      É mesmo muito bom. Adorei.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá Isa,
    Fico muito contente por também teres gostado tanto do livro do Nuno =)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,
      Sim, gostei imenso. Foi uma leitura espectacular.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  4. Olá,
    Creio que as opinião em torno deste livro são muito consensuais, tendo toda a gente adorado. Por norma, toda a gente diz maravilhas do autor, já com a sua outra trilogia isso tinha acontecido e parece que com este seu novo livro as coisas não foram muito diferentes e ainda bem!
    Uma coisa que acho muito boa foi o facto de o autor ter feito alguma pesquisa para conseguir escrever este livro.
    Tenho mesmo que ler este livro. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Sim é um livro muito bom mesmo. Nota-se a preocupação do autor no rigor factual e cientifico.
      Se tiveres oportunidade lê, que acho que vais gostar.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar